Infraestrutura

 Campus de São Caetano do Sul

 

Instalações

A Pós-Graduação do CEUN-IMT conta com 9 laboratórios, 2 plantas-piloto e 8 salas de aulas equipadas com microcomputadores e projetores. Seus laboratórios ocupam uma área de 1495 m² ; as plantas-piloto perfazem uma área de 1200 m² e suas salas de aula foram projetadas para acomodar 40 alunos cada uma.

 

Laboratório da Pós-Graduação J 203

Instalado no segundo andar do Bloco J, o laboratório J 203 conta com uma área de 120 m² sendo destinado exclusivamente ao desenvolvimento experimental dos trabalhos de pós-graduação. Neste laboratório estão disponíveis equipamentos como Analisador de Carbono Total (TOC) e o reator Microprocessado SYRRIS.

 

Laboratórios I 02, I 06, I17 e I 20

Instalados no Bloco I, esses laboratórios contam com uma área total de aproximadamente 340 m². São utilizados para análises físico-químicas, instrumental, microbiológicas e sensoriais, pois estão equipados com sistema de HPLC, reômetro, sistema Karl-Fischer, balanças analíticas e semianalíticas, microscópios, texturômetro e viscosímetro, entre outros equipamentos. O laboratório de análise sensorial está equipado com 8 cabines individuais e dispõe de toda a infraestrutura para realizar análises sensoriais de produtos alimentícios, cosméticos e de limpeza.

 

Plantas-Piloto J 108 e I 16

A planta-piloto do Bloco J ocupa uma área de 300 m². É utilizada para realizar experimentos em Operações Unitárias devido à existência de coluna de destilação e extração, secadores, britadores, filtro-prensa, trocador de calor de placas e um reator de porcelana encamisado.

A planta-piloto do Bloco I conta com uma área de 720 m². É utilizada para desenvolver trabalhos nas áreas de Engenharia de Alimentos e Controle e Automação, pois dispõe de grande variedade de equipamentos tais como autoclaves, túneis de exaustão e de branqueamento, despolpadora, concentrador, trocador de calor, feixe tubular, câmara frigorífica, equipamento de ultrafiltração, moinho de bolas, multiprocessador, entre outros.

 

Laboratório de Engenharia Bioquímica

Esse laboratório está instalado no Bloco R, sala R-352. Ocupa uma área de 175 m². e é utilizado para desenvolver principalmente os trabalhos da linha de pesquisa "Tratamento Biológico de Efluentes". Nele estão instalados reatores biológicos dos tipos torre e tanque de mistura perfeita além de equipamentos de análise de nitrogênio, cromatógrafo de fase gasosa, espectofotômetro, entre outros.

 

Laboratório de Micro-ondas

Ocupando uma área de 285 m² e instalado no bloco H, nas salas H 141 e H 142, o laboratório serve para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa que estudam reações químicas incentivadas por micro-ondas e a aplicação de micro-ondas:
a) em processos de oxidação;
b) na indústria de polpa de celulose;
c) no condicionamento para descarte de borra de pintura;
d) para a fabricação de plastificantes e ésteres industriais;
e) em processos químicos.

Para tanto, conta com geradores Gerling de 2450 MHz com diversas potências, reatores químicos de batelada e contínuos e instrumentação analítica para avaliar os processos.

Outros laboratórios que podem ser utilizados pelo Programa de Mestrado do CEUN-IMT

 

Laboratório de Corrosão

Esse laboratório localiza-se no Bloco R, na sala R 351. Ocupa uma área total de 81 m² e conta com equipamentos específicos como câmara de névoa salina, câmara de névoa úmida, câmara de dióxido de enxofre, equipamento de abrasão em tintas.

 

Laboratório de Ensaios Mecânicos

Esse laboratório localiza-se no Bloco R, na sala R 02. Ocupa uma área total de 283 m² e conta com equipamentos específicos como durômetro, durômetro Shore, máquina de ensaio de fadiga, máquina de ensaio de impacto, extensômetro medidor de deformação, de tal forma que possam ser realizados ensaios de tração em ferrosos, polímeros e elastômeros, ensaios de impacto, dureza e abrasão, entre outros ensaios.

 

Laboratório de Metalografia

Esse laboratório localiza-se no Bloco R, na sala R 208. Ocupa uma área total de 123 m² e conta com equipamentos específicos como microrscópios metalográficos, politriz motorizada, lixadeiras, pirômetro, durômetro e fornos industriais.