Planejamento de Marketing para Negócios


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
ADM532 4 0 0 80

Ementa

Planejamento Estratégico e Planejamento de Marketing. Sistemas de Informações de Marketing e Pesquisa de Mercado. Segmentação e Posicionamento de Mercado em PMEs. Planos de Marketing - Produto, Preço, Comunicação e Distribuição. Plano de Ação. Orçamento, Controle e Resultados. Marketing de relacionamento e Mercados Organizacionais

Descrição

Para se iniciar um empreendimento é necessário conhecer o mercado em que se deseja atuar e suas nuances. O planejamento de marketing parte deste conhecimento para tornar conhecido o conceito, os produtos e a marca que o empreendedor deseja colocar no mercado. Tanto as estratégias mercadológicas como sua implementação e o subsequente controle das atividades e resultados são essenciais para gerar conhecimento futuro para as organizações. Este conhecimento retroalimenta a organização e permite que o planejamento se torne algo mais vivo e permanente no processo gerencial.

Responsável

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Afonso Carlos Braga

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Docentes

Foto Professor

Geraldo Prado Guimarães Filho

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Bibliografia

Básica

  • CAMPOMAR, Marcos Cortez; IKEDA, Ana Akemi. O planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2012. 206 p.
  • CASAS, Alexandre Luzzi Las Plano de Marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Ed. Atlas, 2007.
  • McDONALD, Malcolm; WILSON, Hugh. Planos de marketing: planejamento e gestão estratégica. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, c2013. 427 p.

Complementar

  • KALLIANPUR, A; MORGAN, H. L.; LODISH, L. Empreendedorismo e Marketing - Lições do Curso de Mba da Wharton. Rio de Janeiro: Campus.
  • KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo : Prentice Hall, 2006
  • QUEIROZ, Mauricio Jucá de. Métricas de desempenho de marketing em empresas brasileiras . São Paulo, 2009. Tese Doutorado em Administração ¿ Programa de Pós-Graduação em Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
  • URDAN, Flávio Torres; URDAN, André Torres. Gestão do composto de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013. 473 p.
  • WESTWOOD, John. O plano de marketing. Trad. de José Carlos Barbosa dos Santos, rev. téc. de Arão Sapiro. 2. ed. São Paulo, SP: Makron Books, 1997. 275 p.