Design do Negócio


Codigo Carga Horária
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Ementa

Revisão dos conceitos de marketing sobre troca de valores, desejos e necessidade dos usuários. Análise da sociedade contemporânea: novas economias, tecnologias, industria 4.0, problemas complexos. Análise de tendências: definição em grupo de problemas de uma determinada tendência. Pensamento do design: conceito e metodologias. Aplicação do pensamento do design (design thinking) visando negócios e estratégias voltados para o projeto. Definição do problemas do negócio. Análise de Tendência. Definição do problema seguindo metodologia double diamond. Desenvolvimento da metodologia double diamond dentro do design thinking. Prototipação da solução de negócio. Definição da proposta de valor para o usuário final. Conceito e aplicação do Canvas - Business Model Generation. Elaboração do Modelo de Negócio.

Descrição

A disciplina busca alargar o pensamento do design no aluno para além do projeto de produtos e serviço. O pensamento do Design já é aplicado para desenvolver novos e inovadores modelos de negócios, dando aos empreendedores uma ferramenta de ponta para um negócio inovador e sustentável.

Responsável

Foto Professor

José Carlos Carreira

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • BROWN, Tim; KATZ, Barry. Change by design: how design thinking transforms organizations and inspires innovation. New York: Haper Business, c2009. 264 p. ISBN 9780061766084.
  • BRUNNER, Robert; EMERY, Stewart. Gestão estratégica do design: como um ótimo design fará as pessoas amarem sua empresa 2010. [Do you matter? How great design will make people love your company]. São Paulo, SP: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2010. 208 p. ISBN 9788576800842.
  • OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. New Jersey: Willey, c2010. 280 p. ISBN 9780470876411.

Complementar

  • FINOCCHIO JUNIOR, José. Project model Canvas: gerenciamento de projetos sem burocracia. Rio de Janeiro: Elsevier, c2013. 229 p. ISBN 9788535274561.
  • KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Trad. de Afonso Celso da Cunha Serra; rev. téc. Consultores Symnetics. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2005. 241 p. ISBN 9788535215243.
  • MOZOTA, Brigitte Borja de; KLOPSCH, Cássia; COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Trad. Lene Belon Ribeiro, rev. téc. Gustavo Severo de Borba. Porto Alegre, RS: Bookman, 2011. 343 p. ISBN 9788577807826.
  • VERGANTI, Roberto. Design-driven innovation: changing the rules of competition by radically innovating what things mean. Boston: Harvard Business, c2009. 272 p. ISBN 9781422124826.
  • VIANNA, Maurício et al. Design thinking: inovação em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro , RJ: MJV Press, 2013. 161 p. ISBN 9788565424004.