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Início
Março de 2022
Investimento
Matricula + 5 parcelas de R$ 1.675,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
Horário

Módulo: Dinâmica Veicular e Sistemas de Chassi - Segundas e quartas-feiras das 19h às 22h30
Módulo: Sistemas de Propulsão de Veículos- Terças e quintas-feiras das 19h às 22h30

Engenharia Automotiva - Dinâmica Veicular, Sistemas de Chassi e Propulsão

O curso de Aperfeiçoamento é composto por dois módulos de 120 horas cada: Dinâmica Veicular e Sistemas de Chassi (120h) e Sistemas de Propulsão de Veículos (120 h).

Diferencial

Os docentes dos cursos de pós-graduação do Instituto Mauá de Tecnologia possuem sólida formação acadêmica e destacada atuação em empresas-líderes do setor. As aulas são presenciais, em modernos ambientes de aprendizagem que valorizam a aplicação dos fundamentos teóricos em ensaios em laboratórios, específicos para a área automotiva.

Objetivo

Abordar conceitos de powertrain, dinâmica veicular, sistemas de freio, suspensão e direção, capacitando o profissional para atuar no segmento automotivo tanto na área técnica como gerencial.

Público-alvo

Engenheiros e tecnólogos que atuam ou pretendem atuar no segmento automotivo.

Carga Horária

240

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Até 30 de outubro R$ 1.280,00
Até 30 de novembro R$ 1.380,00
Até 30 de dezembro R$ 1.420,00
Após 30 de dezembro R$ 1.675,00

Veja opção de financiamento
por módulo

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2021: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Investimento

Matricula + 5 parcelas de R$ 1.675,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

Taxa de Reserva: R$280,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

*Valor da parcela já atualizado para o ano de 2022

São Caetano do Sul

Curso In Company Mais Informações

Coordenador

Abrir informações do corpo docente
Fernando Malvezzi
Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.

Módulos de cursos



Dinâmica Veicular
36h
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Desenvolver os fundamentos de dinâmica longitudinal, lateral e vertical. Simulação do comportamento dinâmico do veículo durante realização de manobras.

Gestão de Projetos de Inovação Tecnológica na Indústria Automotiva
28h
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Estudar a gestão e estratégias de inovação na empresa. Inovação e internacionalização. Projetos transnacionais e mapas tecnológicos para identificar as tecnologias estratégicas.

Sistemas de Freios
32h
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Estudar e dimensionar o sistema de freio e seus componentes, bem como sua integração com o veículo.

Sistemas de Suspensão e Direção
36h
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Estudar e analisar o desempenho dos sistemas de suspensão e direção, bem como sua integração com o veículo.

Motores de Combustão Interna I
24h
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Desenvolver os fundamentos dos Motores de Combustão Interna. Estudo de componentes, combustão em motores alternativos, formação de mistura e sistemas de ignição.

Motores de Combustão Interna II
24h
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Apresentar os ensaios e curvas características de MCI, bem como novas tecnologias para redução de emissões de poluentes.

Projetos e Atividades no LAB de Engenharia Automotiva
12h
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Consolidar conceitos de motores de combustão interna e de sistemas de transmissão por meio de atividades baseadas na metodologia PBL.

Sistemas de propulsão de veículos híbridos e elétricos
12h
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Apresentar os fundamentos da propulsão de veículos elétricos e híbridos.

Sistemas de Transmissões
24h
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Apresentar os sistemas de transmissão manual e automática e metodologia para dimensionamento de componentes.

Vibração e Acústica em Sistemas de Propulsão
24h
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Apresentar os conceitos básicos de vibrações e acústica, bem como equipamentos para medição e processamento digital de sinais.

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Alexsander Tressino de Carvalho

Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela POLI-USP. Graduado em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos pela FATEC. São Paulo Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em sistemas embarcados automotivos em desenvolvimento de rastreadores e monitoramento veicular, atuando como engenheiro pela empresa Onetelecom. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia e integrante do grupo de pesquisa em sistemas mecatrônicos, com pesquisa voltada para veículos híbridos e autônomos e responsável pelas disciplinas de SmartGrids, Sistemas Mecatrônicos Automotivos e Sistemas Veiculares Híbridos.

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André de Oliveira

Mestre em Ruído e Vibrações e Engenheiro Mecânico pela universidade Feredal de Santa Catarina. Atualmente é Gerente de Serviços de Engenharia na Siemens Industry Software.

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Celso Argachoy

Doutor e Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA. Pós-Graduado em Administração de Empresas. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Trabalhou na área de Desenvolvimento de Produtos da Mercedes-Benz e da MWM-International. Gerente Consultor de Engenharia na indústria de Motores Cummins.

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Clayton Barcelos Zabeu

Doutor, Mestre e Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica USP. Especialista em Gestão Empresarial pela FGV/SP. Atualmente é pesquisador da Divisão de Motores e Veículos do IMT, tendo passado pelo IPT, Ford, Mahle Metal Leve, Sygma Motors, Vale Souluções em Energia e Global Research Center da GE.

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Fernando Malvezzi

Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.

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Luiz Antonio Bloem da Silveira Junior

Doutorando em Administração na USP. Mestre em Ciências pela USP. MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA. Especialista em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela USP.

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Marco Antonio Colosio

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade UMC em 1994, mestrado em Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em tecnologia pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2003) e pós Doutorado pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP. Atualmente é professor do curso de Engenharia dos Materiais do Centro Universitário Fundação Santo André, Professor de pós graduação do Instituto de Tecnologia Mauá; Gerente Técnico da Engenharia de Produtos da GM, membro do conselho CCTM do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, relator de normas NBR de aços da Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede, Diretor da Regional da SAE BRASIL - Society of Engieering Automotive e membro do comitê da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - BRDDRG . Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Automotiva - Gestão de Inovações, atuando principalmente na metalurgia, usinagem, processamento dos materiais e aços avançados.

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Rafael Tedim Terra

Mestre em Engenharia Mecânica pela POLI-USP, Graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp. Atua nas definições de arquitetura de componentes de suspensão, avaliação virtual em multicorpos de dinâmica veicular.

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Roger Tadeu Gondim Guilherme

Mestre em Engenharia Automotiva pela USP. Graduado em Engenharia Aeronáutica pelo ITA. Atua há mais de 20 anos em Engenharia do Produto, com temas referentes a projetos e aplicações de motores e transmissões. Atualmente é gerente da área de pré-desenvolvimento de Powertrain na Volkswagen, atuando principalmente em trabalhos visando à melhoria da eficiência energética e redução de emissão de CO2.

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Silvia Faria Iombriller

Doutora, Mestre e graduada em Engenharia Mecânica pela USP. Atuou por mais de 20 anos no desenvolvimento de sistemas de freios, sendo há mais de 10 anos Coordenadora do CB-05 - Grupo de Freios da ABNT. Atualmente é Supervisora de Desenvolvimento de Novas Tecnologias em Chassis para a América do Sul na Ford.