Sistemas Particulados

Grupo de Pesquisa: Sistemas Particulados.

Local: Laboratórios de Sistemas Particulados (Plantas Piloto dos Blocos I, J e Laboratório I-16)

Professores pesquisadores:

Prof. Dr. Edison Paulo De Ros Triboli (triboli@maua.br)
Profa. Dra. Kaciane Andreola (kaciane.andreola@maua.br) - Interlocutor
MSc. Lilian de Cassia Santos Victorino (lilian.cassia@maua.br)
Profa. Dra. Luciane Franquelin Gomes de Souza (luciane.souza@maua.br)
Prof. Dr. Marcello Nitz (nitz@maua.br)
Profa. Dra Tatiana Guinoza Matuda Masaoka (tatianamatuda@maua.br)

Descrição: O grupo de pesquisa em sistemas particulados desenvolve trabalhos na área de fluidodinâmica, secagem convectiva, liofilização, aglomeração e recobrimento de partículas, com ênfase em aplicações nas indústrias química, alimentícia e farmacêutica. Os principais equipamentos utilizados nos estudos são: secador de bandejas para obtenção de dados de cinética de secagem de materiais, leito fluidizado de seção retangular que também pode operar no regime de pulso-fluidização, leito fluidizado tipo Wurster de seção circular para operação de recobrimento de partículas e aglomeração, secador semi-industrial tipo "spray-dryer" com disco atomizador e liofilizador. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo versam sobre a determinação da cinética de secagem de materiais, desenvolvimento de produtos em que a operação de secagem é parte fundamental do processo, desenvolvimento de formas farmacêuticas de liberação modificada com base em pellets, aglomeração de proteínas com compostos bioativos de polpa de fruta para a obtenção de pós instantâneos e liofilização de polpas de frutas.

Principal linha de pesquisa: Aplicação de secadores em estudos de fluidodinâmica, secagem, liofilização, recobrimento e aglomeração de partículas.

Principais projetos de pesquisa

  • Processo de aglomeração de proteínas vegetais em leito fluidizado utilizando polpa de açaí: obtenção de um pó proteico instantâneo enriquecido com compostos bioativos.
  • Estudo do processo de aglomeração em leito fluidizado e de secagem em spray dryer para obtenção de pós alimentícios proteicos com compostos bioativos.   
  • Diagrama de estados das polpas de açaí e acerola liofilizadas.