Smart Grid - Redes Inteligentes


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
MIN107 2 0 0 40

Ementa

O conceito Smart Grid: perspectivas e tendências. Aplicações do conceito de smart grid em redes elétricas convencionais, na geração, transmissão e distribuição da energia elétrica. Características de redes inteligentes (Smart Grid), vantagens e desvantagens, medidores inteligentes (Smart Meters) que possibilitam a aquisição em tempo real das informações de consumo e permitem a troca de informações entre consumo e fornecimento.

Descrição

O conhecimento sobre novas tecnologias é essencial para o desenvolvimento de soluções eficientes e inovadoras. O uso eficiente da energia elétrica apresenta diversos desafios, não apenas em sua geração e distribuição, mas também na mudança de paradigmas com seu consumo. Nesse contexto, as redes inteligentes, os Smart Grids, são uma proposta de solução para esse grande problema. Com a capacidade de comunicação dos medidores inteligentes, é possível compartilhar informações entre as concessionárias de energia elétrica e os consumidores, além de integrar fontes distribuídas de geração de energia a rede principal. Os conceitos principais sobre essa tecnologia são apresentados na disciplina, em conjunto com o elemento mais crítico para sua implementação, a estrutura para o sistema de comunicação e troca de informações.

Responsável

Foto Professor

Alexsander Tressino de Carvalho

Mais Informações

Docentes

Foto Professor

Murilo Zanini de Carvalho

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • ANDERSON, Paul M. Power system protection. New York: IEEE, c1999. 1307 p. (IEEE Press Power Engineering Series)
  • CIPOLI, José Adolfo. Engenharia de distribuição. Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark, 1993. 324 p.
  • PHADKE, Arun G.; THORP, James S. Computer relaying for power systems. 2. ed. Chichester: John Wiley, 2009. 326 p.

Complementar

  • FARAHANI, Shahin. Zigbee wireless networks and transceivers. Amsterdam: Elsevier, c2008. 339 p.
  • ROBBA, Ernesto João. Geração, transmissão e distribuição da energia elétrica. São Paulo, SP, 1969. 155 p.
  • STEVENSON JR., William D. Elementos de análise de sistemas de potência. Trad. de Ademaro A. M. B. Cotrim. São Paulo, SP: McGraw-Hill, 1974. 347 p.
  • TANENBAUM, Andrew S. Redes de computadores. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 1997. 923 p.
  • THOMAZINI, Daniel; ALBUQUERQUE, Pedro Urbano Braga e. Sensores industriais: fundamentos e aplicações. 7. ed. São Paulo, SP: Érica, 2010. 224 p