Trata-se do maior Congresso de Engenharia de Fabricação do País; trabalho apresentou solução para o problema térmico das máquinas de usinagem

São Paulo, setembro de 2021 - O artigo "Monitoramento dos Erros Térmicos de um Centro de Usinagem utilizando Tecnologia "LoRa", do Professor Éd Claudio Bordinassi, com o apoio dos professores Adalto de Farias, Marcelo Otávio dos Santos e Vanessa Seriacopi, além do aluno Luigi Possari Clementi, todos do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), foi escolhido como um dos destaques do COBEF 2021 - maior Congresso de Engenharia de Fabricação do País.

Segundo o Professor Bordinassi, o trabalho foi inspirado num problema bastante corriqueiro nos Centros de Usinagem: o aquecimento das máquinas, principalmente nos equipamentos mais antigos, o que gera imprecisão e deformidades nas peças produzidas. Para diminuir ou eliminar os erros das máquinas-ferramentas, muitas tentativas e grandes esforços foram feitos durante as últimas décadas.

Por isso, a proposta deste trabalho foi levantar os pontos quentes da máquina por meio de um termômetro infravermelho e uma câmera termográfica após a máquina funcionar por cerca de 4h. Após esta primeira análise, foram insertos sensores nos pontos quentes que, em geral, ficaram próximos aos rolamentos e porcas dos fusos de esferas. As deformações foram medidas por um sistema de laser interferométrico para relacionar as temperaturas com as deformações.

"As diferenças encontradas com a máquina aquecida, em relação à máquina fria, ficaram por volta de 0,16 mm. Com essa análise, portanto, é possível monitorar a máquina pela tecnologia "LoRa" totalmente voltada à Indústria 4.0, com possibilidade ainda de atuar em manutenção de forma preditiva, ou atuar nas correções de posicionamento da máquina por meio de um modelo de compensação", explica Bordinassi.

11.º COBEF

O Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (COBEF) é um evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). O COBEF é um congresso bienal. Tradicionalmente, são apresentados trabalhos que abrangem diversos temas pertinentes aos processos de fabricação mecânica e suas áreas afins. Desde sua primeira edição realizada em Curitiba, em 2001, o COBEF tem contado com a participação de vários pesquisadores oriundos de universidades e centros de pesquisa nacionais e estrangeiros, bem como de profissionais da indústria nacional.


Informações para a imprensa

RPMA Comunicação
Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia
Rodrigo Santos - (11) 99354-5230
rodrigo.santos@rpmacomunicacao.com.br

Vanessa Domingues - (19) 98301-0201
vanessa.domingues@rpmacomunicacao.com.br