Mobilidade Autônoma Elétrica

O curso de aperfeiçoamento cobrirá a atualidade das duas áreas mais representativas e inovadoras: a eletrificação e veículos autônomos pilares recentes da inovação e tecnologia da engenharia automotiva na convergência das novas formas da mobilidade. 

O curso de Aperfeiçoamento "Mobilidade Autônoma Elétrica" com 240 horas é composto por dois módulos de 120 horas cada: Mobilidade Autônoma e Conectividade (120h) e Veículos Híbridos e Elétricos (120 h).

Objetivo

Cobrir todos os aspectos técnicos e legais das áreas de conhecimento, foco em novos conteúdos na complementação da formação dos engenheiros atuantes e que desejam dominar as novas tecnologias nas áreas desse conhecimento específico.

Diferencial

Única formação combinada focado para engenheiros automotivos e demais especialistas ministrada de forma objetiva a realidade do mercado.

Público-Alvo

Engenheiros, Tecnólogos, profissionais da Indústria automotiva interessados no domínio da inovação e tecnologia presente e em implantação na mobilidade.

Mais Informações

Início do Curso
Agosto de 2020

Dias e Horários de aula
Módulo: Mobilidade Autônoma e Conectividade - Terças e quintas-feiras das 19h às 22h30
Módulo: Veículos Híbridos e Elétricos - Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30 

Investimento por Módulo (120 horas)
Matrícula
O valor correspondente ao desconto por período (somente matrícula) é concedido de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Mensalidades
5 parcelas de R$ 1.580,00

Até 30 de junho R$ 1.280,00 
Até 31 de julho R$ 1.380,00 
Após 31 de julho R$ 1.580,00

DESCONTOS

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2019: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Veja opção de financiamento
por módulo
Taxa de Reserva: R$280,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito.
Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

 

 

Coordenação

Ricardo Takahira

Engenheiro Eletricista, Técnico Eletrônico com mais de 30 anos de experiência nas áreas automotiva e Automação: Instrumentação Industrial, TI industrial e Informática com projetos de periféricos de computador, localização de Manufatura, microcomputadores, Projetos na lei de Informática, Treinamento e Suporte, Automotivo, Educação, Projetos Fomentados.

Wanderlei Marinho

Engenheiro Eletricista pela Universidade Santa Cecília. Especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Curso: Business and Management for International Professionals na University of California, Irvine - EUA. Curso: Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA. Curso: Executive Program on Project Management na The George Washington University School of Business em Washington DC - EUA. Membro do Project Management Institute - PMI-EUA, e PMI Chapter São Paulo. Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - EUA. Membro da Society of Automotive Engineers - SAE - Brasil, onde atua no Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT.

Módulos do curso

Mobilidade Autônoma e Conectividade

Aspectos da Infraestrutura das cidades e estradas para Veículo Autônomo

8 h

Franco entendimento de Mapas Digitais (para planejamento de percurso e recursos para localização de precisão), Intelligent Transport Systems - ITS, V2X (V2I, V2V, V2G, V2E, IoT, IoTT) Telecom OTA - Over the Air, Smart Cities. Conectividade para V.A.: GSM, DSRC, 5G. Analisar Aspectos de Cyber segurança.

Fundamentos de Dinâmica Veicular para Veículos Autônomos

8 h

Entendimento e reforço para base da robótica probabilística focando na Dinâmica Longitudinal, lateral, Sistemas de chassi, freio, direção, freio, pneu. Sistemas de estabilidade: Curvas, Manobras e Frenagem.

Fundamentos de Inteligência Artificial para Veículos Autônomos

28 h

Entender os fundamentos da Inteligência Artificial, e seus desdobramentos em Machine Learning, Deep Learning e redes neurais para Veículos Autônomos. Introdução ao Phyton.

