O credenciamento significa que o laboratório atende aos padrões de equipamentos, documentação e protocolos de testes

São Paulo, dezembro de 2021 - O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) conta com um laboratório dedicado exclusivamente à análise de geossintéticos, desde 2019, quando foi inaugurado. Esse laboratório é usado tanto pelos alunos e professores do IMT, para fins didáticos e pesquisas quanto para prestação de serviços à indústria e comunidade em geral. Diante da qualidade, alta tecnologia e capacidade de realizar importantes testes, o laboratório foi acreditado internacionalmente pelo GAI-LAP para ensaios de geossintéticos.

O laboratório do IMT é o 1.° laboratório acreditado independente da América Latina. "Na prática, a acreditação GAI-LAP significa que o laboratório do IMT está habilitado para fornecer serviços de ensaios em geossintéticos atendendo a norma ISO 17015 e de acordo com as diretrizes do GAI-LAP, que verifica anualmente a manutenção das metodologias de ensaios, fornecendo ao cliente a segurança de serviços em conformidade com as normas vigentes", comenta o Engenheiro Civil e Professor Fernando Lavoie, responsável pelo laboratório.

A acreditação GAI-LAP foi uma estratégia de mercado do IMT para trazer segurança aos clientes contratantes de serviços de ensaios em geossintéticos, assegurando conformidade na execução dos ensaios. "Em 2021,  o IMT preparou-se para conquistar a acreditação internacional GAI-LAP, seguindo a tradição de laboratórios certificados no IMT. Com a acreditação, o laboratório ganha respaldo internacional na prestação desse tipo de serviço ao mercado".

Os geossintéticos são uma família de produtos industrializados constituídos por polímeros, sintéticos ou combinados com materiais naturais, utilizados em obras geotécnicas na Engenharia Civil e Ambiental para diversos fins, como: reforço estrutural; impermeabilização; drenagem; controle de erosão e filtração. A utilização de geossintéticos é bastante consolidada em empreendimentos como aterros sanitários, barragem e pilha de rejeitos, lagoas de efluentes, canais e proteção de encostas etc.


Informações para a imprensa

RPMA Comunicação
Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia

Rodrigo Santos - (11) 99354-5230
rodrigo.santos@rpmacomunicacao.com.br 

Vanessa Domingues - (19) 98301-0201
vanessa.domingues@rpmacomunicacao.com.br