Curta Embalagem na Mauá: O Papel da Liderança no Sistema Embalagem – 40h On-line

Objetivo

Provocar reflexão e atualização das lideranças sobre as transformações do segmento de embalagens e estimular sua preparação para atendê-las, por meio do autoconhecimento e identificação das tendências e novas demandas.

Contextualização

O Sistema Embalagem é definido como o conjunto de operações, materiais e acessórios que são utilizados na indústria com a finalidade de conter, proteger e conservar os diversos produtos e transportá-los aos pontos de venda ou utilização, atendendo às necessidades dos consumidores e/ou clientes a um custo adequado, respeitando a ética e o meio ambiente.

A atuação eficiente e eficaz de cada profissional é fundamental em todas as atividades relacionadas ao Sistema. Para aqueles que têm equipes sob sua responsabilidade, isso representa ter competências que inspiram, guiam, motivam, instruem, corrigem, orientam, influenciam e oferecem aos liderados o melhor caminho para o seu crescimento profissional e humano para a conquista dos resultados a que se propuseram.

Esse é o contexto no qual se insere o objetivo deste curso de curta duração, on-line. A expectativa é que os participantes se desenvolvam, apliquem o conteúdo no seu cotidiano e contribuam para o sucesso das empresas.

Diferencial

O Curso oferece atendimento personalizado de 1 hora para cada participante, realizado por um dos professores. 

O conteúdo ministrado neste curso de curta duração faz parte do Módulo Tópicos Especiais em Engenharia de Embalagem, do Curso de Pós-graduação em Engenharia de Embalagem: Inovação e Indústria 4.0. 

Público-alvo

Gestores ou futuros gestores que pretendam otimizar a eficiência e a eficácia das pessoas que atuam nas diversas áreas do Sistema Embalagem

Mais Informações

Início do Curso
Novembro de 2021
Horário
Das 19h às 22h30
Dias de aula
Segundas e quartas-feiras

Investimento
R$ 1.800,00
3 parcelas de R$ 600,00**

DESCONTOS

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2020: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

*Valores já atualizados para 2021, sujeitos a correção por índices inflacionários para o período de 2022
**Parcelamento no Cartão de Crédito

Coordenação

Antonio Carlos Dantas Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas de bens de consumo: Refinações de Milho Brasil, Bunge e Unilever. Participação ativa na criação do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) do ITAL, em Campinas. Na Mauá, desde 1989, foi professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção e atualmente é coordenador e professor de cursos de Pós-graduação em Indústria 4.0 e Engenharia de Embalagem.

Disciplinas

Competências para Gestão de Equipe

12 h

Apresentação de temas  e exercícios sobre o papel do líder em relação às tarefas e às pessoas. Insights sobre contratação, integração,  desenvolvimento, mentoria, escolhas de carreira e gestão  de equipe. 

Competências Técnicas e Comportamentais dos Profissionais do Sistema Embalagem

12 h

Competências técnicas: perfil e as competências necessárias em cada componente do SE. Conceitos de Yellow Belt (Lean Six Sigma). Competências comportamentais: pensamento crítico e tomada de decisão; comunicação  e feedback; positividade e motivação; criatividade e flexibilidade; diversidade; liderança feminina. Gestão de conflitos. Negociação. Inteligência emocional: autoconhecimento e autogestão; antifragilidade versus resiliência; gestão de relacionamento e empatia.

Mapeamento de Perfil de Profissionais para o Sistema Embalagem

12 h

Preparação para o desenvolvimento de comportamentos eficazes de liderança.  Exercícios para identificação de perfil e competências: mapeamento do comportamento usual, interesses, valores, principais realizações,  motivadores e propósito de carreira. 

O Sistema Embalagem

4 h

O Sistema Embalagem: conceito e indicadores de gerenciamento. A importância de todos os profissionais na geração de valor. O dilema custo versus valor. 

Corpo Docente

Antonio Carlos Dantas Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas de bens de consumo: Refinações de Milho Brasil, Bunge e Unilever. Participação ativa na criação do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) do ITAL, em Campinas. Na Mauá, desde 1989, foi professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção e atualmente é coordenador e professor de cursos de Pós-graduação em Indústria 4.0 e Engenharia de Embalagem.

Aparecido Roberley Borghi

Mestre em Administração pelo IMES, Especialista em Administração Indl pela USP, e em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela FSA, Graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC.

Claudia Castagnino

Graduada em Serviço Social, com especialização em Gestão de Recursos Humanos, vivenciou a carreira em duas etapas: na primeira, com atuação corporativa em Serviço Social e Benefícios, em que desenvolveu habilidades tanto na compreensão e tratativa de casos individuais, quanto à visão do coletivo de colaboradores e de suas necessidades, alinhando-as, às práticas de responsabilidade social das organizações multinacionais em que trabalhou. Nesta segunda etapa, atua como Consultora de Carreira, apoiando profissionais na elaboração e aplicação de planos para atingir os objetivos de desenvolvimento pessoal e profissional. É sócia da Eleggere, Consultoria de Recursos Humanos. Foi professora da Mauá na disciplina Gestão de Pessoas do Curso de Engenharia de Produção. Aplica oficinas de Planejamento de Carreira para alunos Engenharia, Administração e Design.

Marília Abrahão de Araújo Carvalho

Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, com MBA em Gestão de projetos de inovação pela FUNDACE – USP Ribeirão Preto e Black Belt Lean Six Sigma certificada pelo Programa de OPEX da Whirlpool. Profissional com mais de 12 anos de carreira desenvolvida em grandes empresas - Promon Engenharia e Whirlpool, 5 deles como Executiva e gerenciando pessoas. Atualmente conduz sua própria empresa - Caminhos de Carreira – focada em mentoria e gestão de carreira para contribuir com o desenvolvimento humano e da sociedade.

Sueli Aznar

Graduada e licenciada em Psicologia; pós-graduada em Modelos Estratégicos de Gestão de Pessoas e em Coordenação de Grupos Operativos; certificada em Executive Coaching. Sócia da Eleggere Consultoria de Recursos Humanos, atua como Consultora, com ênfase em orientação de carreiras na assessoria a empresas e na condução de programas personalizados para profissionais de diversas áreas e estágios de carreira. Agrega experiência corporativa em empresas nacionais e multinacionais, na área de Recursos Humanos e experiência clínica, em consultório próprio. Ministra cursos e palestras sobre temas referentes à gestão de carreiras e desenvolvimento de líderes.

>