Mauá contra Coronavírus

Comunicado - 22 de maio de 2020

Comunicado quanto ao feriado de 25 de maio

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou a antecipação do feriado de 09.07 para o dia 25.05. Portanto, não haverá aulas e PAEs dos cursos de graduação no dia 25.05.

 

22.05, sexta-feira --> Não haverá aulas e PAEs (Feriado em São Caetano do Sul)

23.05, sábado --> aulas e PAEs normais

25.05, segunda-feira --> Não haverá aulas e PAEs (Feriado no Estado de São Paulo)

11.06, quinta-feira --> dia letivo normal

----------------------------------------------------------------

Comunicados - 20 de maio de 2020

Comunicado quanto ao feriado

A Câmara Municipal de São Caetano do Sul aprovou a antecipação do feriado de 11.06 para o dia 22.05. Portanto, não haverá aulas e PAEs dos cursos de graduação no dia 22.05 e o dia 11.06 passa a ser dia letivo normal. Ainda não foi confirmada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a antecipação do feriado do dia 09.07 para o dia 25.05. Quando isso ocorrer, emitiremos novo comunicado.

22.05, sexta-feira | Confirmado que não haverá aulas e PAEs

23.05, sábado | aulas e PAEs normais

25.05, segunda-feira | aguardando definição da Assembleia Legislativa de São Paulo

11.06, quinta-feira | dia letivo normal

----------------------------------------------------------------

Tramita na Câmara Municipal de São Caetano do Sul Projeto de Lei que visa antecipar o feriado de Corpus Christi de 11.06 para 22.05.2020. Em sendo aprovada essa Lei, não haverá aulas e PAEs dos cursos de graduação no dia 22.05.2020 e o dia 11.06.2020 passará a ser dia letivo normal.

Tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo Projeto de Lei que visa à antecipação do feriado da Revolução Constitucionalista de 09.07 para 25.05.2020. Em sendo aprovada essa Lei, não haverá aulas e PAEs dos cursos de graduação no dia 25.05.2020.

Ainda que essas Leis sejam aprovadas, no sábado, dia 23.05.2020, as aulas e PAEs mediados por tecnologia ocorrerão normalmente.

Novos comunicados serão emitidos se houver confirmação desses feriados afetando o município de São Caetano do Sul.

----------------------------------------------------------------

Comunicado da Reitoria aos Alunos sobre as Provas de junho de 2020

Considerando o estado atual da pandemia, a expectativa de manutenção das recomendações de isolamento social por parte das autoridades de saúde e visando ao adequado planejamento das atividades de avaliação das disciplinas, ouvidos os Coordenadores de Curso e membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, decidiu-se pela não realização de provas presenciais em junho - P2 das disciplinas que têm provas bimestrais, P1 das disciplinas que têm provas semestrais e provas substitutivas PS dos cursos de Administração e Design.

Em vez das referidas provas presenciais, serão aplicadas atividades de avaliação não presenciais. Ficará a critério de cada responsável por disciplina, ouvido(s) os Coordenador(es) de Curso, estabelecer que atividades de avaliação serão aplicadas - podem ser únicas ou múltiplas, realizadas individualmente ou em grupo, síncronas ao assíncronas. A composição da referida nota de prova deverá ser comunicada aos estudantes via OpenLMS (MoodleRooms) e apontada como observação no plano de ensino da disciplina até 30.05.2020.

As aulas serão interrompidas para os cursos de Administração e Engenharia nos períodos de provas de junho estabelecidos em calendário escolar. Os Projetos e Atividades Especiais (PAEs) não serão interrompidos nesse período.

Os prazos estabelecidos em calendário para publicação das notas dessas provas na Mauanet estão mantidos.

Reitoria

----------------------------------------------------------------

Comunicados - 30 de abril de 2020


Entrevista com o Pró-reitor - Expectativas sobre o Retorno às aulas

Sabemos que este é um momento de incertezas. Por isso, conversamos com o Prof. Marcello Nitz para saber as expectativas com relação ao futuro e ao retorno às atividades presenciais.

Quando voltaremos a ter aulas presenciais?
Estamos passando por um momento de muitas incertezas com relação à evolução da Pandemia e dependemos do posicionamento das autoridades. Portanto, não conseguimos ainda definir o momento e a forma de retorno às atividades presenciais. Isso poderá ocorrer ainda no primeiro semestre ou apenas no segundo semestre. De qualquer forma, estamos preparados para as duas possibilidades. Assim que houver definições, toda a comunidade será devidamente informada e orientada.

