INFOMAUÁ Mauá
edição 107 - Outubro de 2019

Instituto Mauá de Tecnologia comemora 25 anos de Eureka

Evento da instituição reunirá neste ano mais de 200 trabalhos de conclusão de curso dos alunos de Engenharia, Administração e Design

Em sua 25.ª edição, a Eureka se prepara para surpreender o público com mais de 200 trabalhos.

A Mauá realiza de 25 a 27 de outubro, das 14h às 20h30, no campus de São Caetano do Sul, a 25.ª edição da Eureka - exposição dos trabalhos de conclusão de curso dos seus alunos das áreas de Engenharia, Administração e Design.

Comemorando 25 anos, o tradicional evento estima receber na edição deste ano cerca de nove mil visitantes, que poderão se surpreender com as novidades dos mais de 200 trabalhos que estarão expostos. 

Segundo a professora Alessandra Dutra Coelho, coordenadora acadêmica da exposição na Mauá, a expectativa é que o nível do que será apresentado continue crescendo, assim como nos últimos anos. "Observamos que os trabalhos estão cada vez mais aplicados, não só no âmbito industrial, mas também com foco no desenvolvimento e bem-estar da sociedade", destaca a professora Alessandra.

Conheça os projetos

Por mais tradição, cada ano que passa, os alunos levam para o evento mais projetos inovadores e que contribuem para diversos segmentos. Entre os projetos expostos, estão: um Robô de Companhia para Idosos, que tem como foco a prevenção da depressão; Modelagem BIM 5D em projeto de pontes e viadutos, para acompanhamento e detecção de possíveis problemas no projeto e Tecnologia Assistiva para o desenvolvimento de um dispositivo que busca auxiliar a alimentação de deficientes de membro superior unilateral.

Parceria de sucesso

O Prêmio AEXAM reconhecerá os trabalhos que se enquadram nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto Mauá de Tecnologia manteve a parceria com a consultoria de negócios Bizup, que selecionou cinco trabalhos no início do primeiro semestre deste ano e, desde então, vem oferecendo mentoria para aprimorar seus planos de negócios. São TCCs dos cursos de Engenharia Química e Controle e Automação, que abordam temas variados - desde batom com base de água, até armadilhas para mosquitos que provocam a dengue.

A Eureka contará ainda com o tradicional Prêmio AEXAM, realizado pela Associação dos Ex-Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia, que neste ano apresentou uma nova proposta. A ideia foi aproximar dos formandos as empresas parceiras durante todo o processo de produção do projeto de conclusão de curso, apresentando seus desafios e avaliando os TCCs durante o período letivo, até sua apresentação no evento. Para participar, os trabalhos tinham de se enquadrar em um ou mais temas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), para que as empresas conseguissem avaliar de acordo com os temas de sua preferência.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2019 ©