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Início
Março de 2023
Horário

Campus São Caetano do Sul - Módulo: Gerenciamento de Obras - Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30
Campus
São Paulo - Módulo:
Gerenciamento de Obras - Segundas e quartas-feiras das 19h às 22h30
Campus São Paulo - Módulo: Tecnologia e segurança na Construção Civil - Segundas e quartas-feiras das 19h às 22h30

Tecnologia e Gestão de Obras

"A demanda por mão de obra especializada é muito significativa e os profissionais precisam capacitar-se para adquirir competências e habilidades que os tornem capazes para enfrentar desafios."

Introdução

O setor de Construção Civil vem se destacando como um dos importantes segmentos da economia seja pela sua representatividade, contribuição à formação do PIB, geração de emprego e renda, seja pelo desenvolvimento tecnológico, perfil dinâmico na matriz insumo-produto, papel político, entre muitos outros fatores. Sua demanda por mão de obra especializada é muito significativa.

Público-alvo

Profissionais interessados na especialização técnica de alto nível que alie teoria e prática no segmento de engenharia civil - gerenciamento de obras.

Pré-requisitos

Graduação. Experiência Profissional. A seleção dos participantes será feita mediante análise curricular e, eventualmente, entrevista.

Diferencial

A estrutura do curso é uma simulação dos problemas reais que ocorrem efetivamente no gerenciamento de empreendimentos de construção civil em seu local natural, o canteiro de obras. Dada a experiência do Corpo Docente nos mais diversos empreendimentos de construção civil no Brasil e em alguns polos dinâmicos de construção civil, o participante terá a possibilidade de aplicar as principais ferramentas e técnicas no seu dia a dia de forma progressiva e sistêmica.

O curso de Aperfeiçoamento em Tecnologia e Gestão de Obras é composto por dois módulos de 120 horas cada: Gerenciamento de Obras (120 h) e Tecnologia e Segurança na Construção Civil (120 h).

Carga Horária

240

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Até 31 de outubro R$ 1.340,00
Até 30 de novembro R$ 1.460,00
Até 30 de dezembro R$ 1.675,00

Veja opção de financiamento
por módulo

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2021: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Investimento

Matricula + 5 parcelas de R$ 1.675,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

Taxa de Reserva: R$ 300,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

*Valores atualizados para 2022, sujeitos a correção por índices inflacionários para o período de 2023.

Coordenador

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David Fratel
Engenheiro Civil com mais de 30 anos de experiência no gerenciamento e execução de obras. Atualmente é Diretor Executivo da KALLAS ENGENHARIA. Atuou como CEO da YEP MANAGEMENT, CEO da PATRIMÔNIO INCORPORADORA E CONSTRUTORA, Vice-Presidente de Construção da INPAR / VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA. Foi diretor de engenharia da área de real estate do PÁTRIA INVESTIMENTOS (Blackstone Group). Entre 1995 e março de 2010 foi executivo e sócio da ENGINEERING S/A (atual HILL Internacional). Graduado em Engenharia Civil, pós-graduado em Planejamento e Controle na Construção Civil na UFBA, pós-graduado em gerenciamentos de empreendimentos na FGV-SP, especializado em Gestão de Projetos de Sistemas Estruturais na Poli - USP e mestrado em Tecnologia da Habitação no IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas - SP.

Módulos de cursos



Aspectos jurídicos de contratos
20h
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Introduzir os princípios contratuais, a estrutura contratual e alocação de riscos; entender as fases contratuais: Negociação, Execução, Cumprimento e Término; Explorar a formulação dos principais contratos em serviços de construção civil; Entender o surgimento e resolução de conflitos, através de mediações e arbitragens; decidir pelo acesso ao Poder Judiciário, quando a situação se mostra inevitável.

Gerenciamento de Obras Civis
20h
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Gerenciar é uma arte que exige do profissional conhecimentos e habilidades específicas. A disciplina tem como objetivo resumir as técnicas de gestão aplicáveis a todo o ciclo de vida do projeto, abordando situações reais e exercícios práticos.

Gestão financeira de obras: fluxo de caixa e sistema integrado de gestão empresarial
20h
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Compreender a gestão financeira da obra, através da elaboração e controle do fluxo de caixa e sua interligação com o sistema integrado de gestão (ERP).

Gestão Organizacional
20h
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Através de cases práticos e muito compartilhamento de experiências, o aluno irá aprender como implantar e manter um sistema de gestão que efetivamente tragam resultados organizacionais.

