Análise Multissensorial do Design


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
DSG919 2 0 0 40

Ementa

O conceito da análise multissensorial aplicada ao DesigN. Os níveis multissensoriais. A olfação e o háptico. Design e Sinestesia. A avaliação sensorial e o campo próprio de aplicação. Análise perceptiva do objeto, do usuário e do contexto. O conceito de ¿brandsense¿. Princípios metodológicos e ferramentas. Interação "cross-modal¿ entre os sentidos, leitura e interpretação. A aplicação prática no projeto. Fatores críticos e sinergia. Modelo de transitividade com variáveis para descrever o mapeamento. A elaboração do mapeamento multissensorial. A ordenação de conceitos, a aplicação da escala e a interpretação de dados.

Descrição

A avaliação multissensorial é aplicada em empresas de diversos segmentos do design: automotivo, eletrodomésticos, equipamentos médico-hospitalares e empresas médias de produtos (mobiliários e acessórios) e o setor de embalagens dentre outros.

Responsável

Foto Professor

Marcia Cristina Gonçalves de Oliveira Holland

Mais Informações

Bibliografia

Complementar

  • ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criador. Trad.de Ivonne Terezinha de Faria; sup Editorial de Vicente di Grado. São Paulo: Thomson Learning, 2006. 503 p. ISBN 8522101485.
  • FASCIONI, Lígia. DNA empresarial: identidade corporativa como referência estratégica. São Paulo, SP: Integrare, 2010. 168 p. ISBN 9788599362600.
  • PERRONE, Carlos E. L. Fernando e Humberto Campana. São Paulo: Folha de S.Paulo, c2012. v. 3. 120 p. (Coleção Folha Grandes Designers, v. 3). ISBN 9788563270825.