De 21 a 26 de setembro, os inscritos poderão participar de atividades práticas, tais como: aprender a programar robôs, criar um projeto de Usina Solar Fotovoltaica Residencial, além de participar de uma oficina sobre o Administrador do Futuro

São Paulo, setembro de 2020 - Tradicionalmente, o Mauá Hands on é um evento  do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) que faz parte do calendário dos vestibulandos e tem como principal objetivo proporcionar vivências práticas que possam auxiliar os estudantes do Ensino Médio na escolha do curso de graduação que pretendem fazer. Neste ano, em consequência da pandemia de Covid-19, o evento será, pela primeira vez, totalmente on-line, no formato Webinar com oficinas e interações práticas, ao vivo, de 21 a 25,09 - das 14 h às 20 h - e 26.09  - das 10 h às 16 h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo  site  handson.maua.br.

A programação traz oportunidades que vão ao encontro da realidade dos cursos de Engenharia (Alimentos, Civil, Computação, Controle de Automação, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Produção e Química),  Administração e Design. Ana Beatriz Grimaldi, Gerente de Marketing da Mauá, conta que o Hands On está sendo preparado para que, mesmo a distância, os vestibulandos entrem em contato com a cultura da instituição.

"O evento permite que os estudantes, por meio de experiências práticas e envolventes, conheçam melhor os diferenciais dos cursos e tenham uma amostra da vida universitária e da profissão a que almejam. É uma boa oportunidade para esclarecer dúvidas sobre as áreas de Engenharia, Administração e Design, além de poderem conhecer a excelente qualidade da Mauá".

Programação: Oficinas e atividades extras

A programação do Mauá Hands On de 2020 conta com mais de 20 iniciativas, entre oficinas e atividades extras.

Abaixo alguns destaques da programação:

  • Aprendendo a Programar Robôs - oficina desenvolvida pela Engenharia de Controle e Automação na qual o visitante poderá conhecer um ambiente virtual para a simulação de robôs móveis. Os participantes aprenderão como programar um robô móvel para fazer tarefas simples de movimentação, num ambiente bem real e fiel ao comportamento dos robôs verdadeiros. Essa atividade será o pontapé inicial para você,  que deseja aventurar-se no universo da robótica.
  • Projeto de uma Usina Solar Fotovoltaica Residencial - trata-se de uma oficina criada pela Engenharia Elétrica, com a aplicação de uma Usina Solar Fotovoltaica. Atualmente, as fontes de energia renováveis estão apresentando um crescimento significativo na matriz energética do Brasil e do mundo. Energia solar fotovoltaica é a fonte de energia que mais cresceu nos últimos anos no mundo, embora ainda tenha pouca representatividade na matriz energética. Pensando nessa importante fonte de energia, os participantes desta oficina terão a oportunidade de aprender a fazer um projeto de uma usina solar fotovoltaica para sua residência.
  • O Administrador do Futuro - nesta oficina, direcionada para os interessados no curso de Administração, serão aplicados conceitos da Administração com a solução de um desafio que será dado aos participantes. Em grupos de até 4 pessoas, após a apresentação do desafio, os participantes terão 10 minutos para discussão e tomada de decisão. A solução apresentada será avaliada pelos professores que estarão aplicando a oficina. Nessa atividade, o participante poderá entender um pouco mais sobre a área de atuação de um Administrador e suas habilidades.
  • Competição de Pontes Virtuais - nesta oficina, os participantes vivenciarão um pouco os desafios que um Engenheiro Civil enfrenta no dia a dia. Por meio de um programa, eles terão de projetar uma ponte com o menor custo possível, seguindo um conjunto de especificações.  No final, as pontes serão avaliadas.
  • A Engenharia na Indústria de Alimentos: desafios para o Futuro - a Engenharia de Alimentos preparou uma atividade na qual os inscritos conhecerão a área de atuação do Engenheiro de Alimentos e divididos em grupos participarão de jogos e dinâmicas que abordarão temas sobre como a Engenharia de Alimentos contribui para garantir o futuro da alimentação mundial.  Após os debates gerados em torno do tema, os grupos farão uma breve apresentação sobre o que foi discutido na equipe.

Atividades  Extras

  • Criação de Aplicativos com o MIT app Inventor - após breve explicação sobre a ferramenta, os alunos criarão um jogo simples usando o MIT App Inventor.
  • Lançamento Oblíquo - nesta atividade,  os participantes terão contato com a cinemática do movimento em duas dimensões, por meio do estudo do lançamento oblíquo de uma bolinha de aço de um canhão que estará no Laboratório de Física 1 da Mauá. Essa atividade será dividida em duas partes: Parte 1 - estudo da teoria de cinemática do movimento no plano e suas aplicações em Engenharia. Parte 2 - análise de um vídeo do movimento do lançamento da bolinha, utilizando-se um programa de análise de imagens (software TRACKER). No final da oficina, os participantes serão capazes de fazer um vídeo, com o celular, e utilizar o programa TRACKER para analisar o movimento.
  • Jogo Sustentável - trata-se de uma atividade em que os participantes recriam um ambiente de negociação ambiental similar ao que ocorre em negociação para acordos climáticos. Assim, devem promover negociações para ações que visem à sustentabilidade do planeta. Numa negociação, as variáveis de poder, tempo e informação influenciam diretamente o processo de tomada de decisão. O objetivo deste jogo é promover a reflexão sobre o comércio, o trabalho em equipe e a influência dos seres humanos no desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

Oficinas para os professores

O Hands On de 2020 também traz uma programação especial para os professores do Ensino Médio. Em 26.09, às 8 h 45, haverá duas opções de oficinas:

  • Design Thinking para Educadores - a oficina tem o objetivo de apresentar e aplicar a abordagem do Design Thinking utilizando seus conceitos, princípios, valores, metodologia e ferramentas para a solução de problemas e desafios na área educacional;
  • Ensino Híbrido - uma inovação disruptiva - a oficina tem o objetivo de apresentar e aplicar a abordagem do Ensino Híbrido utilizando seus conceitos, princípios, metodologia e ferramentas para a solução de problemas e desafios na área educacional.

Serviço

Evento: Mauá Hands on

Data: de 21 a 25.09 - das 14 h às 20 h - e 26.09  - das 10 h às 16 h

Meio: Webinar com workshops e interações práticas, ao vivo

Programação: handson.maua.br

Inscrições: a partir de 03 de setembro

Gratuito

Informações para a Imprensa
RPMA Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia
Rodrigo Santos (rodrigo.santos@rpmacomunicacao.com.br) (11) 5501.4637
Leticia Moreira (leticia.moreira@rpmacomunicacao.com.br)