Engenharia de Embalagem

"Embalagem, elemento multifunção, é parte integrante de qualquer produto."

Informações

Introdução

O SISTEMA EMBALAGEM é o conjunto de operações, materiais e acessórios utilizados na indústria com a finalidade de conter, proteger e conservar os diversos produtos e transportá-los aos pontos de venda ou utilização, para atender às necessidades dos consumidores e/ou clientes. Otimizar o custo sistêmico, inovar, criar e gerenciar o conhecimento, fortalecer tecnicamente o humanware (recursos humanos), respeitar a ética e minimizar impactos ambientais são os fatores críticos de sucesso da sua gestão. Conjugar esses verbos permanentemente é a função de todos os profissionais que atuam nesse campo.

"EMBALAGEM É SISTEMA":  expressão que melhor define o Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Embalagem do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia. Estruturado em três semestres (subsistemas) Gestão do Sistema Embalagem, Materiais e Utilização de Embalagem e Projetos de Sistema Embalagem, oferece para cada um deles um grupo de disciplinas específicas desenhadas para estender a visão sistêmica dos alunos para além das fronteiras convencionais demarcadas pelos demais cursos disponíveis no mercado brasileiro.

No final do curso, o aluno deverá elaborar e apresentar uma Monografia que será seu trabalho de conclusão de curso, conforme as exigências da legislação educacional, Resolução CNE/CES/MEC número 001 de 08 de junho de 2007.

Público Alvo

Profissionais graduados que atuam em empresas fabricantes e usuários de embalagem, ou para elas prestam serviços, interessados em otimizar o custo sistêmico, inovar, criar e gerenciar o conhecimento e minimizar impactos ambientais de seus produtos e embalagens.

Pré-requisitos

Ser graduado e ter experiência profissional na área.

Seleção

A seleção dos candidatos será feita mediante análise curricular e, eventualmente, entrevista.

Diferencial

Desde o seu início, o curso diferencia-se pelo seu corpo docente, caracterizado pela equilibrada mescla das experiências industriais e acadêmicas acumuladas ao longo de sua vida profissional. Essa vivência desenvolveu nos docentes a visão sistêmica e interdisciplinar para orientar soluções para problemas referentes aos diferentes sistemas embalagem. Dessa forma, procuram induzir os alunos a "reconstruir" o conhecimento aplicado em vez de apenas reproduzi-lo.

O intercâmbio internacional com a Michigan State University - The School of Packaging -  http://www.canr.msu.edu/packaging/ é oportunidade única oferecida aos alunos. É possível cursar disciplinas, participar de projetos oferecidos por aquela instituição ou  desenvolver o mestrado.

Na programação de 2017,  destacam-se as seguintes inovações:

  • admissão semestral de candidatos aprovados;
  • eventos programados para trazer questionamentos e novos pontos de vista sobre os temas abordados no curso;
  • disponibilidade de atividades com softwares avançados (Delmia e Tecnomatix) para simular desempenho de linhas de envase;
  • as aulas das disciplinas Materiais de Embalagem - Vidros, Projeto de Caixas de Embarque e Técnicas de Impressão - serão ministradas, respectivamente, nas dependências da Wheaton Brasil Vidros, da ABPO - Associação Brasileira do Papelão Ondulado, e do SENAI Theobaldo de Nigris;  
  • as monografias podem ser desenvolvidas no Laboratório de Sistemas Produtivos Inteligentes. Há oferta de temas relacionados com as quatro linhas de pesquisa em andamento: Apoio à competitividade de micro, pequenas e médias empresas; Logística industrial; Indústria 4.0; Adição de valor a resíduos sólidos urbanos.

Capacitação

Ao concluir o programa, o profissional estará capacitado a

  • atuar, projetar e gerenciar sistemas de embalagens para os vários tipos de produtos;
  • utilizar adequadamente os indicadores fundamentais do Sistema Embalagem: custo sistêmico, inovação e humanware;
  • especificar materiais, equipamentos e acessórios para o Sistema Embalagem;

Formatação do programa

Carga horária de 360 horas

Inscrições abertas

Local: São Caetano do Sul

Início do Curso:
Agosto de 2017
Duração do Curso:
2 anos
Horário:
das 19h às 22h30
Dias de aula:
segundas e quartas-feiras

Campus de São Caetano do Sul - Praça Mauá, 01 - Veja mais sobre o campus

QUERO MAIS INFORMAÇÕES

Ou Preencha a ficha de inscrição

Investimento

MATRÍCULA

MENSALIDADES
20 parcelas de R$ 1.421,00

R$ 1.421,00

DESCONTOS

  • Ex-aluno: 10%
  • Grupos (2 ou mais alunos): 10%
  • Associados da AEXAM(ex-alunos): 15%
  • Formandos Mauá 2016: 30%


Secretaria de cursos:

Campus São Caetano do Sul

  • Telefone: (11) 4239-3401, de segunda a sexta-feira, das 11h às 22h
  • Email: posgraduacao@maua.br
  • Bloco G -  sala G 07 - Praça Mauá, 01 - São Caetano do Sul - CEP 09580-900

Compartilhe