A 26.ª edição do tradicional encontro dos formandos será de 06 a 08 de novembro, gratuita e aberta ao público em geral

São Paulo, outubro de 2020 - A Eureka, tradicional evento do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) chega a sua 26.ª edição, reconhecido na comunidade acadêmica e comunidade em geral por apresentar propostas e soluções dos formandos dos cursos de Engenharia, Administração e Design para diversos problemas da sociedade.

Devido à pandemia, neste ano o evento será totalmente on-line, por meio de lives, vídeos, plantões de dúvidas e banners, de 06 a 08 de novembro, totalmente gratuito e aberto ao público.  

Entre as propostas, inspiradas nas diretrizes dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (propostos pela ONU), os alunos vão apresentar projetos para potencializar e criar soluções para o meio ambiente, tais como:

* Shampoo vegano em cápsula

Vantagens: o shampoo vegano em cápsula é feito com um material biodegradável e atóxico que reduz, também, o volume de embalagens descartadas no meio ambiente.

*Estudo de ingredientes plant based no desenvolvimento de análogos à carne

Vantagens: os produtos veganos e vegetarianos estão, cada vez mais, ocupando espaço no mercado brasileiro. Pensando nas necessidades desses consumidores, bem como daqueles que buscam reduzir o consumo de proteína animal,o projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma revisão da literatura que promova o entendimento dos ingredientes que conferem textura e palatabilidade a produtos plant based análogos à carne.

Demonstração: é possível realizar a demonstração. Foram analisados dados de mercado, sustentabilidade, consumo e inovações tecnológicas, a fim de caracterizar o mercado plant based brasileiro, levando-se também em consideração as tendências e demandas do consumidor como o clean label e os "ingredientes naturais".

*Aproveitamento de subprodutos da indústria cafeeira

Vantagens: ao longo da cadeia produtiva do café surgem subprodutos muitas vezes ricos em compostos aromáticos, açúcares e cafeína, os quais apresentam alto potencial de aproveitamento. Este projeto tem como objetivo apresentar a transformação desses materiais em produtos alimentícios, criando e avaliando novas oportunidades de negócios, principalmente aos pequenos e médios cafeicultores.

Demonstração: o trabalho pode ser apresentado, mas não demonstrado, considerando-se a pandemia e o tempo de formulação dos produtos. O projeto foi inspirado em tentativas externas de reaproveitamento dos subprodutos da indústria cafeeira, mas adaptado ao mercado alimentar brasileiro.

*Reúso para recarga de aquífero (unidade geológica onde se infiltra e se armazena água)

Vantagens: um aquífero é uma unidade geológica onde se infiltra e se armazena água que pode ser utilizada como fonte de abastecimento. Geralmente, ao penetrar em camadas porosas, quase sempre de rochas sedimentares, a água passa por um processo de filtragem, tornando-se própria para consumo. O projeto visa apresentar o reúso da água tratada de esgoto como solução para a superexploração dos aquíferos.

Demonstração: não é possível, pois ainda serão realizados estudos de casos. Países como Singapura e Califórnia já utilizam água tratada de esgoto como fonte potável. Singapura faz o reúso direto, da estação de tratamento de esgoto para as residências, e a Califórnia utiliza o mesmo método deste estudo.

*Concentrador Solar para aquecimento de água

Vantagens: o projeto tem como objetivo utilizar a luz solar para o aquecimento de água, evitando o consumo de energia elétrica.

Demonstração: sim, há possibilidade. Todos os segmentos da população que sentem necessidade de aquecimento de água e preocupam-se com o meio ambiente podem ser beneficiados. Vale reforçar que os investimentos, baseados no protótipo desenvolvido, são de baixo custo.

*Complexo Agroindustrial Integrado

Vantagens: o projeto tem como objetivo estudar a viabilidade econômica da união de três processos independentes - a produção de etanol a partir do milho; um confinamento bovino e a produção de biogás a partir de esterco. Este projeto é totalmente sustentável, pois o subproduto de uma planta é usado como insumo da planta seguinte, promovendo uma economia circular e uma utilização melhor dos recursos.

Demonstração: por se tratar de uma instalação industrial, não há possibilidade de demonstração física e real. Mas é possível explicar a ideia e o funcionamento da integração proposta com recursos audiovisuais. É possível também a criação de uma planta utilizando softwares, para a inteira visualização do complexo. Há comprovações da eficácia da união dos projetos, pela análise de viabilidade econômica.

EUREKA 2020


Data: 06 a 08 de novembro.

Em 06.11 (sexta-feira), as apresentações acontecem das 13 h às 17 h e das 18 h às 22 h. Em 07 e 08.11, elas se concentram das 10 h às 14 h e das 15 h 30 às 19 h 30.

Local: On-line
Mais informações e inscrições: eureka.maua.br

Participação gratuita

Informações para a Imprensa
RPMA Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia
Rodrigo Santos (rodrigo.santos@rpmacomunicacao.com.br) (11) 9 9354-5230