Métodos de Apoio à Tomada de Decisão
20h
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Tomar decisões é o que os gerentes de projeto fazem o tempo todo. A maioria não se sente confortável pelas incertezas nas decisões. A incerteza é onipresente em quase todas as decisões nos projetos. Mas quantos gerentes de projeto realmente conhecem as chances de sucesso em uma tomada de decisão? Essa disciplina tem como objetivo capacitar os alunos a tomar decisões de forma estruturada, empregando métodos de apoio, simulação computacional e análise multicritério.

Negociações Estratégicas e Resolução de Conflitos Empresariais
20h
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Levar ao aluno o conhecimento e a aplicação de técnicas e ferramentas para o alcance de um acordo, no processo de uma negociação. A metodologia tem como princípio básico a criação e a distribuição de valores com a finalidade de múltiplos ganhos.  Apesar de suportado por uma conceituação teórica, o curso apresenta exemplos práticos e reais, através da análise de cases, exercícios práticos, simulações e discussões em aula. Fará também parte do curso questionário para o conhecimento do estilo pessoal do participante numa negociação, assim como reconhecer o da contraparte para a condução mais eficaz do processo. O Professor aprecia, incentiva e coordena discussões em sala de aula sobre os temas apresentados.

Desempenho dos sistemas construtivos
20h
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Entender o conjunto de elementos definidos e integrados em conformidade com os princípios e técnicas da Engenharia e da Arquitetura para, ao conceber e operar o ambiente construído, sejam alcançados níveis adequados de desempenho e durabilidade. Serão explorados aspectos ligados a manutenções preventivas e corretivas, além de inspeções técnicas.

Gerenciamento de Projetos: Metodologia Aplicada às Obras
20h
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A disciplina permitirá que o aluno conheça a estrutura conceitual do PMBOK, que entenda os conceitos fundamentais de gestão de projetos no contexto da construção civil no ciclo de vida do projeto e explore as principais habilidades e competências requeridas aos gerentes de projeto.

Gestão de Produção de Estruturas de Concreto Armado
20h
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Discutir a importância dos projetos estruturais para o sucesso do empreendimento, apresentar e discutir critérios de execução das estruturas de concreto armado, avaliar indicadores de qualidade na execução de estruturas de concreto armado.

Gestão de Segurança do Trabalho na Construção Civil
20h
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Distinguir os conceitos de acidente e doenças do trabalho; Entender os riscos ambientais (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes); Entender as exigências das principais Normas Regulamentadoras (NRs) aplicáveis aos canteiros de obras, compreender as necessidades do PCA, elaborar um modelo de PCMAT, identificar perigos e riscos de saúde e segurança do trabalho e elaborar planilha de controle, entender a correlação existente entre a segurança do trabalho com a sustentabilidade em canteiros de obras.

Medição e Avanço Físico de Obras
20h
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Explicitar aos alunos que o trabalho do gerente de projetos é atuar de modo que o projeto evolua em harmonia com seu plano e se complete com o mínimo desvio possível dos compromissos no termo de abertura. Para cumprir seu papel, os GPs precisam de ferramentas que lhes indiquem - Tempestivamente, acurada e precisamente - não conformidades e os apoiem na tomada de decisões e ajustes nas correções do planejamento. Será explorada a construção de uma estrutura analítica do projeto (EAP) que reflita com exatidão o que se deseja atingir, a que preço e em que prazo.

Planejamento e Logística do Canteiro de Obras
20h
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A deficiência do planejamento adequado do canteiro de obras, através de técnicas e conceitos logísticos é uma das principais causas do baixo desempenho da indústria da construção civil. A disciplina explora a necessidade do planejamento e logística do canteiro de obras, para que as atividades sejam desenvolvidas com racionalidade, evitando-se desperdício de tempo e de materiais, bem como a falta de qualidade nos serviços executados.

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Artur Alexandre Rodrigues

Mestre em Engenharia pelo IPT-USP. Master Degree pela FGV. Certificado PMP/PMI-EUA. ITIL Foundation/EXIN-Holanda. Especialista em Projetos/Carnegie Mellon University-EUA. Consultor Sênior da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia-USP.

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David Fratel

Engenheiro Civil com mais de 30 anos de experiência no gerenciamento e execução de obras. Atualmente é Diretor Executivo da KALLAS ENGENHARIA. Atuou como CEO da YEP MANAGEMENT, CEO da PATRIMÔNIO INCORPORADORA E CONSTRUTORA, Vice-Presidente de Construção da INPAR / VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA. Foi diretor de engenharia da área de real estate do PÁTRIA INVESTIMENTOS (Blackstone Group). Entre 1995 e março de 2010 foi executivo e sócio da ENGINEERING S/A (atual HILL Internacional). Graduado em Engenharia Civil, pós-graduado em Planejamento e Controle na Construção Civil na UFBA, pós-graduado em gerenciamentos de empreendimentos na FGV-SP, especializado em Gestão de Projetos de Sistemas Estruturais na Poli - USP e mestrado em Tecnologia da Habitação no IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas - SP.

