Reconhecimento tem como foco trabalhos acadêmicos na área de Gestão da Infraestrutura de Transportes

São Paulo, setembro de 2019 - O Instituto Mauá de Tecnologia teve um dos seus professores do curso de Engenharia Civil reconhecido na 4.ª edição do Prêmio Cátedra Abertis-USP de Gestão de Infraestrutura de Transportes. Promovida pela Abertis - um dos principais grupos internacionais em gestão de infraestruturas para a mobilidade e as comunicações -, Fundação Abertis e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), a premiação contempla trabalhos acadêmicos na área. Com a tese intitulada Modelos e métodos para estudos de configurações de redes logísticas, o prof. Cauê Sauter Guazzelli foi o vencedor na categoria Doutorado.

"A tese trata do problema de configuração de redes logística, em que são consideradas como decisões, a quantidade e a localização de instalações logísticas e a definição da alocação de clientes a essas instalações", explica o professor da Mauá. O trabalho tinha como objetivo apresentar modelos e métodos científicos que utilizam técnicas de pesquisa operacional, inteligência artificial e ferramentas de geoprocessamento, para fornecer suporte matemático às etapas fundamentais de projetos de desenho de malha.

Cauê destaca que o prêmio tem tido um papel importante no incentivo às pesquisas no segmento de transportes. "Para mim, representa um grande reconhecimento de todo o esforço na busca de avançar o estado da arte e da ciência. Reforça o que eu já acreditava, de que é possível fazer pesquisa de alto nível no Brasil", afirma.

Podem concorrer aos prêmios, as teses de doutorado e dissertações de mestrado apresentados e defendidos em programas de pós-graduação brasileiros reconhecidos pela CAPES, resultantes de pesquisas desenvolvidas em Universidades, Centros de Pesquisas e Instituições brasileiras, ou em conjunto com Instituições estrangeiras.

A participação no edital brasileiro implica, automaticamente, na participação dos premiados no edital internacional, que reúne os ganhadores dos países membros da rede de Cátedras Abertis, entre eles Brasil, Espanha, França, Porto Rico e Chile.


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