Projetos e Atividades Especiais IV


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
PAE4PM 0 0 4 160

Ementa

Desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes com pertinência à formação do futuro Engenheiro de Produção, por meio de atividades práticas eletivas e centradas no aluno. Treino das habilidades de interpretação e análise. Metodologias de resolução de problemas. Desenvolvimento de projetos de Engenharia. Visitas técnicas, palestras, oficinas, seminários e competições tecnológicas. Participações em programas de monitoria, projetos de iniciação científica e de pesquisa tecnológica, além da participação em projetos de responsabilidade social.

Descrição

A disciplina Projetos e Atividades Especiais complementa a formação profissional, cultural e de responsabilidade social do aluno pela realização de atividades extracurriculares obrigatórias, presenciais ou à distância. Proporciona o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente acadêmico, incluindo a prática de estudos de caso e atividades independentes, transversais, optativas, e interdisciplinares, especialmente no desenvolvimento, preferencialmente, de projetos aplicados de engenharia de produção.

Responsável

Foto Professor

Marcelo Marques Gomes

Mais Informações

Docentes

Foto Professor

David Garcia Penof

Mais Informações
Foto Professor

Duilio Humberto Pinton

Mais Informações
Foto Professor

Eduardo Linzmayer

Mais Informações
Foto Professor

Erika Mendonça Britto Passos

Mais Informações
Foto Professor

Jorge Kawamura

Mais Informações
Foto Professor

Joyce Zampirolli Scrivano

Mais Informações
Foto Professor

Leonardo Chwif

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • LUSTOSA, Leonardo et al. Planejamento e controle de produção. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2008. 355 p. (ABEPRO-CAMPUS Engenharia de Produção). ISBN 9788535220261.
  • ROMEIRO FILHO, Eduardo (Coord.). PROJETO do produto. Rio de Janeiro, RJ: ABEPRO/Elsevier, 2010. 376 p. ISBN 97885352335.

Complementar

  • BACK, Nelson et al. Projeto integrado de produtos: planejamento, concepção e modelagem. Barueri, SP: Manole, c2008. 601 p. ISBN 9788520422083.
  • BROWN, Tim; KATZ, Barry. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Trad. de Cristina Yamagami. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2010. 249 p. ISBN 9788535238624.
  • GRIEVES, Michael. Product lifecycle management: driving the next generation of lean thinking. New York: McGraw-Hill, c2006. 319 p. ISBN 9780071452304.
  • LOCKWOOD, Thomas. Design thinking: integrating innovation, customer experience, and brand value. New York, NY: Allworth Press, c2010. 285 p. ISBN 9781581156683.
  • MARLET, Joaquim Viñolas i. Diseño ecológico: hacia un diseño y una producción en armonia con la naturaleza. Barcelona: Blume, c2005. 396 p. ISBN 8495939088.
  • NITZSCHE, Rique. Afinal, o que é design thinking?. São Paulo, SP: Rosari, 2012. 207 p. ISBN 9788580500189.
  • SAAKSVUORI, Antti; IMMONEN, Anselmi. Product lifecycle management. 3. ed. Berlin: Springer, c2010. 253 p. ISBN 9783642096846.
  • STARK, John. Product lifecycle management: 21st century paradigm for product realisation. 2. ed. Berlin: Springer, c2011. 561 p. (Decision Engineering). ISBN 9780857295453.
  • VIANNA, Maurício et al. Design thinking: inovação em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro , RJ: MJV Press, 2013. 161 p. ISBN 9788565424004.