Cogeração de Energ nos Set Industrial e Comercial


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
MIN104 2 0 0 40

Ementa

Princípios de cogeração. Sistemas de cogeração baseados em turbina a vapor, turbina a gás, ciclo combinado, motores de combustão interna e chiller de absorção. Aplicações de cogeração nos setores industrial e comercial. Bio-energia e bio-eletricidade. Impactos das centrais de cogeração: combustíveis, eletricidade e meio ambiente - mudanças climáticas. Análise econômica de sistemas de cogeração e de recuperação de calor. Análise de sensibilidade. Atual quadro regulatório e financeiro para a cogeração. Considerações ambientais. Visita à instalação de cogeração de produção de eletricidade e energia térmica (ar condicionado) do condomínio Rochaverá (motores de combustão interna, caldeiras de recuperação e chillers a absorção).

Descrição

Porque Cogeração é uma alternativa para a produção descentralizada de energia de crescente importância Cogeração é a denominação dada a um sistema de conversão de energia para a produção de eletricidade e energia térmica a partir da mesma entrada de combustível. Cogeração é muitas vezes chamado de CHP a abreviatura para a o termo em língua inglesa "combined heat and power", uma vez que a maioria dos sistemas de co-geração são utilizados para fornecer eletricidade e calor e energia térmica. A energia térmica rejeitada e aproveitada na produção de energia elétrica pode ser usada para aquecimento ou refrigeração No caso de aquecimento e refrigeração o sistema recebe a denominação de tri-geração). A cogeração é uma forma de geração local ou distribuída de eletricidade. Para a mesma produção de energia útil, sistemas de cogeração usam muito menos combustível do que a produção tradicional de calor e energia separadas, o que pode significar, quando combustíveis fósseis são utilizados, menos emissões de gases de efeito estufa (GEE), dado o uso reduzido desses combustíveis. O maior potencial de utilização da cogeração é no setor industrial, no entanto esta tecnologia também está cada vez mais disponível para aplicações de menor escala em instalações comerciais e até residenciais. Sistemas de cogeração tem sido crescentemente utilizados em empreendimentos que exigem um fornecimento contínuo de energia confiável, como data centers, hospitais, universidades. Cogeração é uma estratégia de geração descentralizada de energia elétrica. É uma tecnologia que eleva a eficiência geral dos processos de conversão de energia e promove a diversificação da oferta de energia elétrica.

Responsável

Foto Professor

João de Sa Brasil Lima

Mais Informações

Docentes

Foto Professor

Roberto de Aguiar Peixoto

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • BORGNAKKE, Claus; SONNTAG, Richard E. Fundamentos da Termodinâmica. PEIXOTO, Roberto de Aguiar (Coord. e Revisor). 8. ed. São Paulo: Blucher, 2013. 728 p. (Van Wylen).
  • HINRICHS, Roger A; KLEINBACH, Merlin; REIS, Lineu Belico dos. Energia e meio ambiente. Trad. da 4. ed. norte-americana, Trad. téc. de Lineu Belico dos Reis, Flávio Maron Vichi e Leonardo Freire de Mello. 4. ed. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2011. 708 p
  • Wilbert F. Stoecker, Jerold W. Jones, Refrigeração e Ar Condicionado, São Paulo, Editora McGraw Hill 1985.

Complementar

  • BALESTIERI, José Antônio Perrella. Cogeração: geração combinada de eletricidade e calor. Florianópolis, SC: UFSC, 2002. 279 p.
  • Eastop, E.; Croft, D. Energy efficiency for Engineers and Technologists
  • Kreith, F.; Goswami,D. Energy Conversion. CRC Press, 2008
  • ORLANDO, Joseph A. Cogeneration design guide. Atlanta: ASHRAE, 1996. 346 p.
  • PEREIRA, Mário Jorge. Energia. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, 2009. 197 p.
  • Silva, O.; Fischetti, D. Etanol a Revolução Verde e Amarela