Entre as mais de 45 opções nas áreas de Engenharia, Automobilismo, Gestão e Design, há novos cursos nos segmentos de Energia e Sustentabilidade e Tecnologia da Informação

São Paulo, janeiro de 2022 - Para quem já tem uma graduação, agora é a hora de se especializar por meio de uma Pós-Graduação. O  Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), por exemplo, oferece mais de 45 opções de cursos nas áreas de Engenharia, Gestão e Design que vão ao encontro das necessidades do mercado de trabalho. As inscrições para o primeiro semestre de 2022 já estão abertas, com opções de Especialização (360 horas), Aperfeiçoamento (240 horas) e Atualização Profissional (120 horas).

"O formato modular é tradição e um dos diferenciais do IMT, além da presença de um corpo docente de alto nível, com vivência no mercado e profundamente comprometido com o projeto. A instituição oferece laboratórios de excelência, pensados para atender às necessidades dos profissionais com rotina atribulada, que desejam manter-se atualizados e preparados para os desafios do mercado de trabalho", comenta o professor Julio Lucchi, Coordenador da Pós-Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia.

Novos cursos

Entre os mais de 45 cursos disponíveis na Pós-Graduação da Mauá, a comunidade acadêmica acredita que algumas áreas estão em alta no mercado de trabalho, como os novos cursos no campo de Energia e Sustentabilidade e Tecnologia da Informação, tais como:

*Energias Renováveis e Eficiência Energética(Geração, Gestão Energética e Sustentabilidade) - o atual cenário de desenvolvimento econômico e tecnológico do planeta é caracterizado pela necessidade de otimizar o uso das fontes de energias disponíveis e pela mitigação dos impactos ambientais negativos causados por esse uso. O curso é composto por três módulos de 120 horas cada: Sistemas de Conversão de Energia Renováveis (120 h), Otimização Energética e Sustentabilidade na Indústria (120 h) e Mercado de Energia (120 h).

*Tecnologia da Informação (TI) - há uma grande expectativa no mercado de trabalho acerca das aplicações da Tecnologia da Informação (TI), que possibilitam novas alternativas de estratégias de negócios e novas possibilidades para as organizações. O curso é composto por três módulos de 120 horas cada: Visão Global da Tecnologia da Informação (120 h), Infraestrutura de Redes Nuvem e Segurança para TI (120 h) e CODING Desenvolvimento Fullstack (120h).

*Tecnologias Habilitadoras para Internet do Futuro - atualmente as demandas dos usuários de toda infraestrutura de TI aumentam rapidamente de acordo com novas aplicações e serviços desenvolvidos e lançados no mercado, como e-commerce, internet banking, streamings de vídeo e áudio, games etc. O curso de Especialização é composto por três módulos de 120 horas cada: Redes Definidas por Software (120 h),  Infraestrutura de Redes Nuvem e Segurança para TI (120 h) e módulo eletivo: Fundamentos em Ciências de Dados e Inteligência Artificial (120 h).

*Engenharia Automotiva - Veículos Híbridos e Elétricos - composto por três módulos semestrais (Dinâmica Veicular e Sistemas de Chassi, Estruturas e Segurança Veicular e Veículos Híbridos e Elétricos), o curso possibilita ao aluno desenvolver conhecimentos abrangentes e com a profundidade exigida no cenário automotivo globalizado. Capacita o profissional para atuar nas áreas técnica e gerencial, com base numa visão do desenvolvimento dos sistemas veiculares.

*Engenharia Automotiva - Mobilidade Autônoma e Conectividade - único curso de pós-graduação em Mobilidade Autônoma orientado ao profissional da Indústria Automotiva, com foco na realidade do mercado e nas necessidades atuais do Engenheiro que deseja estar plenamente capacitado para a realidade Técnica e Inovadora das tecnologias ADAS, IA e Conectada do Carro Autônomo. O curso é composto por três módulos de 120 horas cada: Dinâmica Veicular e Sistemas de Chassi, Mobilidade Autônoma e Conectividade, Veículos Híbridos e Elétricos.                       

*Ciência de dados - o curso tem o objetivo de apresentar metodologias, técnicas e ferramentas que possibilitem a análise e extração de conhecimento de pequenos e grandes volumes de dados. Com o auxílio da Inteligência Artificial, o conjunto de recursos disponíveis para a extração de conhecimento fica muito mais rico, sendo possível identificar padrões, gerar predições e simular cenários futuros, sempre com o intuito de minimizar o risco nas tomadas de decisão. O curso é composto por dois módulos de 120 horas cada: Ciência de Dados, Técnicas e Aplicações (120 h) e Fundamentos em Ciências de Dados e Inteligência Artificial (120 h).

*Inteligência artificial - esse curso apresenta os fundamentos de Ciência de Dados e a área da Inteligência Artificial usando redes neurais artificiais e métodos de Aprendizado de Máquina. Ciência de Dados e Inteligência Artificial são duas áreas complementares que, combinadas, permitem o desenvolvimento de soluções para problemas complexos. O curso é fundamentado em atividades práticas em que o aluno tem contato real com diversos aspectos das áreas de redes neurais e ciência de dados que estão revolucionando o mundo atual. O curso é composto por dois módulos de 120 horas cada: Fundamentos em Ciências de Dados e Inteligência Artificial (120h) e Inteligência Artificial com Deep-Learning (120 h).

?Iniciar uma especialização logo após terminar a graduação é hoje uma boa opção para melhorar a empregabilidade. As novas competências desenvolvidas durante o curso contribuem como um diferencial nos processos seletivos para vagas no mercado de trabalho, fazendo com que a carreira sempre esteja em evidência e atualizada?, conclui o prof. Lucchi.

Os interessados podem obter mais informações pelo site https://maua.br/pos-graduacao, pelo telefone (11) 4239-3401, de segunda a sexta-feira, das 13 h às 21 h ou pelo e-mail  posgraduacao@maua.br.


Informações para a imprensa

RPMA Comunicação
Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia

Rodrigo Santos - (11) 99354-5230
rodrigo.santos@rpmacomunicacao.com.br

Vanessa Domingues - (19) 98301-0201
vanessa.domingues@rpmacomunicacao.com.br