Comunicação Empresarial


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
ADM151 4 0 0 80

Ementa

Conceitos fundamentais de Marketing; Evolução das orientações das empresas ao Marketing; Necessidades, desejos, satisfação e fidelização; Equação de valor; Estratégia SAP (segmentação-alvo-posicionamento). Sistema de Informação de Marketing. Mercado B2C e B2B.

Descrição

O ambiente de negócios está cada dia mais turbulento, com o mercado mudando rapidamente, bem como o macroambiente. Entender essas variáveis e de como elas impactam na vida empresarial é indispensável não apenas do ponto de vista acadêmico, mas também para os futuros gestores. Portanto, com um diagnóstico bem elaborado, as ofertas de valor podem chegar a consumidores e clientes empresarias de forma mais adequada, aumentando as chances de sucesso das organizações.

Responsável

Foto Professor

Reynaldo Dannecker Cunha

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing, 15a. São Paulo: Pearson, 2018.
  • KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. AMAGAMI, Cristina (Trad.), SANTOS, Dilson Gabriel dos (Rev.). 12 ed. São Paulo, SP: Pearson, 2011. 600 p.
  • PINHEIRO, Duda; GULLO, José. Fundamentos de marketing: suporte às estratégias de negócios das empresas. São Paulo: Atlas, 2011. 368 p.

Complementar

  • CALDER, Bobby J.; TYBOUT, Alice M. (org.) Marketing. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013
  • KOTLER, P.: KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0. São Paulo: Sextante, 2017.
  • KOTLER, Philip; LEVY, Sidney. Broadening the Concept of Marketing. Journal of Marketing, v. 33, n.1, p. 10-15, 1969
  • LEVITT, Theodore. Miopia em Marketing. Coleção Harvard de Administração. São Paulo: Nova Cultural,1986
  • LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços: marketing e gestão. Trad. de Cid Knipel Moreira; rev. téc. Mauro Neves Garcia. São Paulo: Saraiva, 2001. 416 p.