edição 94 - Agosto de 2018

O vice-presidente global da unidade de negócios solventes no Grupo Solvay, Daniel Lopes Franco, conquista currículo de grande relevância

Quando escolheu sua carreira, o engenheiro de produção optou por iniciar o estudo superior num curso e numa instituição como a Mauá, o que ampliou sua atuação e garantiu-lhe oportunidades em diferentes frentes do mercado de trabalho

Daniel Lopes Franco, ex-aluno do IMT, reforça que trabalho duro e dedicação são essenciais para uma carreira de sucesso.

A escolha do curso que definirá as profissões de nossas vidas acontece quando ainda somos muito jovens. Nessa fase, algumas áreas são mais atraentes que outras. Como saber se realmente vamos tomar a melhor decisão? O vice-presidente global de negócios solventes no Grupo Solvay, Daniel Lopes Franco, teve sorte nessa etapa da vida. A aptidão para áreas exatas sempre chamou-o à atenção, porém, quando jovem, ele não estava decidido sobre o melhor caminho a trilhar até conhecer a Mauá.

Mesmo optando por Engenharia, Franco pôde fazer a escolha certa do curso no segundo ano de graduação, sendo o primeiro ano letivo mais generalista e com oportunidades de contato com todas as especialidades disponíveis no portfólio da escola. Então, no segundo ano, veio a decisão. O ex-aluno acabou encantado com a grade curricular do curso de Engenharia de Produção, que ampliava as possibilidades de desenvolvimento de carreira em vários segmentos da indústria.

Após a graduação, os estudos não pararam. Franco fez pós-graduação em Administração Industrial pela Universidade de São Paulo (USP) e. em seguida, durante a expatriação na França, teve a oportunidade de concluir um MBA internacional pela École de Management à l’Université Jean Moulin, em Lyon, além de uma extensão executiva em Marketing Estratégico pelo INSEAD.

Experiência em diferentes segmentos

Antes de ser vice-presidente na Solvay, Franco acumulou uma experiência de dezoito anos em diferentes setores da indústria, incluindo a Química, Indústria Têxtil, de Plásticos e de Materiais de Construção. "Iniciei minha carreira profissional na Rhodia como trainee, onde desempenhei diferentes funções. Entre 2001 e 2007, atuei na unidade de negócios de fios e fibras têxteis, como gerente de Supply Chain. De 2008 a 2010, fui à França trabalhar como gerente global de Planejamento Operacional da Divisão Poliamida. De volta ao Brasil, em 2011, assumi a diretoria de Marketing Estratégico da unidade global de negócios fibras. De 2013 a 2018, ocupei diversas posições em empresas industriais controladas pela Holding Itaúsa, inicialmente como head de estratégia, planejamento e M&A na Elekeiroz S.A., sendo em seguida transferido para a Duratex S.A., onde ocupei a posição de head de estratégia e novos negócios. Durante as duas últimas missões, acumulei também a função de membro do conselho fiscal da Fundação Itaúsa Industrial", conta.

Em março deste ano, o ex-aluno assumiu a posição de vice-presidente global de solventes no Grupo Solvay. Dirigida a partir do Brasil, sua unidade de negócios reúne as áreas de solventes oxigenados utilizados pelas indústrias automotiva, de tintas e vernizes, de calçados, de couro e de produtos para limpeza doméstica e institucional. A base industrial e de criação e desenvolvimento de produtos está instalada em Paulínia, no interior de SP.

"Entre minhas missões, destaco a expansão dos negócios de solventes oxigenados, uma das áreas em que a empresa é líder na América Latina e está fazendo investimentos para aumentar sua produção na fábrica, instalada no Complexo Industrial São Francisco, em Paulínia", argumenta Franco, que destaca seus anseios para o futuro. "Outra ambição é globalizar nossas atividades comerciais e industriais, principalmente as relativas ao Augeo®, um solvente sustentável que é uma inovação e um orgulho para todos nós, brasileiros. A linha de produtos Augeo® conquistou o mundo pelo seu desempenho diferenciado e sustentável. Essa inovação, desenvolvida por pesquisadores brasileiros, encontra-se na formulação de produtos de limpeza, dispersores de fragrância, coatings, entre outros produtos desenvolvidos com zelo e carinho pelos nossos clientes. Tenho a meta de multiplicar o crescimento desse negócio nos EUA, Europa e Ásia", admite.

Momento único alinhado com próximos passos profissionais

Com tanto comprometimento profissional, o ex-aluno da Mauá ainda encontra tempo para curtir seu filho, Matteo, de apenas dois anos de idade. Segundo Franco, poder acompanhar de perto o desenvolvimento do pequeno e participar ativamente de sua infância é, sem dúvida, sua maior conquista até hoje. "Um dos meus melhores momentos profissionais e pessoais aconteceu na França. Foi um privilégio vivenciar uma nova cultura num ambiente empresarial bastante desafiador. Gostaria de propiciar essa oportunidade também para o Matteo. Acredito que buscarei uma evolução internacional de carreira dentro do grupo Solvay nos próximos três a cinco anos", diz.

Mensagem

A bagagem profissional de Franco destaca-se no mercado de trabalho, onde vem trilhando um caminho excepcional. O engenheiro ressalta, no entanto, que toda sua evolução é resultado de esforço e dedicação, um segredo que é a chave para o sucesso. "Sempre me preocupei em fazer a diferença na vida daqueles que me ajudaram a evoluir profissional e pessoalmente. Não conseguimos nada sozinhos, portanto é preciso exercitar a gratidão, reconhecendo aqueles que contribuíram para seu sucesso", finaliza.

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2020 ©