Processos Criativos Colaborativos


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
DSG918 2 0 0 40

Ementa

O estímulo de estratégias adaptativas e colaborativas nas distintas fases de um processo criativo. Pensamento crítico a partir da articulação teórica para a compreensão de contextos e percepção de demandas e comportamentos. Compartilhamento de vivências e experiências para proposição de projetos experimentais e ativação dos potenciais dos integrantes de equipes. Construção de metodologias que se adequem aos percursos criativos que interrelacionem diferentes campos do conhecimento.

Descrição

O despertar de uma nova consciência da dimensão humana, no que se refere, aos modos de viver e produzir, traz a discussão das interrelações entre os diversos campos do conhecimento, bem como, das possíveis proposições que emergem em processos desenvolvidos colaborativamente para a realização de projetos com um olhar futuro.

Responsável

Foto Professor

Agda Regina de Carvalho

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Trad. de Sandra Costa. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 1994. 340 p. ISBN 85-7307-346-2.
  • MANZINI, Ezio. Design para inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro , RJ: E-papers, 2008. 103 p. (Cadernos do Grupo de Altos Estudos, v. 1). ISBN 9788576501701.
  • SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Horizonte, c2006. 176 p. ISBN 8599279068.

Complementar

  • DE MORAES, Dijon. Limites do design. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Studio Nobel, 2008. 199 p. ISBN 9788585445737.
  • DE MORAES, Dijon. Metaprojeto: o design do design. São Paulo, SP: Blucher, 2010. 228 p. ISBN 9788521205166.
  • MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. Trad. de Astrid de Carvalho. São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. 366 p. ISBN 9788531407314.
  • MONTENEGRO, Gildo A. A invenção do projeto. São Paulo, SP: Edgard Blücher, 2004. 131 p. ISBN 8521200072.
  • OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 187 p. ISBN 8532605532.