A premiação tem abrangência nacional; neste ano, o desafio foi criar um projeto de uma segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai

São Paulo, setembro de 2020 - O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), por meio dos alunos do curso de Engenharia Civil, foi a única instituição particular entre as três primeiras colocadas no 2.° Concurso CBCA para estudantes de Engenharia 2020. Os estudantes foram desafiados a criar um projeto estrutural e um esquema de montagem de uma ponte rodoviária de aço ou mista de aço e concreto. Neste ano, o  concurso desafiou os participantes a elaborarem um projeto de uma segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai em Foz do Iguaçu.

O concurso tem abrangência nacional e é direcionado para estudantes de Engenharia Civil com o suporte de um professor-orientador. "A nossa equipe fez um projeto de uma ponte em arco utilizando predominantemente o aço para vencer um vão de 495 m e uma extensão total de 760 m. Os alunos tiveram de buscar conhecimento em todas as disciplinas, desde o primeiro ano da faculdade até o último ano, mesmo a maioria dos integrantes já estar no penúltimo ano da graduação", comenta Fábio Prado, professor de Engenharia Civil da Mauá e orientador dos alunos que participaram do concurso.

Esse tipo de evento é muito importante para os alunos se desenvolverem tecnicamente, fazendo com que pesquisem sobre assuntos que complementam o que é aprendido na sala de aulas. Além do ganho técnico, os alunos não fazem o projeto sozinhos, ou seja,  eles precisam trabalhar em equipe, algo que se assemelha à vida profissional. "O melhor projeto é aquele que reúne diversas características, como beleza, custo, funcionalidade e segurança", completa o prof. Fábio.

Julgamento

O concurso visa apoiar o desenvolvimento da Engenharia Civil por meio das disciplinas de estruturas metálicas e pontes, fundamental para o futuro da infraestrutura do País.  O júri avalia, especialmente, o correto e a melhor utilização do aço, tanto nos aspectos estruturais e estéticos quanto nos aspectos construtivos de fabricação, transporte e montagem.

A equipe vencedora, além dos prêmios previstos, participará do 23.° Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural (ENECE 2020), importante evento promovido anualmente pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE).

Informações para a Imprensa
RPMA Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia
Rodrigo Santos (rodrigo.santos@rpmacomunicacao.com.br) (11) 5501.4637
Leticia Moreira (leticia.moreira@rpmacomunicacao.com.br)