Cadeia de Suprimentos 4.0

Objetivo

O objetivo deste curso é capacitar profissionais para liderar o novo e inevitável ambiente tecnológico, denominado Manufatura Avançada ou Indústria 4.0, que se caracteriza pela customização de sistemas produtivos, cada vez mais conectados e globalizados, para o correto atendimento das expectativas dos consumidores.

Coordenação

Antonio Carlos Dantas Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas.

Ari Nelson Rodrigues Costa

Engenheiro Eletrônico pela POLI/USP, Físico pela USP, pós-graduado em Engenharia da Qualidade pela POLI/USP, em Engenharia de Embalagem pela Michigan State, e em Engenharia de Processos Industriais pelo IMT. Mestre em Engenharia Industrial pelo IMT. Doutorando em Sistemas Agroindustriais Sustentáveis pela UNICAMP. Experiência internacional em transferência de tecnologia, atuando nas áreas de automação, telecomunicações, gestão de produto, processos, qualidade de indústrias de diversos segmentos. Professor do Centro Universitário da Mauá. Pesquisador do Centro de Pesquisas do IMT no Núcleo de Sistemas Produtivos Inteligentes.

Disciplinas

As Atuais Cadeias de Suprimentos: Indicadores, Adição de Valor e Governança

24 h

Discutir conceitos e estratégias como ponto de partida para a jornada rumo à Cadeia de Suprimentos 4.0. Apresentar os principais indicadores de eficiência e eficácia da cadeia de suprimentos, que deve ser entendida como um sistema produtivo. Analisar criticamente os procedimentos atuais e sua relação com o valor adicionado aos atores. Entender a eficiência dos recursos tecnológicos aplicados nas atuais cadeias de suprimentos. Discutir a gestão e a governança e o papel de cada ator na cadeia de suprimentos. Estudos de casos.

Estruturas Colaborativas como Base para a Cadeia de Suprimentos 4.0

36 h

Apresentar e detalhar o conceito de colaboração entre os atores das cadeias produtivas. Aprofundar o entendimento de valor adicionado compartilhado. Apresentar técnicas de abordagem de situações com grande quantidade de dados para tomar a melhor decisão. Entender como a conectividade é essencial para pavimentar o caminho até a cadeia de suprimentos 4.0. Estudos de casos.

Modelos de Negócios na Cadeia de Suprimentos 4.0

24 h

Analisar os atuais modelos atuais de negócios como ponto de partida para implantação dos novos modelos na Cadeia de Suprimentos 4.0. Desenhar cenários futuros para alicerçar a implantação de novos modelos de negócios. Ferramentas para desenhar os novos modelos de negócios com base nos cenários traçados. Estudo de casos.

Road Map para a Cadeia de Suprimentos 4.0

36 h

Estudar os pré-requisitos em termos técnicos, organizacionais e de recursos, para implementar a cultura da indústria 4.0 na Cadeia de Suprimentos. Apresentar ferramentas para gerenciar as mudanças e expectativas dos recursos humanos envolvidos. Aplicar a metodologia de identificação do nível de maturidade dos atores da Cadeia Produtiva utilizando o conceito global da ACATECH - Academia Alemã de Ciências e Engenharia. Priorizar projetos de implementação da cultura da Indústria 4.0 com base no nível de maturidade identificado. Introduzir diferentes metodologias ágeis de implementação de projetos, frente ao cenário 4.0 que requer resultados rápidos e competitivos. Estudo de casos.

Corpo Docente

Antonio Carlos Dantas Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas.

Daniel Kashiwamura Scheffer

Bacharelado e mestrado em Estatística com a graduação e a pós-graduação obtidas no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Professor dos cursos de Administração e Engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT). Tem grande experiência em análise de dados.

José Carlos Ferrante

Pós-graduado Stricto Sensu em Administração de Empresas através do curso de Mestrado Acadêmico em Administração desenvolvido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS realizado no Brasil. Pós - graduado Latu Sensu em Administração de Empresas através do curso MBA em Business Administration desenvolvido pela New York University realizado nos Estados Unidos. Pós - graduado Latu Sensu em Gestão Sistêmica de Empresas através do curso MBA em Management Development Programme desenvolvido pela Philips do Brasil e Philips International realizado no Brasil, Estados Unidos e Holanda. Experiência profissional como executivo no mundo corporativo em várias empresas privadas de ponta no mercado brasileiro. Experiência profissional como professor no mundo acadêmico nos cursos de graduação e pós-graduação em escolas de ponta no mercado brasileiro.

Cursos Relacionados

Indústria 4.0

>