Empreendedorismo Criativo

Objetivo

Abordar o autodesenvolvimento empreendedor e criativo, para que os profissionais tenham atitude e coragem além de uma visão ampla e necessária para se adaptar às transformações do mundo e empreender nesse cenário de negócios disruptivos. A visão do design no empreendedorismo é utilizada como potencializador de novos negócios, além de capacitar o profissional para atuar como líder em processos criativos e de inovação aplicada. Despertar o olhar disruptivo e explorar o conceito de negócio das startups, materializando a ideia com possibilidade, viabilidade, escalabilidade e desejabilidade, mudar o mindset dos executivos e empreendedores para um olhar estratégico e questionador sobre comportamento, mercado e tomada de decisão são os principais objetivos do curso.

Público-alvo

Designers, engenheiros, arquitetos, publicitários, administradores, gestores, consultores, profissionais liberais, profissionais de marketing e comunicação.

Mais Informações

Início do Curso
Fevereiro de 2020
Horário
Das 19h às 22h30
Dias de aula
Terças e quintas-feiras

Investimento - Valores já atualizados para o ano de 2020
Matrícula
Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Mensalidades
5 parcelas de R$ 1.580,00

Até 18 de outubro R$ 1.280,00
Até 20 de dezembro R$ 1.380,00
Após 20 de dezembro R$ 1.580,00

DESCONTOS

Ex-aluno: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno Mauá formado em 2018: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Taxa de Reserva: R$280,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito.
Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

Coordenação

Claudia Facca

Designer, educadora e pesquisadora. Doutoranda e Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em Comunicação e Artes e Didática do Ensino Superior pelo Mackenzie. Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto pelo Mackenzie. Coordenadora do curso de graduação em Design no Instituto Mauá de Tecnologia.

Disciplinas

Business Networking

16 h

O curso irá abordar o planejamento, para a constituição da rede de relacionamentos, organização dos dados, habilidade para a conquista do público-alvo, adaptação ao perfil de contratação do segmento alvo, estratégias para contatos positivos, técnicas para entrevistas e manutenção da rede. Ter uma boa Rede de Relacionamento, hoje é essencial para qualquer empreendedor. Apesar de ser geralmente associado apenas a eventos que são o pesadelo dos mais tímidos, o Networking pode se tornar uma prática recorrente dentro das empresas para ampliar ao máximo as oportunidades de negócio e para empreendedores para a melhoria da saúde dos seus negócios. Apresentar o Networking, como competência pessoal é essencial e pode ser ensinada por meio de teorias e práticas, que abordam o desenvolvimento de conhecimentos complementares às habilidades humanas e Redes de Relacionamento existentes.

Ecossistema Empreendedor e Startups

16 h

Estimular o aluno a pensar com o conceito de uma startup, ter uma visão mais sistêmica do que é o empreendedorismo, desafiando as crenças convencionais, subvertendo a lógica dominante de fazer as coisas certas, para fazer as coisas melhores. Desenvolver um mindset com foco na percepção das necessidades organizacionais e do planeta, respondendo à estas com soluções relevantes, originais e geradoras de valor

Estratégias de Marketing, Comunicação e Vendas

12 h

Os objetivos do curso são orientar os empreendedores para que escolham seus mercados e segmentos, definindo personas a serem atendidas; traçar uma comunicação orientada à solução de problemas e às experiências que seus negócios proporcionam; utilizar as melhores técnicas do Marketing Digital e Inbound Marketing; formar ações de Vendas focadas na construção de valor e obtenção de clientes realmente qualificados; construir ferramentas de análise dos resultados das destas ações para que seus negócios cresçam continuamente.

Gestão Financeira para Empreendedores

12 h

Conhecer de forma prática os conceitos de gestão financeira para empreendedores e startups, entender os principais modelos de negócio e como eles impactam nos custos e nas receitas, aprender como utilizar os indicadores financeiros no gerenciamento de uma startup, aprender a criar a gestão do relacionamento com investidores, conhecer os tipos financiamento e investimentos disponíveis, aplicar os métodos de avaliação de uma startup, introduzir conceitos de finanças colaborativas, economia compartilhada e nova economia na maximização dos resultados financeiros, aprender a administrar os recursos da empresa através de ações de  planejamento, organização e captação de investimentos, garantindo a saúde dos negócios, desenvolver um controle financeiro eficaz, definindo a margem de lucro ideal para os produtos e serviços, equilibrando despesas, e avaliando o saldo de receitas e ainda criar um planejamento adequado para as próximas rodadas de investimentos.

