Projetos e Atividades Especiais IV
Codigo |
Carga Horária |
T |
E |
L/P |
CHT |
PAE7DS |
0 |
0 |
2 |
40 |
Ementa
Desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes criativas, por meio de atividades práticas eletivas e centradas no aluno. Treino das habilidades de interpretação e análise. Metodologias de resolução de problemas. Desenvolvimento de projetos. Visitas técnicas, palestras, oficinas, seminários e competições tecnológicas. Participações em programas de monitoria, projetos de iniciação científica e de pesquisa tecnológica, além da participação em projetos de responsabilidade social.
Descrição
Os projetos e atividades Especiais buscam o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes criativas, por meio de atividades práticas eletivas e centradas no aluno.
Responsável
Docentes
Bibliografia
Básica
- BÜRDEK, Bernhard E. História, teoria e prática do design de produtos. Trad. de Freddy Van Camp. 2. ed. São Paulo, SP: Edgard Blücher, 2006. 469 p. ISBN 9788521205234.
- FACCA, Cláudia Alquezar. O designer como pesquisador: uma abordagem metodológica da pesquisa aplicada ao design de produtos. São Paulo, SP: Blucher, 2011. 190 p. ISBN 9788580390223.
- MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. Trad. de José Manuel de Vasconcelos. 2. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2008. 378 p. (Coleção A). ISBN 9788533624375.
Complementar
- BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. Trad. de Itiro Iida. 3. ed. São Paulo, SP: Blucher, 2011. 342 p. ISBN 9788521206149.
- BONSIEPE, Gui. Design: como prática de projeto. São Paulo, SP: Blucher, 2012. 214 p. ISBN 9788521206767.
- HEUFLER, Gerhard. Design basics: from ideas to products. River, NJ: FTPress, c2009. 191 p. ISBN 3721205316.
- LARICA, Neville Jordan. Design de transportes: arte em função da mobilidade. Rio de Janeiro, RJ: 2AB, 2003. 213 p. (Série Oficina). ISBN 8586695289.
- LIDWELL, William; HOLDEN, Kritina; BUTLER, Jill. Universal principles of design: 100 ways to enhance usability, influence perception, increase appeal, make better design decisions and teach through design. Beverly, Mass: Rockport, c2003. 224 p. ISBN 9781592530076.
- LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo, SP: Edgard Blücher, 2007. 206 p. ISBN 8521203373.
- MORRIS, Richard. Fundamentos de design de produto. Trad. Mariana Bandarra; rev. téc. Fábio Righetto. Porto Alegre, RS: Bookman, 2010. 184 p. ISBN 9782940373178.
- WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. Trad. de Alvamar Helena Lamparelli. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007. 352 p. ISBN 8533608616.