Se for possível voltar neste primeiro semestre, o retorno será total?
Dificilmente voltaremos a ter todas as atividades presenciais em curto prazo. E se realmente for viável o retorno às atividades presencias neste primeiro semestre, possivelmente proporemos um retorno gradual, iniciando por algumas atividades práticas de laboratório, pesquisas e TCCs, com medidas preventivas recomendáveis para cada situação.

E as provas bimestrais ou semestrais previstas em calendário para junho serão realizadas presencialmente?
Se for possível o retorno, realizaremos as provas de junho presencialmente, com distribuição de horários e salas que resulte em distanciamento adequado entre alunos. Se, por outro lado, entendermos que o retorno não é adequado ou possível, proporemos substituição dessas provas por trabalhos, de forma semelhante à praticada com as provas bimestrais P1.

Serão oferecidos PAEs no primeiro semestre?
Sim, estamos nos organizando para oferecer PAEs com atividades mediadas por tecnologia com início em maio. Não será uma oferta muito abundante neste momento. Nenhum aluno deve se sentir obrigado a cumprir atividades de PAE neste semestre, pois teremos uma oferta bem maior e diversificada quando pudermos retornar ao campus.

As férias serão mantidas em julho?
Considerando que as aulas mediadas por tecnologia estão cumprindo seu propósito, por ora não vemos motivo nem vantagem em alterar o período de férias escolares.

Existe alguma alteração prevista para o calendário do segundo semestre?
Por ora, não vemos motivo para alteração do calendário.

Existe alguma previsão de alteração do período de Eureka?
Pode sim haver alteração, se for entendida necessária ou conveniente e viável. Isso será avaliado mais adiante.

As aulas práticas que não puderam ser realizadas serão repostas? E no caso das disciplinas semestrais com atividade prática?

Cada disciplina realizará um planejamento para as atividades práticas essenciais, preferencialmente em horários de aula para não sobrecarregar o estudante no segundo semestre. No caso das disciplinas semestrais, não existe impedimento para que elas avancem, em casos especiais, no segundo semestre para atender a realização de práticas e projetos que não puderam ser trabalhados remotamente.

Deseja fazer outras considerações?

É importante destacar que apresentamos aqui expectativas e não certezas. As decisões serão tomadas na medida em que houver mais clareza sobre a evolução da pandemia e considerando as orientações das autoridades.

----------------------------------------------------------------

Informativo - Mensalidade MAIO/2020 - Graduação

A Superintendência e a Reitoria do Instituto Mauá de Tecnologia, solidários com as dificuldades financeiras de alguns de seus alunos e familiares, dispõe-se novamente a sacrificar momentaneamente seus disponíveis, permitindo, para aqueles que necessitarem, a postergação do vencimento da mensalidade de maio.

Os boletos serão emitidos normalmente com vencimento para o dia 10/05/2020, mas aqueles que não forem pagos terão automaticamente o vencimento alterado para 31/08/2020, sem penalidades.

Graças ao comprometimento dos alunos e familiares que mantiveram seus pagamentos em dia foi possível conceder o benefício da postergação do vencimento também para a mensalidade de maio. Por isso, pedimos aos que podem, que continuem com o pagamento regular, ajudando, assim, o IMT a beneficiar os que mais precisam.

Cabe esclarecer que neste momento de excepcionalidade, o IMT continua investindo para a manutenção da qualidade de ensino, temporariamente mediado por tecnologia, bem como para a manutenção e melhoria da nossa infraestrutura. A inatividade do campus não reduz significativamente os nossos custos e despesas, que consistem majoritariamente em salários e encargos relativos aos nossos professores, técnicos e funcionários administrativos, cujas atividades não foram interrompidas.

----------------------------------------------------------------

Comunicado - 24 de março de 2020

Novos canais de Atendimento

Considerando as determinações das autoridades e a fim de assegurar o bem-estar e a saúde de nossa comunidade, a partir de 24 de março (terça-feira) fecharemos nossos portões para acesso dos alunos.

Nesse período, os seguintes canais de atendimento devem ser utilizados:

Central de Relacionamento:

Agradecemos pela compreensão!

