Competências desenvolvidas no Programa

O programa GCSP-IMT tem como objetivo principal desenvolver 5 competências no estudante que vão empoderar o estudante para realizar transformações de grande impacto potencial durante sua vida profissional futura:

  • Competência Técnica
  • Competência de Multidisciplinaridade.
  • Competência de Viabilidade Econômica e Empreendedorismo.
  • Competência de Multiculturalidade.
  • Competência de Consciência Social.

A competência técnica é desenvolvida quando o estudante realiza um projeto de pesquisa mentorado, feito em grupo ou individualmente, dentro de um dos temas de Grandes Desafios do IMT.

A competência técnica de multidisciplinaridade é essencial para capacitar o estudante a resolver Grandes Desafios e aparecem quando o estudante é forçado a trabalhar na fronteira de disciplinas de Engenharia (vários cursos), Design, Administração e outras.

A competência de Viabilidade Econômica e Empreendedorismo é chave para que o estudante seja capaz de traduzir suas ideias em invenções e inovações através de um modelo de negócio viavel. O estudante deve ser capaz também de prever os desafios para aumentar a escala das soluções propostas para a escala Global.

A competência de Multiculturalidade é a consciência desenvolvida no aluno, via experiências domésticas ou no exterior, para entender as implicações multiculturais de um dos Grande Desafios do IMT. Ela é necessária para se trabalhar de forma eficaz em um mundo cada vez mais interdependente.

A competência de Consciência Social é importante pelo fato de que o trabalho desenvolvido para o benefício de outros é considerando a base da sociedade civil. Ela pode ser desenvolvida pela participação em experiências que aumentem a consciência do estudante sobre as necessidades sociais existentes e o motivem a usar seu conhecimento técnico e multidisciplinar para propor soluções viáveis e sustentáveis para esses problemas.