Hardware e Ferramentas para Veículos Autônomos

24 h

Focando o entendimento dos componentes de hardware do carro autônomo, muitas vezes já presente no ADAS – Advanced Driver Assistance System, Níveis de Automação SAE J3016, Funcional Safety: ISO 26262. Visão Computacional, Sistemas de Visão (Estéreo, localização de objetos), Sensoriamento: Lidar, Radar, Sonar, câmeras. Calibração de sensores: Precisão, linearidade e sincronização. Sensor Fusion. Atuadores: aceleração, Direção e freio. Modelagem de atuadores, Simulação (i.e., Simulink) Plataformas de HW: ECUs, CPUs, DSP, FPGA, GPUs. HIL - Hardware in the Loop, SIL Hardware e Software in the Loop Redes de Comunicação: CAN, LIN, Flexray, Ethernet.

Integração de Sistemas

8 h

Visão sistêmica de Integração HW+SW+IA. Uso de Simuladores (i.e. Carla, LGSVL).

Marco Regulatório e Políticas Públicas

4 h

Conhecer o cenário internacional e necessidades locais para Regulamentação: Normas Internacionais, Marco Regulatório Brasileiro (Oportunidades e Desafios). Introdução ao direito de novas tecnologias. Aspectos jurídicos dos veículos autônomos.

Software e Ferramentas para Veículos Autônomos

24 h

Entendimento específico das ferramentas de Software para o Autônomo. Percepção, Sensoriamento: interpretação de cenários com Visão Computacional, Localização de Precisão, processamento dos sinais do Sensor Fusion pelo SW, Odometria, Localização (SLAM), Definição de Percurso (Path), planejamento da Rota Controle do Movimento, Nível de controle Básico (Low Level Control) A tarefa da direção, Modelamento do sistema, ROS-Robotic Operational System, Estrutura Básica, Robótica Probabilística, Exemplos de Rotinas com o Pacote ROS, Simuladores para V.A.

Workshop: Testemunhal de Projetos, Mentoria para o Projeto final em M.A. (Simulador)

16 h

Suporte na experimentação de conhecimento adquirido por projetos e trabalho final. Desenvolvimento pelos alunos de casos práticos relacionados à mobilidade autônoma com a mentoria dos Professores. Apresentação final pelos alunos.

Veículos Híbridos e Elétricos

Eletrônica de Potência Automotiva para Veículos Híbridos e Elétricos

16 h

A disciplina abordará os conceitos e aplicações da eletrônica de potência automotiva. As principais características e topologias dos conversores de potência aplicados aos sistemas de energia e de propulsão elétrica automotiva. Os principais componentes e sistemas eletrônicos de potência, aplicação e operação.

Estado da arte dos Veículos híbridos e Elétricos

4 h

Visão moderna da mobilidade elétrica. Serão destacados os principais aspectos relacionados a eletrificação veicular automotiva. O estado da arte e as arquiteturas de propulsão elétrica, sistemas de carregamento, desafios e tendências.

Modelagem e Simulação computacional de Veículos Híbridos e Elétricos

20 h

Entender os conceitos e aplicações da Modelagem e Simulação Computacional de Veículos Híbridos e Elétricos. Modelagem computacional das arquiteturas automotivas eletrificadas utilizando softwares de apoio ao desenvolvimento.

Motores elétricos para propulsão elétrica automotiva

16 h

Entender os conceitos e aplicações dos principais motores elétricos aplicados na propulsão elétrica automotiva. Motores de indução, de imãs permanentes e motores especiais aplicados a propulsão elétrica automotiva. Aspectos da modelagem computacional de motores elétricos aplicados à área automotiva.

Padrões e Normas, Homologação, testes e certificação de Veículos Híbridos e Elétricos

12 h

Entender os conceitos de padrões, normas e testes aplicáveis aos Veículos Híbridos e Elétricos. Homologação e testes de veículos híbridos e elétricos, aspectos de segurança e manutenção do sistema de carregamento.

Sistemas de armazenamento, conversão de energia e carregamento de energia para Veículos Híbridos e Elétricos

24 h

Entender os conceitos e aplicações dos principais sistemas de armazenamento, conversão de energia e carregamento de energia utilizados na propulsão elétrica automotiva. Aspectos principais das baterias de Íons de Lítio, carregamento, refrigeração e operação. Sistemas de carregamento de baterias - Battery Management Systems, tendências em sistemas de energia incluindo as células de combustível a hidrogênio e conceitos de Sistemas Integrados de suprimento de Energia - Smart Grid.

