edição 94 - Agosto de 2018

Curso de Design da Mauá chama à atenção de gigantes da indústria

Empresas fazem parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia e propõem desafios aos alunos, estimulados a lidarem com a real situação do mercado desde o 1.º ano

Para a professora e coordenadora do curso de Design, Cláudia Facca, ao longo dos anos de formação, os alunos trabalham com desafios reais propostos por grandes empresas.

O alto padrão de qualidade do curso de Design da Mauá atrai os olhares de empresas de alto nível da indústria, que escolhem a instituição para participar de seus projetos. De acordo com a coordenadora do curso, a professora Cláudia Facca, a parceria entre a instituição e as organizações do setor privado beneficiam toda a comunidade. Para os alunos, é a oportunidade de trabalhar com projetos e lidar com problemas reais, apresentar suas ideias aos profissionais do mercado e receber feedbacks. Para o curso, é uma excelente forma de atualizar as experiências dos professores, mostrar a forma de pensar e agir da instituição, aumentar a potencialidade do curso e alinhá-lo com o mercado.

"Trabalhando com problemas reais propostos por empresas, durante o curso, os alunos de Design entram em contato com profissionais críticos e a realidade do mercado, como a apresentação bilíngue para grandes diretores de Design. É uma ‘prova de fogo’ em que os alunos são preparados para enfrentar as situações mais difíceis que estão por vir em sua trajetória profissional", afirma a professora Cláudia.

Os principais projetos desenvolvidos pelos estudantes neste ano são com a Nissan e têm como objetivo criar conceitos de produtos e veículos para o futuro da mobilidade.

Os principais projetos de 2018 são com a Nissan, "The Future of Mobility", para a criação de conceitos de produtos e veículos para o futuro da mobilidade; com a Toyota, para a criação de um painel de apresentação de um conceito de Design para a marca "Toyota Gazoo Racing - GR", que será apresentado no Salão do Automóvel 2018, previsto para outubro/novembro; e com a Mercedes-Benz, que aborda o futuro do transporte em massa sobre rodas nas grandes capitais. Apesar de neste ano contarmos com grandes montadoras como empresas parceiras,  os alunos desenvolvem produtos de todas as categorias.

Feedbacks das empresas

A coordenadora também comenta que a cada projeto apresentado os feedbacks das empresas são sempre muito positivos. "As críticas são bem-vindas e ajudam a elevar cada vez mais o nível dos trabalhos. Nós recebemos comentários sobre as ideias 'fora da caixa' que os alunos apresentam, que surpreendem os profissionais das empresas com pontos de vista diferentes do que estão acostumados a ver", argumenta a professora Cláudia.

A cada semestre, os alunos do curso desenvolvem um projeto em parceria com uma empresa real do mercado.

Mão na massa desde sempre

A cada semestre do curso é desenvolvido um projeto em parceria com uma empresa. Neste semestre, o 1.º ano desenvolverá projetos para participar do  Prêmio Tok&Stok de Design Universitário (com o tema "Trabalhar"). O 2.º ano desenvolverá um projeto com a Mercedes-Benz. O 3.º ano, por sua vez, já está desenvolvendo um trabalho com a Nissan. Para integrar todas as áreas de conhecimento da Mauá, ainda será oferecido um PAE (Projetos e Atividades Especiais), com o projeto em parceria com a Toyota, que receberá alunos de qualquer curso ou série.

É importante destacar que o curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia proporciona projetos em todos os semestres, do 1.º ao último, e geralmente os alunos desenvolvem cerca de 10 desses trabalhos durante o curso todo, o que os ajuda a montar um portfólio de excelente qualidade.

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2020 ©