Infra e Superestrutura Metroferroviária - 40h On-line

Objetivo

Permitir aos profissionais atuantes no setor metroferroviário ou em atividades afins, com diferentes formações em Engenharia a atividades afins, ter a oportunidade de consolidar seus conhecimentos e experiências adicionando o estudo da dinâmica metroferroviária e interação veículo-via e de sistema metroferroviários à especialização em infra e superestrutura metroferroviária (pavimento e via permanente).

Público-alvo

Profissionais com diferentes formações como Engenharia, Técnicos de nível superior, Arquitetos e outros graduados que atuem ou pretendam sistematizar e consolidar conhecimentos multidisciplinares, para atenderem às diferentes demandas das empresas atuantes no setor metroferroviário (operadores, fabricantes, consultoras, manutenção, logística, financeiras e jurídicas entre outras).

Mais Informações

Início do Curso
Setembro de 2020
Horário
Das 19h às 21h
Dias de aula
Terças e quintas-feiras

Investimento
R$3.200,00
3 parcelas de R$ 1.066,66**

VALORES ESPECIAIS

Alunos e Colaboradores do IMT: R$ 1.920,00
Ex-aluno do IMT associados à AEXAM: R$ 2.080,00
Ex-alunos do IMT: R$ 2.240,00
Alunos de Graduação e Pós-graduação de outras instituições de ensino: R$ 2.560,00 (descontos não cumulativos)

*Valores já atualizados para 2020, sujeitos a correção por índices inflacionários para o período de 2021
**Parcelamento no Cartão de Crédito

Coordenação

Henrique José Boneti

Engenheiro Eletricista pela Escola de Engenharia Mauá (1974), Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental pela FIPT- Instituto de Pesquisas tecnológicas do ESP (IPT-2007), créditos das disciplinas do Curso de Mestrado em Finanças-Escola de Economia e Administração- USP (1988-1991) e Pós-graduação em Economia de Empresas, CEAG-FGV-Fundação Getúlio Vargas-SP (1978-1980). Experiência ampla em empresas de consultoria e industriais com atuação local e internacional tais como Engevix, Indústrias Villares S.A., Sigla-Jeumont Schneider, Resana S.A.-Indústrias Químicas, CMW/Alstom, Siemens, TIISA S.A. e SSBB Consultoria. Consultor técnico da Revista Ferroviária e em alimentação (tração) elétrica de sistemas de transportes metroferroviários.

Manoel Ferreira Mendes

Engenheiro Eletricista pela Universidade Católica de Petrópolis, atuante no setor desde 1983, com especialização em engenharia industrial e sistemas de potência. Pós-graduado em Management pela FGV e engenharia metroferroviária pelo IME-Instituto Militar de Engenharia. Coordenador dos cursos de pós-graduação em Engenharia Metroferroviária do CEPEFER-Centro de Pesquisas Ferroviárias (MBRail-Master Business Rail) e da primeira ferrovia-escola, Ferrovia-Escola de Paraíba do Sul. Ocupou cargos de gerência, diretoria e consultoria em diversas empresas como Cia. Industrial Santa Matilde, Schneider, Alstom, Siemens e T´Trans.

Disciplinas

Dinâmica Metroferroviária e Interação Veículo-Via

8 h

Principais conceitos relativos à dinâmica metroferroviária como os efeitos das resistências normais, dinâmica do movimento, evolução do contato roda-trilho, teoria da inscrição ferroviária, perfis verticais e horizontais da via permanente, movimentos parasitas nos veículos, sistema ferroviário e aderência. Também são abordados os aspectos de trabalho e potência de Tração, força e esforço trator. Estudo do comportamento e desempenho de um trem e dimensionamento de trens. Dimensionamento de trens.

Operação de Sistemas Metroferroviários – Planejamento e Controle

8 h

Tráfego metroferroviário e seus aspectos específicos. Movimentação dos trens. Estações, terminais e pátios. Integração multimodal. Estudo da capacidade de vias. Introdução à simulação operacional.

Pavimento e Via Permanente Metroferroviárias

16 h

Conceitos básicos e modernos de pavimentos flexíveis: estrutura, classificação, dimensionamento, análise de tensões e deformações. Avaliação da super e infraestrutura ferroviária. Discussão de ensaios e cálculo de módulo de resistência. Componentes da Infra e superestrutura: plataforma, cortes e aterros, drenagem, pontes e viadutos, bueiros, pontilhões e túneis.  Abordados também aspectos relativos a trilhos, dormentes, lastro e sub–lastro, fixações, acessórios, PNs e Gabaritos estático e dinâmico. Processo de construção de superestrutura mecanizado (socadoras, reguladoras, estabilizador dinâmico e carro controle).

