Projetos e Atividades Especiais II


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
PAE5DS 1 0 1 40

Ementa

Desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes criativas, por meio de atividades práticas eletivas e centradas no aluno. Treino das habilidades de interpretação e análise. Metodologias de resolução de problemas. Desenvolvimento de projetos. Visitas técnicas, palestras, oficinas, seminários e competições tecnológicas. Participações em programas de monitoria, projetos de iniciação científica e de pesquisa tecnológica, além da participação em projetos de responsabilidade social.

Descrição

Os projetos e atividades Especiais buscam o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes criativas, por meio de atividades práticas eletivas e centradas no aluno.

Responsável

Foto Professor

Everaldo Pereira

Mais Informações

Docentes

Foto Professor

Agda Regina de Carvalho

Mais Informações
Foto Professor

Aparecido Roberley Borghi

Mais Informações
Foto Professor

Claudia Alquezar Facca

Mais Informações
Foto Professor

Erika Mendonça Britto Passos

Mais Informações
Foto Professor

Guilherme Wolf Lebrao

Mais Informações
Foto Professor

Igor Zucato

Mais Informações
Foto Professor

José Antônio Correa

Mais Informações
Foto Professor

José Carlos Carreira

Mais Informações
Foto Professor

Marcia Cristina Gonçalves de Oliveira Holland

Mais Informações
Foto Professor

Viviane Tavares de Moraes

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. Trad. de Itiro Iida. 3. ed. São Paulo, SP: Blucher, 2011. 342 p. ISBN 9788521206149.
  • BÜRDEK, Bernhard E. História, teoria e prática do design de produtos. Trad. de Freddy Van Camp. 2. ed. São Paulo, SP: Edgard Blücher, 2006. 469 p. ISBN 9788521205234.
  • FACCA, Cláudia Alquezar. O designer como pesquisador: uma abordagem metodológica da pesquisa aplicada ao design de produtos. São Paulo, SP: Blucher, 2011. 190 p. ISBN 9788580390223.

Complementar

  • BONSIEPE, Gui. Design: como prática de projeto. São Paulo, SP: Blucher, 2012. 214 p. ISBN 9788521206767.
  • HEUFLER, Gerhard. Design basics: from ideas to products. River, NJ: FTPress, c2009. 191 p. ISBN 3721205316.
  • LARICA, Neville Jordan. Design de transportes: arte em função da mobilidade. Rio de Janeiro, RJ: 2AB, 2003. 213 p. (Série Oficina). ISBN 8586695289.
  • LIDWELL, William; HOLDEN, Kritina; BUTLER, Jill. Universal principles of design: 100 ways to enhance usability, influence perception, increase appeal, make better design decisions and teach through design. Beverly, Mass: Rockport, c2003. 224 p. ISBN 9781592530076.
  • LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo, SP: Edgard Blücher, 2007. 206 p. ISBN 8521203373.
  • MORRIS, Richard. Fundamentos de design de produto. Trad. Mariana Bandarra; rev. téc. Fábio Righetto. Porto Alegre, RS: Bookman, 2010. 184 p. ISBN 9782940373178.
  • WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. Trad. de Alvamar Helena Lamparelli. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007. 352 p. ISBN 8533608616.