edição 88 - Dezembro de 2017

Confira os melhores momentos da Mauá ao longo de 2017

Período teve uma série de momentos especiais

Mais um ano especial vem chegando ao fim. 2017 foi marcado por conquistas importantes de todas as equipes do Instituto Mauá de Tecnologia. Como tudo o que é bom vale a pena ser relembrado, nesta edição preparamos um resumo dos principais acontecimentos.

Confira!

Mauá inaugura Núcleo de Internacionalização em parceria com STB e Santander

Mauá inaugura Núcleo de Internacionalização em parceria com STB e Santander.

Para enriquecer o aprendizado dos alunos, o Instituto Mauá de Tecnologia acredita que a troca de experiências, com foco na vivência internacional, é um processo fundamental na preparação dos estudantes para sua vida profissional.

Com o intuito de expandir as atividades de assessoria do departamento de Relações Internacionais, a novidade deste ano foi a inauguração do Núcleo de Internacionalização.

O Núcleo conta com o apoio do STB (Student Travel Bureau) para facilitar os trâmites sobre intercâmbio, cursos de curta duração, emissão de passagens aéreas, assistência médica etc.

 

Mauá firma parceria para a construção do Telescópio Gigante de Magalhães

Sempre atento às ações que beneficiam a ciência e a sociedade, o Instituto Mauá de Tecnologia e o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP firmam parceria de cooperação para a construção do Telescópio Gigante de Magalhães (GMT). Primeiro da classe Telescópios Extremamente Grandes com alta capacidade de captação de definição e sensibilidade do cosmos, o GMT irá explorar o passado até perto do Big Bang quando as primeiras estrelas, galáxias e buracos negros estavam formando-se.

Inicialmente, o foco do Instituto Mauá de Tecnologia no projeto estará nas áreas de engenharia de sistemas e engenharia de software. O objetivo da instituição é ampliar sua capacidade de pesquisa e geração de conhecimento, além de tornar-se referência aos seus alunos e professores, capaz de qualificar novos grupos de pesquisa na Instituição.

 

Mauá cria Núcleo de Desenvolvimento Profissional e Pessoal para apoiar os alunos no autoconhecimento e desenvolvimento de competências

Formar um bom profissional para se destacar profissionalmente vai além de preocupar-se somente com o conteúdo acadêmico. É preciso pensar no desenvolvimento do aluno como um todo e isso envolve também seu lado pessoal.

Pensando nisso, o Instituto Mauá de Tecnologia criou o Núcleo de Desenvolvimento Profissional e Pessoal, que tem como propósito organizar diversas atividades para promover o desenvolvimento de competências de comunicação, relacionamento interpessoal, negociação, resiliência, entre outras.

 

Pela primeira vez, Mauá é eleita entidade do ano na Indústria de Embalagem

Mauá é eleita entidade do ano na Indústria de Embalagem.

Foi com enorme alegria e honra que o Instituto Mauá de Tecnologia recebeu o Prêmio Brasileiro de Embalagem EMBANEWS e o Troféu Roberto Hiraishi na categoria Entidade do Ano na Indústria de Embalagem.

"Esse prêmio tem uma importância muito grande para nós, da Mauá. O mercado de embalagem ainda precisa ser mais valorizado pelos profissionais da área. E, no nosso curso de Pós-Graduação, fazemos questão de reforçar a importância da embalagem em todo o processo de fabricação de um produto. Fazemos isso há mais de 20 anos e ficamos muito felizes e satisfeitos com esse reconhecimento. Isso comprova que estamos no caminho certo com nossos alunos", afirma o professor Antonio Cabral, coordenador do curso de Engenharia de Produção da Mauá e do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Embalagem.

Equipe Kimauánisso obteve excelentes resultados nas competições Copa Serrana de Robótica e RoboGames 

Equipe Kimauánisso obteve excelentes resultados nas competições Copa Serrana de Robótica e RoboGames.

Em março, a Equipe Kimauánisso conquistou seis troféus na competição Copa Serrana de Robótica, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, e contou com a participação das principais equipes universitárias de robótica do País. Os resultados alcançados foram os seguintes:

  • 1.º lugar no Sumô Robótico 500 g;
  • 1.º, 2.º, 3.º e 4.º lugares no Sumô Robótico 1 kg Lego;
  • 1.º lugar no Sumô Robótico 3 kg Autônomo;
  • 3.º lugar no Seguidor de Linha Velocista.

Já na Robogames, competição que ocorreu em Pleasanton na Califórnia, a equipe foi campeã em duas categorias e trouxe para casa três prêmios:

  • 1.º e 2.º lugares na categoria Sumo LEGO 1kg;
  • 1.º lugar em LEGO Open.