Sistemas Metroferroviários

8 h

Conceitos em transporte metroferroviário, descrição dos diferentes modos, aspectos de projeto e análise com foco em análise sistêmica e de engenharia detalhando conceitos referentes a desempenho, capacidade, produtividade, eficiência e usos. Discute-se as características e comparações entre diferentes modos.

Corpo Docente

Frederico A. H. Karg

Graduação e pós-graduação pela EPUSP - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 1974. Especialização em Concepção, Projeto, Implantação e Gestão de Sistemas Integrados de Transporte e Logística. Desde 1976, tem atuado nas áreas de concepção, desenvolvimento, viabilização e gestão de empreendimentos nas áreas de transporte ferroviário, portuário, navegação fluvial e armazenagem de commodities agrícolas, tendo prestado serviços às principais ferrovias, a portos brasileiros e diversas empresas do agribusiness. Sócio fundador e diretor das empresas Freight Consultoria e Projetos Ltda e Freight Car, Comércio e Serviços e Locação de Materiais Ferroviários, atuando nas áreas de consultoria, locação e manutenção de vagões ferroviários, desde 1992.Diretor de Operações da Ferronorte, atual Rumo Malha Norte, desde a sua concepção, em 1987 até o início de sua operação, em 1998. Assessor de Diretoria na Fepasa Ferrovias Paulista S/A - 1983 a 1989. Engenheiro na área de consultoria e projetos de transporte do CNEC - Consórcio Nacional de Engenheiro Consultores – 1978 a 1982. Analista de Sistemas da Marinha de Guerra do Brasil -1977 a 1978. Professor na área de transportes no Depto de Engenharia Naval da EPUSP - 1976 a 1980.

Henrique José Boneti

Engenheiro Eletricista pela Escola de Engenharia Mauá (1974), Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental pela FIPT- Instituto de Pesquisas tecnológicas do ESP (IPT-2007), créditos das disciplinas do Curso de Mestrado em Finanças-Escola de Economia e Administração- USP (1988-1991) e Pós-graduação em Economia de Empresas, CEAG-FGV-Fundação Getúlio Vargas-SP (1978-1980). Experiência ampla em empresas de consultoria e industriais com atuação local e internacional tais como Engevix, Indústrias Villares S.A., Sigla-Jeumont Schneider, Resana S.A.-Indústrias Químicas, CMW/Alstom, Siemens, TIISA S.A. e SSBB Consultoria. Consultor técnico da Revista Ferroviária e em alimentação (tração) elétrica de sistemas de transportes metroferroviários.

Manoel Ferreira Mendes

Engenheiro Eletricista pela Universidade Católica de Petrópolis, atuante no setor desde 1983, com especialização em engenharia industrial e sistemas de potência. Pós-graduado em Management pela FGV e engenharia metroferroviária pelo IME-Instituto Militar de Engenharia. Coordenador dos cursos de pós-graduação em Engenharia Metroferroviária do CEPEFER-Centro de Pesquisas Ferroviárias (MBRail-Master Business Rail) e da primeira ferrovia-escola, Ferrovia-Escola de Paraíba do Sul. Ocupou cargos de gerência, diretoria e consultoria em diversas empresas como Cia. Industrial Santa Matilde, Schneider, Alstom, Siemens e T´Trans.

Renato Lataliza Vasconcelos

Atua no mercado ferroviário desde 1995, com experiências em diversas posições em projetos, implantação, manutenção e gestão da via permanente ferroviária. Formado em engenharia pela UFOP é, também, especialista em engenharia ferroviária e rodoviária. Atualmente trabalha como engenheiro Master da Vale SA, na Gerência de Engenharia da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Possui trabalhos publicados em diversos congressos e seminários, nacionais e internacionais, com destaque ao IHHA-2019 e Seminário de dormentes da Universidade de Illinois. Professor convidado para as disciplinas de superestrutura da via permanente, geometria de linha em cursos de especialização de engenharia ferroviária.

Wilmar Fratini

Engenheiro Eletricista pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP (1986). Gestão Empresarial Orientada para Excelência em Desempenho-FIA/USP (2001). MBA Excelência Gerencial-FIA/USP (2003-2005). Assessor da Diretoria de Operação-Metrô SP (desde 1987). Coordenador e Professor Cursos Técnicos de Transporte Metroferroviário e sobre Pneus na Escola Técnica Estadual SP-ETESP (desde 2001). Coordenador do Grupo de Trabalho de Gestão Integrada-Comissão Metroferroviária-ANTP (2004-2012). Engenheiro da Cobrasma (1986-1987) responsável pela equipe elétrica, mecânica e hidráulica para as linhas de montagem de trens e ônibus rodoviários.

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