Sistemas elétricos e eletrônicos Embarcados na área automotiva

28 h

Entender os conceitos e aplicações dos principais sistemas eletrônicos embarcados na área automotiva. Sistemas elétricos e eletrônicos automotivos atuais, envolvendo sistemas de segurança ativa e passiva. Sistemas ABS, TCS e de Estabilidade - ESP entre outros. Advanced Drive Assistance Systems - ADAS, redes de comunicação automotiva, sistemas V2X, e tecnologias de Veículos Autônomos.

Corpo Docente

Alessandro de Oliveira Santos

Técnico em Eletroeletrônica formado pela ETE Jorge Street; Engenheiro Eletricista formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia; Mestre em Engenharia de Sistemas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente, Professor Convidado Titular da cadeira de Eletrônica de Potência e responsável pelas disciplinas: Motores e Acionamentos Elétricos; Instrumentação e Automação; Instalações Elétricas Residenciais, Prediais e Industriais, lecionadas pelo Instituto Mauá de Tecnologia; Gerente do Departamento de Engenharia e responsável pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa POLITRON Indústria Nacional de Máquinas e Componentes Eletrônicos Ltda. Especialista nas áreas de Engenharia Elétrica, com experiência de projetista, instalador e técnico de manutenção de campo, desde 1994.

Alexsander Tressino de Carvalho

Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela POLI-USP. Graduado em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos pela FATEC. São Paulo Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em sistemas embarcados automotivos em desenvolvimento de rastreadores e monitoramento veicular, atuando como engenheiro pela empresa Onetelecom. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia e integrante do grupo de pesquisa em sistemas mecatrônicos, com pesquisa voltada para veículos híbridos e autônomos e responsável pelas disciplinas de SmartGrids, Sistemas Mecatrônicos Automotivos e Sistemas Veiculares Híbridos

Claudio Crivellaro

Graduado em Engenharia Elétrica – Ênfase Automação e Controle pela Universidade de São Paulo (1993). CAEG pela Fundação Getúlio Vargas (1999). Doutorado em Engenharia Mecânica pela USP (2008). Atualmente é pesquisador da área de veículos autônomos elétricos (AMRs industriais e agrícolas). Aplica nesta área ferramentas baseadas em técnicas de “Deep Learning” e “Reinforced Learning”. Apresenta também experiência nas áreas de dinâmica veicular, identificação de sistemas dinâmicos, modelagem matemática de sistemas, teoria de controle (clássico, moderno e robusto), dimensionamento de estruturas para sistemas mecânicos dinâmicos, sistemas de suspensão ativa/semi-ativa, desenvolvimento de atuadores semi-ativos baseados em fluidos magneto-rheológicos.

Eduardo Lobo Lustosa Cabral

Doutor em Dinâmica dos Sistemas e Controle pelo Massachusetts Institute of Technology. Mestre em Tecnologia de Reatores Nucleares pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Graduado em Engenharia Mecânica pela USP. Professor da Escola Politécnica da USP e do Instituto Mauá de Tecnologia. Atua nas áreas de inteligência artificial, redes neurais e dinâmica e controle de sistemas.

Fabio Delatore

Formado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário FEI, Mestre em Engenharia Química pela UNICAMP e Doutor em Engenharia Elétrica pela POLI/USP. Professor com quinze anos de experiência, lecionando em cursos de graduação em engenharia nas áreas de eletrônica automotiva e de controle de sistemas & servomecanismos. Além disso, é coordenador da equipe de Formula SAE Elétrico do Centro Universitário FEI, colaborando com o desenvolvimento do powertrain, do pack de baterias e na modelagem do veículo.

Fernando Malvezzi

Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.