Mais de 680 robôs de colégios, entusiastas e universidades do mundo inteiro, competiram em mais de 50 categorias diferentes.

Mauá conquista pela terceira vez o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

Receber a aprovação dos clientes em relação ao trabalho que vem sendo executado é o principal indicador de que uma empresa está no caminho certo. É por isso que o Instituto Mauá de Tecnologia está em festa. Pela terceira vez, a Mauá foi premiada pela excelência no atendimento prestado aos clientes na sua área de atuação: Educação.

 

EXPOMAFE 2017 apresentou nova edição do Demonstrador da Manufatura Avançada

EXPOMAFE 2017 apresentou nova edição do Demonstrador da Manufatura Avançada.

Durante a EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, foi apresentado um exclusivo Demonstrador de Manufatura Avançada. O projeto é uma evolução do que foi apresentado no ano passado pela primeira vez no Brasil, durante a FEIMEC - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, e ganhou atualizações em seu conceito, desde o layout da linha até os programas de controle.

Desenvolvido pela ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e o SENAI-SP, com 12 empresas realizadoras e patrocinadoras, 6 startups, Instituto Mauá de Tecnologia, Centro Universitário FEI, 8 empresas que cederam tecnologias complementares para a operação da linha, e apoio da Informa Exhibitions, o demonstrador de Manufatura Avançada da EXPOMAFE 2017 foi composto por módulos que executam suas operações de forma totalmente autônoma, mas sincronizada com o restante das operações, recebendo e enviando informações de estado para os outros módulos da linha.

Mauá desenvolve demonstrador da Indústria 4.0

Mauá desenvolve demonstrador da Indústria 4.0

Na 33.ª edição da Feira Internacional de Tecnologia para as Indústrias de Alimentos e Bebidas (Fispal), um dos importantes destaques foi o demonstrador da indústria 4.0, desenvolvido pela Mauá, com outras empresas.

Localizado numa área de 300m², o espaço possibilitou que os visitantes entrassem numa linha de produção para conhecerem as tecnologias aplicadas aos processos produtivos de um ambiente de manufatura avançada. Por lá, ele era convidado a entrar numa viagem histórica, passando por referências e imagens a qual o levava de volta à Indústria 1.0.

"Os convidados tiveram a oportunidade de passar por uma consultoria exclusiva realizada por nossos especialistas do Instituto Mauá de Tecnologia, interagindo com sistemas para identificar em qual ponto do caminho cada empresa está até chegar à indústria 4.0, algo inevitável de ocorrer", comenta o prof. Antonio Cabral, coordenador do curso de Engenharia de Produção da Mauá.

 

Mauá sediou, mais uma vez, o maior evento de combate de robôs da América Latina

A equipe Kimauánisso conquistou nove troféus durante o Winter Challenge.

A mais esperada competição entre robôs foi realizada, mais uma vez, no Instituto Mauá de Tecnologia, no Campus São Caetano do Sul. Um dos destaques do evento foi a equipe Kimauánisso, colecionadora de muitos troféus e eleita uma das cinco melhores equipes de Robótica do Brasil. Os resultados alcançados foram:

  • Mini-Sumô 500g (Auto) - 1.° lugar;
  • Sumô LEGO 1kg (Auto) - 1.°, 2.°, 3.° e 4.° lugares;
  • Sumô 3kg (Auto) - 1.° lugar;
  • Robô Trekking Pro - 3.° lugar;
  • Sumô LEGO Jr. (Auto) - 2.° e 3.° lugares;
  • Arroto - 3.° lugar.

Mauá inaugura os novos Laboratórios dos Blocos A, B e E

Mauá inaugura os novos Laboratórios dos Blocos A, B e E.

Mais do que formar bons alunos, a Mauá almeja que seus estudantes sejam os melhores em suas áreas de atuação. Para proporcionar isso é necessário investir constantemente no aprimoramento do aprendizado, aproximando os estudantes, cada vez mais, da realidade do mercado de trabalho.

A modernização da infraestrutura do Campus de São Caetano do Sul está alinhada a essa necessidade. Com investimento de mais de R$ 30 milhões no projeto de revitalização das suas estruturas e também na construção de um novo prédio, a Mauá inaugurou recentemente os novos laboratórios dos Blocos A, B e E.

Accenture Synapses 2017

É uma grande satisfação anunciar que, neste ano, a aluna de Engenharia de Produção, Tuany Souza dos Santos, conquistou a 1.ª colocação no Accenture Synapses 2017, representando em seu grupo a área de negócios, com o projeto Economapp - aplicativo que busca solucionar o desafio do desperdício de alimentos em varejistas de pequeno e médio portes.

