Aplicações de Estatística, Otimização e Simulação em Confiabilidade de Equipamentos - 16h On-line

Transmitir e familiarizar os profissionais no uso das ferramentas básicas da estatística, otimização e simulação, aplicadas na confiabilidade de equipamentos industriais, comerciais e em serviços. Serão apresentados e discutidos problemas de natureza determinística e aleatória que possam ser resolvidos por ferramentas matemáticas e de pesquisa operacional. Serão exercitadas habilidades de modelagem de diversas classes de problemas práticos de otimização e simulação computacional.         

Objetivo
O objetivo geral do curso é instrumentalizar os profissionais das empresas na aplicação de modelos de otimização matemática e de simulação a eventos discretos, com o intuito de desenvolver ferramentas computacionais para a tomada de decisões.
Os objetivos específicos são:

  • Aumentar a disponibilidade e confiabilidade de equipamentos e instalações utilizados nas atividades de operação e produção;
  • Dimensionar os recursos com o propósito de operar os equipamentos e máquinas com a máxima eficiência operacional e menor custo;
  • Sintetizar informações para desenvolver modelos e cenários aplicados na solução de problemas nas áreas de produção, manutenção, qualidade e suprimentos;
  • Avaliar as soluções obtidas utilizando conhecimentos matemáticos e estatísticos. 

 

Público Alvo
Profissionais responsáveis pela gestão de uso, operação e manutenção de ativos industriais, comerciais e em empresas prestadoras de serviços.

Metodologia
Aulas virtuais on-line com apresentações de aplicação prática da metodologia de ensino baseado em projetos e problemas (PBL), com base no apoio do professor/instrutor e técnico monitor do treinamento. Os integrantes das equipes desenvolverão um projeto, organização do trabalho e processo de uso, operação e manutenção preventiva e preditiva de dois equipamentos selecionados.

  • As avaliações serão efetuadas pelo professor responsável, mediante tarefas específicas e monitoradas on line.
  • No segundo semestre de 2020, todos os participantes serão convidados a realizar uma visita técnica no campus do IMT em São Caetano do Sul, para conhecerem o Laboratório de Sistemas Produtivos Inteligentes (SLPi) que utiliza e aplica a estatística, simulação e métodos matemáticos na prática.

Tópicos Abordados:

  • Introdução e conceitos básicos de estatística e simulação aplicada em equipamentos;
  • Apresentação das ferramentas de simulação e pesquisa operacional;
  • Demonstração das aplicações dos modelos matemáticos aplicados na manutenção;
  • Metodologias aplicadas na construção de modelos e representações matemáticas;
  • Aplicação do modelo de Monte Carlo e Curva de Weibull na previsão de confiabilidade;
  • Formas aplicadas na coleta de dados e preparação das modelagens para aplicações;
  • Exercícios e aplicações práticas de estatística, simulação e modelagens matemáticas;
  • Discussões e orientações monitoradas nas aplicações práticas.

 

 

Mais Informações

Turma Diurno
Início: 26/08/2020

Faça a inscrição pelo link São Caetano do Sul

Quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h  

Turma Noturno 
Início: 27/08/2020

Faça a inscrição pelo link São Paulo

Quintas e sextas-feiras, das 19h às 21h

Investimento

R$ 834,00
3 parcelas de R$ 278,00*

DESCONTOS

Ex-aluno: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2019: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

*Parcelamento no Cartão de Crédito

Coordenação

Leonardo Chwif

Graduado em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestre pela USP e Doutor pela USP/Brunel University (U.K) em simulação de processos. Possui mais de 20 anos de experiência em simulação, tendo trabalhado também em grandes empresas como Mercedes-Benz e Whirpool Corporation. Já realizou mais de 200 projetos de simulação. É autor do Livro: Modelagem e Simulação de Eventos Discretos.

Wilson Inácio Pereira

Engenheiro eletricista pelo Instituto Mauá de Tecnologia, 2000 e Pós-Graduado em Docência no Ensino Superior pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), 2011. Consultor especialista em modelagem matemática, pesquisa operacional e simulação de eventos discretos do Centro de Pesquisas do IMT e da empresa Simulate Tecnologia de Simulação. Atuou como professor do Curso de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia Mauá por 18 anos.

>