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Donald Mac Nicol

Administrador de Empresas pela FGV, com diversos cursos de extensão universitária, dentre estes, dois cursos de negociação no Program on Negotiation da Harvard University, tema do qual é professor, tendo ministrado cursos nas principais instituições de ensino a exemplo no Insper, por mais de quinze anos. Atuou de 1972 a 1993, como executivo comercial em bancos como o BFB e o Boston, neste último como Diretor. Participou da expansão comercial do Banco no Brasil, ao lado do Dr. Henrique Meirelles. Nos últimos 20 anos tem atuado em negociações empresariais, através do escritório MacNicol, Rocha & Zanella Negociações, nas áreas de reestruturações empresariais, financeiras e M&A. É, também, coautor do primeiro livro comentado sobre a Lei de Recuperação Judicial.

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Felipe Galea

Felipe Galea é sócio das áreas de Contencioso e Arbitragem e de Reestruturação e Recuperação de Empresas, do renomado escritório BMA (Barbosa Mussnich Aragão). Possui larga experiência na representação de clientes brasileiros e estrangeiros em disputas empresariais por todo o país, com destaque para grandes fundos de investimento e empresas com atuação global dos ramos de entretenimento, veículos automotores, editoras, ferrovias, construção e incorporação e agronegócio. É Mestre em Direito - PUC (2013), pós-graduado no Curso de Especialização em Direito Contratual - FGV (2007) e graduado em Direito - PUC (2003).

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Lucedile Antunes

Apaixonada pela evolução das pessoas provocando transformações na forma de agir e pensar Lucedile Antunes é especialista no desenvolvimento de soft skills que são as competências comportamentais, mentora, palestrante e fundadora da L. Antunes Consultoria & Coaching. Coautora de diversos livros e artigos sobre desenvolvimento humano e organizacional, dentre eles Coaching Mude seu Mindset, Profissional de Alta Performance e Bussola da Gestão e idealizadora do livro “Soft Skills – Competências essenciais para os novos tempos”, publicado pela Literare Books Internacional e reconhecido um Best-Seller em 2020 pela Revista VEJA. Coach com credenciamento internacional pelo International Coach Federation (ICF) e interventora da Human Code na ferramenta de mapeamento humano. Professora de cursos de especialização no IMT e na FEI.

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Marcos Monteiro

Engenheiro Civil/Mackenzie, pós-graduação em Engenharia Estrutural/USP. MBA em Administração/IMT. Professor de Estruturas de Concreto Armado do Instituto Mauá de Tecnologia desde 1997. Sócio diretor da Planear Engenharia. Presidente da ABECE (2008-2010).

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Maurício Farias

Administrador de empresas e Diretor na Hill Internacional (8ª maior empresa de gerenciamento de construção nos EUA, segundo a revista Engineering News-Record). Experiente executivo de recursos humanos com uma história demonstrada de trabalhar em diversas áreas (construção, serviços de TI e governo). Hábil em liderança, planejamento de negócios, gestão de pessoas, negociação, controles financeiros e diversas ferramentas de software.

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Renan Frediani Torres Peres

Advogado sênior da área de Contencioso, Arbitragem e Reestruturação e Recuperação de Empresas de um dos mais importantes escritórios de advocacia do país, o BMA (Barbosa, Mussnich e Aragão). Atua em diversos estados brasileiros em processos judiciais e arbitrais nos quais se discutem relevantes questões contratuais, societárias, imobiliárias, ambientais, dentre outras, além de participar dos principais processos de recuperação judicial que estiveram e ainda estão aos cuidados do BMA. Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009)​, Mestre em ​ Direito Processual Civil- USP (2015) e LLM – King's College London (2017).

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Rodrigo Sabino

Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba. Especialista em Gestão de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançadas. Experiência como executivo de Empresas Construtoras nos vários segmentos. Atualmente é CEO da DGL Urbanismo.

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Sérgio Adriano Loureiro

Professor Colaborador da FEC/UNICAMP e pesquisador do Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (LALT). Obteve o Doutorado e Mestrado em Engenharia Civil (UNICAMP) com ênfase em Transportes. Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Bremen, Alemanha.

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Wagner Costa Botelho

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela UNIP. MBA em Gestão Ambiental pela UNINOVE. Especialista em Engenharia da Produção pela São Judas e Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNIP. Graduado em Engenharia Elétrica pela UMC.