Mauá é reconhecida pela aplicação das melhores metodologias de ensino e pesquisas realizadas

O investimento constante em inovação, tecnologia e capacitação do corpo docente realizado pela Mauá ao longo dos últimos anos, vem sendo reconhecido pelo mercado.

Recentemente, a Mauá recebeu um importante reconhecimento no Prêmio Learning & Performance. Essa conquista deve-se à aplicação das melhores práticas em Aprendizado e Performance, pesquisas realizadas, além da qualidade da infraestrutura proporcionada pelo Instituto Mauá de Tecnologia aos seus stakeholders.

"A capacitação do corpo docente, os investimentos em modernização de laboratórios e ambientes de estudo e pesquisa e a decorrente formação de excelentes profissionais, nas áreas de atuação do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologias, fizeram com que os olhos dos patrocinadores do prêmio se voltassem para o Instituto", explica o professor Francisco José Olivieri, Superintendente Geral do Instituto Mauá de Tecnologia.

 

AGE Campinas

A equipe Mauá eSports conquistou a 2.ª colocação na modalidade League of Legends no AGE Campinas.

 

Equipe do Instituto Mauá de Tecnologia foi destaque no Fórum PACE 2017

Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia foram destaque no Fórum PACE, concurso promovido em parceria com as empresas General Motors, Siemens PLM Software, Autodesk, Oracle e Hewlett Packard Enterprise, na cidade de Toluca, México, de 23 a 28 de julho. O tema da competição foi projetar um veículo para transporte individual PUMA (Personal Urban Mobility Access), para uma pessoa com idade entre 53 e 71 anos (Baby boomers). Com isso, mais de 40 instituições estiveram presentes no evento apresentando suas ideias para um júri de especialistas renomados da GM.

Ao lado de mais de seis instituições, de vários lugares do mundo, a Mauá, com uma equipe multidisciplinar, expôs o projeto completo de um veículo para transporte individual, desde a pesquisa de mercado para o Design, passando pelo projeto mecânico e até a Manufatura Avançada. Com isso, o grupo de alunos da Mauá, composto por estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção e Design garantiu o 1.º lugar em Consumer insight (Pesquisa de mercado voltada ao consumidor), o 2.o em Industrial Design, o 2.o em Manufacturing Engineering, além da conquista do 2.o lugar na classificação geral.

 

Equipe Baja Mauá conquistou a 1.ª colocação no Oracle Hackathon Experience

A equipe Baja Mauá, formada por alunos do Instituto Mauá de Tecnologia, participou em outubro do Oracle Hackathon Experience, evento realizado pela Oracle do Brasil em parceria com  X Rally Team. O objetivo principal do evento era que cada equipe desenvolvesse uma solução de telemetria para a Equipe X Rally Team, que compete no Rally dos Sertões, utilizando a plataforma de IoT, Analytics e Big Data do Cloud da Oracle em apenas dois dias. A ideia apresentada pelos alunos do Baja Mauá, Pedro Lantery, Pedro Lion e Diogo Yamada, ganhou êxito entre os avaliadores, conquistando a primeira colocação entre 15 instituições e empresas participantes.

 

Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia conquistam o 1.º lugar nas competições Concrebol e Ousadia promovidas pelo IBRACON

Alunos de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, da equipe Concreto Mauá, conquistaram a 1.ª colocação nas competições Concrebol e Ousadia promovidas pelo IBRACON (Instituto Brasileiro de Concreto). A competição integrou a 59.ª edição do Congresso Brasileiro de Concreto, que ocorreu de 31 de outubro a 3 de novembro em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

"Para chegar ao resultado alcançado, os alunos dedicam-se muito durante todo o ano, por meio de pesquisas teóricas e experimentais que levam ao aprimoramento dos materiais e técnicas utilizadas no preparo dos protótipos", comenta Heloísa Cristina Fernandes Cordon, professora de Engenharia Civil e orientadora da equipe.

A Equipe Kimauánisso do Instituto Mauá de Tecnologia é destaque no Torneio Tech Challenge.

A Equipe Kimauánisso do Instituto Mauá de Tecnologia é destaque no Torneio Tech Challenge

A equipe Kimauánisso conquistou 9 troféus no 1.º Torneio Tech Challenge, realizado no Sesc Santo André, sendo a equipe mais premiada do evento. Os resultados alcançados foram:

  • 1.° e 2.° lugares na categoria Sumô 3 kg Radiocontrolado;
  • 1.° e 2.° lugares na categoria Sumô 3 kg Autônomo;
  • 1.° e 2.° lugares na categoria Sumô Mini;
  • 1.° e 2.° lugares na categoria Sumô LEGO;
  • 3.° lugar na categoria Seguidor de Linha.

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2020 ©