O curso de Aperfeiçoamento "O Gestor Público 5.0" é composto por dois módulos de 120 horas cada: Gestão Pública na Era Digital (120h) e Habilidades Comportamentais (Soft Skills) essenciais para o profissional do século XXI (Indústria 5.0) (120 h).
Objetivo
Em um mundo Complexo e Globalizado que vivemos, com cenários incertos provocados pela pandemia do Coronavírus e pela Volatilidade dos mercados econômicos, nunca foi tão importante a atuação eficiente do Gestor Público.
Mais do que administrar, é importante que membros do Executivo possam saber como lidar com as pessoas, orientar, desenvolver suas habilidades comportamentais e técnicas, visando a melhoria contínua dos Serviços Públicos prestados e suporte constante à sociedade.
Foi neste contexto que de forma pioneira, o Instituto Mauá de Tecnologia lança o curso de Aperfeiçoamento: O Gestor Público 5.0, para apresentar conceitos e princípios modernos para uma Gestão Pública eficiente e de Qualidade, bem como, Desenvolver as habilidades comportamentais (Soft Skills) essenciais para a Era Digital.
No mercado 4.0, precisamos de Líderes 5.0. Venha conosco nesta jornada!
Diferencial
Os módulos de atualização que compõem este curso de aperfeiçoamento, são ministrados por profissionais com mais de duas décadas de experiência prática, tanto no setor público, privado e consultivo, e que poderão colaborar com o desenvolvimento profissional dos servidores públicos que almejem diferenciar-se em suas áreas de atuação. Com base em um formato modular, o curso permite a sua personalização de acordo com as necessidades e disponibilidade do participante que ainda terá a possibilidade de aplicar os conhecimentos e técnicas adquiridos de forma progressiva e dar continuidade aos estudos se especializando futuramente.
Público-Alvo
Membros do Executivo de qualquer área do Setor Público, que desejam adquirir, atualizar e/ou aprimorar conhecimentos fundamentais para a prática de uma Administração Pública Eficiente e de Gestão de Pessoas de forma Humana, Inclusiva e Participativa.
Carga Horária
240Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Até 30 de outubro R$ 1.280,00
Até 30 de novembro R$ 1.380,00
Até 30 de dezembro R$ 1.420,00
Após 30 de dezembro R$ 1.675,00
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2021: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
Matricula + 5 parcelas de R$ 1.675,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.
Muito esquecido na Administração Pública, o Desenvolvimento Pessoal é condição básica para melhorar a eficiência e a qualidade nos serviços públicos.
Nesta disciplina abordamos conceitos de Auto Gestão, Competências, Habilidades e Atitudes para a Liderança 4.0 e o Planejamento para se introduzir no Departamento de Recursos Humanos público o Modelo de Gestão por Competências, demonstrando seus benefícios e ciclo virtuoso de capacitação.
As cidades são consideradas as maiores estruturas que a humanidade já criou e estudos recentes comprovam que, em até 20 anos, cerca de 80% dos habitantes do planeta morarão em centros urbanos. Nesta disciplina discutiremos possibilidades e oportunidades para a viabilização de cidades inteligentes, conectadas, facilitadoras e democráticas a partir de 5 grandes temas:
1. Conceituação de Cidades Inteligentes;
2. Sustentabilidade urbana e protocolos internacionais;
3. Mobilidade Urbana e boas práticas;
4. Novas formas de morar;
5. Estratégias de financiamento e viabilização para Cidades Inteligentes
A despeito das percepções sobre agilidade e eficiência no universo privado, na esfera pública, é preciso compreender: a Democracia, a ordem política e as instituições públicas devem ser aprendidas em suas características para a tomada de decisões. Perceber a lógica institucional, os princípios basilares da Democracia e a lógica política no Brasil atual é estratégico ao gestor público e aos agentes que trafegam nesse universo.
Nesta disciplina serão abordadas as etapas para se construir um Plano de Governo eficiente e aderente às necessidades da Era Digital, através da conceitualização de Planos de Negócio, Definição de Objetivos Estratégicos, Elaboração dos Projetos através de Workshops, técnicas de Workshop para levantamento de ideias, Consolidação e Divulgação dos Resultados à população.
Este entendimento se complementará com as definições de Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentária e Lei Orçamentária Anual, pilares fundamentais para que se faça uma correta administração municipal. Neste módulo abordaremos seus conceitos, suas inter-relações e sua importância para o Gestor Público gerir com eficiência seu município.
Nesta disciplina contextualizaremos o cenário VUCA que vivemos atualmente e os conceitos de Planejamento Estratégico (Conceitos, Missão, Valores, Visão, SWOT) para a modernização da Administração Pública bem como processos e metodologias (DFSS – Design For Six Sigma) para gerar ideias disruptivas para a inovação na Gestão Pública.
Aprender conceitos do universo da administração pública e compreender a lógica de ciclo de políticas públicas é compromisso dessa disciplina introdutória ao módulo. Os modelos de gestão, as lógicas associadas à gestão por resultados, ao foco no cidadão e à modernização administrativa, bem como a discussão sobre princípios introdutórios da transparência, accountability e participação são essenciais. O conteúdo aqui dialoga com fundamentos da administração pública, de gestão de políticas públicas e de gerência de organizações públicas, e adiante serão aprofundados ou utilizados de forma contextualizada, partindo de um alinhamento comum.
Nesta disciplina tratamos das soft skills que são as nossas habilidades comportamentais mais buscadas pelo mercado no profissional do agora. Sabemos que para ser um profissional bem-sucedido, não basta ter apenas ter um bom currículo e as hard skills que são as habilidades técnicas, conhecimentos e experiências, mas também é muito necessário termos as habilidades comportamentais, também chamadas de soft skills. Somos seres relacionais, e, portanto, se faz necessário construir relacionamentos saudáveis, sabendo vender bem suas ideias, negociar, se adaptar a diferentes cenários e situações, se comunicar de forma assertiva, ser resiliente e flexível, ser bom em resolver problemas complexos e acima de tudo ter uma mentalidade de crescimento.