Gehard Ett

PhD em Energia / Materiais pela USP / IPEN. Químico e Eng. Químico pela Universidade Mackenzie e Mecânico de Aeronaves, EMA. Especializações em Eletrólitos de sais fundidos com  professor Jacques Dr. BOUTEILLON  da Universidade de Grenoble, França e professor Dr. Harmut Wendt da Technische Universität Darmstadt, Alemanha; "Industrial production of lithium-ion pouch cells" - Fraunhofer Institute ISIT - Alemanha (2017); "Gerenciamento de Projetos"  - Instituto de Pesquisas Tecnológicas  - IPT (2016); "Gestão da Inovação"  - Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT (2015); "Gasification" - Technische Universität Bergakademie Freiberg, Alemanha (2011); "Thermal Spray" - ASM, Estados unidos (1990) e "Curso de combustão"- IPT (2013). Fundador da Start-up Electrocell e Anod-arc; coordenador da ABNT, gerente e chefe do Laboratório de Engenharia Térmica no IPT  (2011-2017) e professor convidado da USP (PECE e POLI) e IEE (USP). Atualmente professor do Centro Universitário FEI, vice-presidente da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI) e presidente do conselho da ABH2 (Associação Brasileiro do Hidrogênio).

Jeferson de Brito Coura

Engenheiro Eletricista pelo Centro Universitário FEI. Mestrando em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário FEI, linha de pesquisa dinâmica e controle. Integrante da equipe Fórmula FEI Elétrico do Centro Universitário FEI por sete anos, atuando na pesquisa, desenvolvimento e construção do sistema de armazenamento de energia e dos sistemas de gerenciamento e proteção do veículo.

Murilo Zanini de Carvalho

Possui graduação em Tecnologia Eletrônica - ênfase em Automação Industrial pela Faculdade de Tecnologia de São Bernardo do Campo (FATEC-SBC) em 2009 e em Tecnologia Mecatrônica pela Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica em 2011, com mestrado em Engenharia da Informação pela Universidade Federal do ABC (UFABC, Santo André, SP) em 2012. Atualmente é professor no Instituto Mauá de Tecnologia e na Faculdade de Tecnologia de Santo André. Tem experiência na área de Ciência da Computação, Robótica e Mecatrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: Programação de Dispositivos Móveis Nativos e Híbridos, Paradigmas de Programação, Algoritmos e Estrutura de Dados, Robôs Móveis, Sistemas Multi Robóticos, Sistemas Embarcados, Dispositivos Inteligentes, Aplicações com Internet das Coisas , Inteligência Artificia e Aprendizado de Máquina.

Pedro Pereira de Paula

Engenheiro Eletricista, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Pós-Doutorado no Laboratoire d’Electrotechnique de Grenoble, França (2004). Foi Engenheiro do IEE-USP, do IPT. Foi professor Titular de Engenharia Elétrica da Unicsul e Pesquisador convidado do LMAG/EPUSP. Atualmente é engenheiro do CTMSP-Centro Tecnológico da Marinha em SP, Professor do Curso de Engenharia de Soldagem (Pós-graduação) no PECE/EPUSP e consultor em projetos de aplicações especiais de máquinas elétricas.

Ricardo Takahira

Engenheiro Eletricista, Técnico Eletrônico com mais de 30 anos de experiência nas áreas automotiva e Automação: Instrumentação Industrial, TI industrial e Informática com projetos de periféricos de computador, localização de Manufatura, microcomputadores, Projetos na lei de Informática, Treinamento e Suporte, Automotivo, Educação, Projetos Fomentados.

Rodrigo Koji Nishigasako

Engenheiro Eletricista pela UNESP; Mestrando em Microeletrônica, pela POLI-USP; Especialização em EV / PHEV / HEV. Atua há mais de 12 anos na área de engenharia automotiva, General Motors do Brasil-GM e na Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Responsável no desenvolvimento de produtos nas áreas de veículos autônomos (V2V, V2X, V2I), veículos elétricos e híbridos, veículos a hidrogênio e eficiência energética (coordenador do INOVAR Auto), além de soluções inovadoras na qual possui uma patente de inovação internacional (USPTO Patent #20110025584). Engenheiro especialista em Homologação / Regulamentação de EV / VEH / PHEV e soluções de eficiência energética.

Wanderlei Marinho

Engenheiro Eletricista pela Universidade Santa Cecília. Especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Curso: Business and Management for International Professionals na University of California, Irvine - EUA. Curso: Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA. Curso: Executive Program on Project Management na The George Washington University School of Business em Washington DC - EUA. Membro do Project Management Institute - PMI-EUA, e PMI Chapter São Paulo. Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - EUA. Membro da Society of Automotive Engineers - SAE - Brasil, onde atua no Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT.

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