Projetos e Atividades Especiais III


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
PAE3CA 1 0 3 160

Ementa

Desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes com pertinência à formação do futuro Engenheiro, por meio de atividades práticas eletivas e centradas no aluno. Treino das habilidades de interpretação e análise. Metodologias de resolução de problemas. Desenvolvimento de projetos de Engenharia. Visitas técnicas, palestras, oficinas, seminários e competições tecnológicas. Participações em programas de monitoria, projetos de iniciação científica e de pesquisa tecnológica, além da participação em projetos de responsabilidade social.

Descrição

A disciplina tem por objetivo proporcionar ao aluno o desenvolvimento de habilidades e atitudes mais próximas da vida real de um Engenheiro por meio da realização de práticas vivenciais onde o aluno é posto em contato com situações reais e deve buscar informações e desenvolver soluções para problemas e projetos de Engenharia. A disciplina também contribui para que o aluno sinta-se mais próximo do dia-a-dia da atuação profissional de Engenheiros.

Responsável

Foto Professor

Anderson Harayashiki Moreira

Mais Informações

Docentes

Foto Professor

Alexandre Harayashiki Moreira

Mais Informações
Foto Professor

Alexsander Tressino de Carvalho

Mais Informações
Foto Professor

Andressa Corrente Martins

Mais Informações
Foto Professor

Diego Hernandez Arjoni

Mais Informações
Foto Professor

Fernando Silveira Madani

Mais Informações
Foto Professor

Murilo Zanini de Carvalho

Mais Informações
Foto Professor

Valdir Melero Junior

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • BACKES, André. Linguagem C: completa e descomplicada. Rio de Janeiro: Elsevier, c2013. 371 p. ISBN 9788535268553.
  • BOYLESTAD, Robert; NASHELSKY, Louis. Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: Pearson Prentice Hall, 2004. 672 p. ISBN 9788587918222.
  • CAPUANO, Francisco Gabriel; MARINO, Maria Aparecida M. Laboratório de eletricidade e eletrônica. 11. ed. São Paulo, SP: Érica, 1995. 302 p.
  • MALVINO, Albert Paul. Eletrônica. 4. ed. São Paulo, SP: Makron Books, 1997. v. 2. ISBN 85-346-0455-X.
  • MENEZES, Nilo Ney Coutinho. Introdução à programação com Python: algoritmos e lógica de programação para iniciantes. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2014. 328 p. ISBN 97885752224083.
  • SUMMERFIELD, Mark. Programação em Python 3: uma introdução completa à linguagem Phython. Rio de Janeiro: Alta Books, 2012. 506 p. (Biblioteca do programador). ISBN 9788576083849.

Complementar

  • ARKIN, Ronald C. Behavior-based robotics. Cambridge, Massachusetts: Mit Press, 1998. 491 p. (Intelligent Robots and Autonomous Agents). ISBN 0262011654.
  • MONK, Simon. Programando com o Raspberry Pi: primeiros passos com Python. São Paulo: Novatec, 2013. 190 p. ISBN 9788575223574.
  • MURPHY, Robin R. Introduction to AI robotics. Cambridge, Massachusetts: Mit Press, 2000. 466 p. (Intelligent Robots and Autonomous Agents). ISBN 0262133830.
  • McGUGAN, Will. Beginning game development with Python and Pygame: from novice to professional. Berkeley: Apress, 2007. 316 p. ISBN 139781590598726.
  • RICHARDSON, Matt; WALLACE, Shawn. Primeiros passos com Raspberry Pi. São Paulo: Novatec, 2013. 192 p. ISBN 9788575223451.
  • SIEGWART, Roland; NOURBAKHSH, Illah R. Introduction to autonomous mobile robots. Cambrige, Mass: Mit Press, 2004. 321 p. (Intelligent Robotics and Autonomous Agents). ISBN 026219502X.