Inovação em Modelos de Negócios

16 h

Por meio da utilização do "Business Model Generation - Canvas", uma metodologia de gerenciamento estratégico e cultural organizacional, será possível abordar, desenvolver ou aprimorar o modelo de negócio proposto a partir das diretrizes e hipóteses validadas em conexão com os resultados obtidos por ferramentas utilizadas nas disciplinas anteriores, por meio de ferramentas simples e poderosas que auxiliarão na compreensão, desenvolvimento e implementação de novos produtos e serviços. Proposta de valor: Seleção de ideias e hipóteses baseada no usuário quando validadas por sua relevância e percepção.

Legislação e Direito para Empreendedores

12 h

Apresentar um panorama geral das questões jurídicas que interessam ao ambiente das startups, capacitando o empreendedor a tomar melhores decisões em todas as etapas do processo criativo da empresa no planejamento e gestão do seu negócio. Promover a visualização da concepção, desenvolvimento e implantação de uma startup, envolvendo todo o processo jurídico, desde a constituição da empresa até a sua manutenção. Realizar análises de viabilidade jurídica do projeto, do custo-direito, impactos trabalhistas, ambientais e tributários, noções de direito empresarial, contratual e societário são ferramentas necessárias a um empreendimento deste tipo

Mentoring

16 h

Mentoria com profissionais experientes em diversos campos que irão guiar o empreendedor em necessidades específicas, em muitas fases do processo de startup – da validação de mercado ao lançamento e à condução da empresa, passando pelo planejamento (business planning). Orientações práticas de como melhorar o negócio e posicionar a startup no mercado e indicação de fontes de conhecimento e contatos que podem ajudar na formação e no desenvolvimento pessoal e profissional do empreendedor e do novo negócio.

Técnicas de Apresentação - Pitch

20 h

O curso aborda o autoconhecimento empreendedor personalizado, que ajuda empreendedores a criarem o melhor formato de Pitch partindo do zero. Você vai aprender as melhores ferramentas e técnicas para afiar seu discurso e chamar atenção de Investidores, Parceiros Estratégicos, Sponsors e Clientes para o crescimento exponencial de seu negócio.

Corpo Docente

Benicio José de Oliveira Filho

MBA em Gestão estratégica e econômica em negócios pela FGV. Formado em Eletrônica e Graduado em Teologia pela PUC SP. Atua no mercado há mais de 20 anos na área de tecnologia. CEO e fundador da empresa Ravel Tecnologia.

Claudia Facca

Designer, educadora e pesquisadora. Doutoranda e Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em Comunicação e Artes e Didática do Ensino Superior pelo Mackenzie. Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto pelo Mackenzie. Coordenadora do curso de graduação em Design no Instituto Mauá de Tecnologia.

Deborah Alquimim

Graduação em Comunicação Social com especialização em Relações Públicas. Atua como Networker, Mentora, Palestrante, Facilitadora, Cool Hunter e Influencer Digital. É membro da The Academy for Future Science com sede nos EUA, onde é estudante e pesquisadora da Metafísica. Fundadora do Circuito Networking, uma rede de negócios e apoio para o Autodesenvolvimento Empreendedor.

Hugo Santos

Graduado em Marketing e Técnico em Eletrônica. Formado pela Crescimentum no programa Líderes do Futuro, em Alta Performance em Comunicação pela SBPNL e em Solution Selling  pela Microsoft (MBS). Especialista em Vendas de Soluções e Inbound Marketing em atividades comerciais em mercados técnicos como automação industrial e tecnologia da informação.

João Paulo A. Tavares Soares

Pós-graduado em Direito e relações do trabalho pela Faculdade de Direito São Bernardo. MBA em Direito Empresarial pela USCS. Sócio. Graduado em Direito e Jornalismo pela UMESP. Advogado da Polo Advogados Associados.

Marcos Batista

Especialização em Economia Criativa e Cidades Criativas pela FGV. Especialização em Engenharia de Produto pela São Judas. Graduado em Design. Experiência no desenvolvimento e na criação de produtos para empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos e mercados. Diretor de Design thinking e co-idealizador do Curso de Educação Executiva. Consultor credenciado pelo SEBRAE nas áreas de inovação, design, empreendedorismo e startup.

Marcos Túlio Rodrigues Ramos

MBA em Finanças e Relações com Investidores. MBA em Controladoria e Gestão de Custos. Especialista em Crédito e Serviços Financeiros. Graduado em Economia. Profissional certificado ANBIMA e FEBRABAN. Fundador da empresa RR Crédito Investimentos e Financiamentos.

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