Representações Gráficas


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
ETC107 0 0 2 80

Ementa

Introdução à conceitos da indústria da arquitetura, engenharia e construção civil (AEC). Teoria e prática da simbologia de representação nas diferentes linguagens da construção civil, como: projetos de arquitetura, estrutura, hidráulica e demais projetos complementares. Ferramental usualmente utilizados na engenharia civil como: desenho instrumentado, Autocad e Revit. Cálculo, aplicação e representação de elementos arquitetônicos como: telhados, escadas e rampas

Descrição

A disciplina de Representação Gráfica em Engenharia Civil complementa e refina o vocabulário dos alunos de engenharia civil no que se refere as ferramentas de representação e criação projetual. O curso fornece os elementos básicos para o processo de compreensão geral da linguagem gráfica na engenharia civil e as distintas formas de representação das disciplinas que compõem esse campo de trabalho, além de fornecer elementos, teoria e a prática de projeto, fixando e complementando seus conhecimentos.

Responsável

Foto Professor

Sueli Aparecida Bissoli de Oliveira

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • CAMPOS NETTO, Claudia. Autodesk Revit Architecture 2017: conceitos e aplicações. São Paulo: Érica : Saraiva, 2017. 448 p.
  • CAMPOS NETTO, Claudia. Estudo dirigido de AutoCAD 2019 para Windows. São Paulo: Érica , c2019. 320 p.
  • COSTA, Ricardo. Desenho técnico para Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Porto, Portugal: Engebook, c2018. 475 p.

Complementar

  • CAMPOS NETTO, Claudia. Desenho arquitetônico e design de interiores. 1. ed. São Paulo: Érica, 2017. 128 p.
  • CORRÊA, Roberto Machado. Desenho técnico civil: projeto de edifícios e outras construções. Rio de Janeiro: Elsevier, c2019. 225 p.
  • NAVEIRO, Ricardo Manfredi (Org.); OLIVEIRA, Vanderlí Fava de (Org.). O projeto de engenharia, arquitetura e desenho industrial: conceitos, reflexões, aplicações e formação profissional. Juiz de Fora, MG: Ed. UFJF, 2001. 188 p.
  • NEUFERT, Ernst. Arte de projetar em arquitetura. 2. ed. São Paulo, SP: Gustavo Gili do Brasil, [s.d.]. 431 p.
  • SILVA, Arlindo. Desenho técnico moderno. 4. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2006. 475 p.