----------------------------------------------------------------

Comunicado - 23 de março de 2020 - Alunos Graduação 

----------------------------------------------------------------

Comunicado - 23 de março de 2020 - Alunos de Pós-Graduação 

----------------------------------------------------------------

Informativo - Mensalidade ABRIL/2020 - Graduação e Pós-Graduação

Neste momento de excepcionalidade, a Superintendência e a Reitoria do Instituto Mauá de Tecnologia atentos às possíveis dificuldades financeiras de seus alunos e familiares resolveu sacrificar parte de seus disponíveis, momentaneamente, concedendo, para aqueles que necessitarem, a postergação do vencimento da mensalidade a vencer em 10/04/2020, pelo prazo de 3 (três) meses, ou seja, 10/07/2020, sem a cobrança de qualquer penalidade.

Os boletos serão emitidos normalmente, com vencimento para a data de 10/04/2020, mas, aqueles que não forem pagos, automaticamente serão reemitidos para 10/07/2020.

Caso você opte pelo pagamento antes do novo vencimento, entrar em contato com a Gerência Financeira, por meio do telefone  (11) 4239-3089 ou 4239-3171 ou ainda, por meio do endereço eletrônico tesouraria@maua.br.

----------------------------------------------------------------

Comunidado -  20 de março de 2020

Com o intuito de minimizar os riscos de eventual transmissão do CORONAVÍRUS e alinhamento com as procedentes preocupações da comunidade e das orientações das autoridades da saúde, serão adotados novos horários de atendimento: 

  • Secretarias e Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h, e, aos sábados, das 08h às 12h 
  • Financeiro: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Importante: Pedimos, ainda, que avaliem a necessidade do atendimento presencial. Se possível,  entrem em contato com a Mauá por WhatsApp ou e-mail para atendimento inicial.

WhatsApp +55 800 019 3100
relacionamento@maua.br

----------------------------------------------------------------

Comunidado -  17 de março de 2020

Pós-Graduação

Como forma de prevenir a propagação do Coronavírus e respeitando as orientações institucionais e governamentais, alinhadas à consciência coletiva, nossas aulas presenciais, que estavam suspensas até 18/03/2020, ficam agora suspensas por prazo indeterminado.

Estamos incansavelmente buscando alternativas que nos permitam dar continuidade aos cursos, levando em conta a especificidade de cada módulo.

Até o final deste mês, observando os desdobramentos da atual crise, informaremos sobre a possibilidade e forma de retomarmos as atividades.

Coordenação Geral Pós-Graduação

Graduação

Informamos que, em face das preocupações da comunidade e das orientações oficiais das autoridades de saúde, as aulas presenciais dos cursos de graduação permanecerão suspensas por tempo indeterminado.

Estamos nos organizando para que, quando aplicável, as disciplinas lancem mão de estratégias de ensino-aprendizagem mediadas por tecnologia e, dessa forma, retomem suas atividades a partir da próxima semana, gradativamente.

O MoodleRooms, nosso ambiente virtual de aprendizagem - AVA, será a principal ferramenta utilizada para a condução das atividades. Fiquem atentos às comunicações entre professores e alunos que ocorrerão por intermédio do MoodleRooms.

Eventuais alterações no calendário escolar no tocante a provas e períodos de férias, se realizadas, serão comunicadas oportunamente.

Informamos que as bibliotecas e laboratórios permanecerão à disposição dos estudantes e a utilização desses espaços deve ser feita seguindo as recomendações de higiene e evitando-se aglomerações e contato físico.

Reitoria

----------------------------------------------------------------

Comunicado - 13 de março de 2020

Considerando a preocupação de toda a Comunidade com a evolução do Coronavírus, o Instituto Mauá de Tecnologia decidiu adotar a medida preventiva de suspender as aulas dos Cursos de Graduação de 13/03, a partir das 13h,  até 21/03/2020.

As aulas de Pós-Graduação serão suspensas no período de  16 a 19/03.

Nesse período, seguiremos acompanhando os desdobramentos e as orientações das autoridades de Saúde.

Com a intensificação de medidas de prevenção e conscientização, o retorno das atividades didáticas da graduação está previsto para 23/03/2020.

Em caso de confirmação da doença informe a Instituição pelo email rh@maua.br


Recomentação de Leitura: Coronavírus: 115 dúvidas respondidas