Pesquisas conduzidas pela Michael Page mostram que 91% dos profissionais são contratados pelo currículo e demitidos por questões comportamentais. O nosso objetivo é que você reconheça os seus maiores pontos fortes e diferenciais e identifique as soft skills que você precisa se desenvolver. Ao longo desta disciplina você irá construir o seu plano de desenvolvimento pessoal, para já se colocar em ação e desenvolver as suas soft skills de um modo simples e descomplicado.
O conteúdo desta disciplina compreende: Como buscar o Autoconhecimento; O que são as emoções e os sentimentos; Como nosso cérebro funciona; Os gatilhos mentais; Rompendo crenças limitantes e rótulos; A importância da Saúde Mental; Agindo com a Inteligência Emocional e Relacional; Emoções de Base: Tristeza | Medo | Raiva | Alegria | Amor; Como desenvolvemos os Sentimentos; Como gerenciar as Emoções.
A disciplina abordará os novos papeis da liderança, o líder ágil e digital, as novas competências do líder e o papel da liderança no ambiente desafiador e em constante transformação, com foco no autodesenvolvimento e na autogestão, para liderar equipes de forma efetiva e com alta performance, promovendo o engajamento, comprometimento e um clima amistoso de trabalho para todos.
Nesta disciplina contextualizaremos o cenário VUCA e BANI que vivemos atualmente e apresentaremos as gerações atuantes no mercado de trabalho e suas características.
Engenheiro, com especializações em Administração, Educação à distância e MBA em Recursos Humanos. Managing Director da TCG Consulting. Possui grande experiência em serviços educacionais e de consultoria em gestão de pessoas, adquiridos nas organizações em que atuou, como MicroPower, IBM Brasil, PricewaterhouseCoopers, Nortel Networks e Unisys Brasil. Na área acadêmica foi professor em cursos de graduação e pós-graduação, em administração, engenharia, recursos humanos e outros.
Psicóloga, Mestre em Administração, Especialista em Gestão Estratégica de RH e Formação em Coaching pela ICI e em Neurocoaching. Diretora Executiva de Conhecimento e Aprendizagem da ABRH-SP.
Gestor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Secretário Municipal de Obras e Habitação na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul (2017/2018). Professor Doutor do Programa de Mestrado Profissional do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, IES na qual ainda exerceu a Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Gerência dos Cursos de Pós-graduação e a Coordenação do Núcleo de Estudos Acadêmicos; foi Diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e Conselheiro eleito do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo; pesquisador do grupo de pesquisa CNPq "Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura - CONJUSCS", da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
Advogado pela USCS. Foi por 12 anos vereador na cidade de São Caetano do Sul. Atuou também como Assessor de Desenvolvimento Econômico da mesma cidade e Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Participou do Comitê Executivo do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de São Paulo e da Câmara Temática de Transporte Metropolitano.
Cientista social, mestre e doutor em Ciência Política pela USP. Pós-doutorado na FGV-SP em Administração Pública. Head de educação do CLP, coordenador do Master em Liderança e Gestão Pública do Instituto Singularidades em parceria com o CLP, e coordenador do curso de especialização em Ciência Política da FESP-SP. Analista Político da 4E Consultoria Econômica. Comentarista político da Rede Vida de TV, entrevistador da plataforma Um Brasil, coordenador do blog Legis-Ativo do Estadão, onde também apresenta seu podcast e colunista do Virtú News, Revista Problemas Brasileiros e do Broadcast Político da Agência Estado. Conselheiro da Fundação Konrad Adenauer, da LegislaBR, do Politize e diretor do Movimento Voto Consciente.
Apaixonada pela evolução das pessoas provocando transformações na forma de agir e pensar Lucedile Antunes é especialista no desenvolvimento de soft skills que são as competências comportamentais, mentora, palestrante e fundadora da L. Antunes Consultoria & Coaching. Coautora de diversos livros e artigos sobre desenvolvimento humano e organizacional, dentre eles Coaching Mude seu Mindset, Profissional de Alta Performance e Bussola da Gestão e idealizadora do livro “Soft Skills – Competências essenciais para os novos tempos”, publicado pela Literare Books Internacional e reconhecido um Best-Seller em 2020 pela Revista VEJA. Coach com credenciamento internacional pelo International Coach Federation (ICF) e interventora da Human Code na ferramenta de mapeamento humano. Professora de cursos de especialização no IMT e na FEI.
Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá - IMT, Pós Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP, Mestrado em Engenharia Automotiva pela USP, Auditor Líder ISO 9001 e DFSS Master Black Belt, Michel Musulin é um Profissional que sempre trabalhou nas empresas com a visão Colaborativa, de Melhoria Continua, Engajamento e Prática da Alta Performance. É especialista em Planejamento e Gestão com experiência adquirida em mais de 10 países, podendo contribuir com o aprendizado nos temas: Desenvolvimento de Produtos, Gestão da Qualidade, Planejamento e Design For Six Sigma; tendo sido reconhecido como Jovem Talento da Indústria pela SAE em 2010.É Fundador da Musulin Gestão Administrativa, empresa especializada em serviços de Reestruturação Organizacional, Implementação de Gestão da Qualidade, Otimização de Processos, Desenvolvimento de Talentos e Revitalização de Portfolio e nos últimos 2 anos coordenou a construção do Plano de Governo do PSD para a cidade de São Caetano do Sul, aplicando conceitos modernos de Planejamento e Gestão para o Setor Público.