MBA Executivo - Administração para Engenheiros

"Tradicionalmente, profissionais empreendedores buscam agregar ao seu perfil profissional o de Administrador de Negócios (MBA). Esse perfil é indispensável para o engenheiro que pretende tornar-se um profissional global com visão abrangente e, agregar ferramentas gerenciais e habilidades executivas."

Introdução

O profissional com formação técnica, atuando num mercado globalizado como o nosso, para ser considerado completo e competitivo, necessita da visão administrativa e do conhecimento das principais ferramentas gerenciais. Para competir, participar e atuar fortemente gerando valor, é preciso estar preparado. A educação continuada em nível de pós-graduação é absolutamente indispensável nos dias atuais. 

Público-Alvo

Destina-se principalmente a engenheiros que desejam adquirir conhecimento em negócios, de tal sorte que possam na sua área de atuação desenvolver atividades gerenciais e/ou de liderança de forma sistêmica e estratégica. Profissionais que buscam uma formação aplicada e dirigida, de forma rápida e dinâmica.

Pré-requisitos: Graduação. Experiência Profissional. A seleção dos participantes será feita mediante análise curricular e, eventualmente, entrevista. 

Diferencial

O curso capacitará os participantes para as principais atividades executivas: trabalhar em equipe e desenvolver projetos multidisciplinares; gerenciar situações de conflito; estar habilitado em negociações. Ampliará a visão estratégica do executivo nos segmentos: marketing, economia/finanças, processos, logístico, negócios, liderança e gestão de pessoas.

A estrutura do curso é composta por três grandes blocos, com uma lógica sequencial de aulas e disciplinas que se complementam, de tal sorte que o participante irá construir conhecimento de aplicabilidade imediata.

O programa do curso é constantemente atualizado e, nesta 27.ª edição, incorpora algumas disciplinas como Tomada de Decisão e Comunicação Empresarial que eram oferecidas como workshops. O profissional, ao concluir o programa, estará capacitado a: 

  • preparar e avaliar projetos de investimento em ativos para criação de valor;
  • trabalhar/liderar equipes;
  • exercer atividades gerenciais com eficiência;
  • solidificar um padrão de executivo de mercado.

Workshops

Serão apresentados alguns dos temas abaixo, entre  outros, que poderão ser do interesse do curso.

  • Empresa: um bom negócio
  • Novas perspectivas Mundiais
  • Visão Geopolítica Mundial
  • Gestão da Inovação
Mais Informações

Início do Curso
Março de 2019
Horário
Das 19h às 22h30
Dias de aula
Segundas, terças e quintas-feiras

Investimento
*Matrícula Mensalidades
16 parcelas de R$ 2.100,00**

Até 21 de janeiro R$ 1.970,00
Após 21 de janeiro R$ 2.100,00

DESCONTOS

Ex-aluno: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno Mauá formado em 2018: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Taxa de Reserva: R$280,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de cartão de débito ou crédito.
Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente a Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

*Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da Reserva
**Valores já atualizados para 2019, sujeitos a correção por índices inflacionários para o período de 2020
*** Para os cursos que contemplem forma de pagamento em mais de 12 (doze) parcelas, haverá correção monetária pelo índice IGPM a partir da 13.ª parcela

Mais Informações

Coordenação

Evandro César Tenca

Mestre em Administração de Empresas pela FGV-SP. Graduado em Administração pela USP.

Disciplinas

Avaliação de Projetos de Investimentos

24 h

Conhecer as características específicas das empresas do setor e, possivelmente, como funciona a competição entre as empresas do setor. Analisar as demonstrações financeiras da empresa como Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração de Fluxo de Caixa.

Câmbio e Comércio Exterior

16 h

Apresentar as ferramentas de suporte para a tomada de decisões relativas ao comércio exterior brasileiro em diversos tipos de organizações, proporcionando condições para uma atuação competitiva em um mercado globalizado.

Comunicação Executiva

16 h

Motivar, influenciar o comportamento. Consolidar a identidade da organização junto ao seu público. Manter o equilíbrio nas relações do público interno de modo a repercutir nas relações com o público externo

Dinâmica dos Negócios

12 h

Fornecer recursos para aprender os princípios e as práticas da dinâmica dos sistemas. Apresentar ferramentas úteis para modelagem de sistemas dinâmicos, com ênfase em utilizações para gestão.

Estrutura Organizacional e Processos

16 h

É assegurar que os processos são executados de forma clara e consistente contribuindo para que a empresa possa atingir suas metas e agregar valor aos seus clientes.

Finanças Corporativas Aplicadas

28 h

Compreender os princípios fundamentais de Finanças Corporativas e entender a dinâmica dos demonstrativos financeiros (Balanço Patrimonial, Demonstração dos Resultados, Demonstração do Fluxo de Caixa) como instrumento de tomada de decisão executiva.

Gestão de Pessoas e Trabalho em Equipe

24 h

Identificar valores essenciais e competências gerenciais tradicionais, de transição e de ponta que determinam estágios importantes na gestão das pessoas no contexto organizacional. Praticar ações de liderança como função da dinâmica do trabalho em conjunto.

Gestão Sustentável de Empresas

20 h

Conceituar e formular uma visão estratégica para políticas e ações de Gestão Sustentável da Empresa

Logística de Produção (com Simulação - Jogo Empresarial)

36 h

Entender a logística integral, a cadeia produtiva, a cadeia de suprimentos e a gestão de operações, considerando uma visão sistêmica das empresas comerciais, industriais e de serviços.

Macroeconomia e Economia Aplicada

40 h

Proporcionar aos participantes uma base de conhecimento dos conceitos econômicos, dando condições para que o aluno possa enfrentar os problemas de decisão econômica a nível empresarial, bem como ter condições de entender, analisar e formular cenários da economia brasileira.

Marketing Digital

16 h

Entender o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros,  através dos meios digitais.

Marketing e Mercado

32 h

Discutir os principais aspectos do desenvolvimento de Planos Táticos de Marketing alinhados e coerentes com o Planejamento Estratégico empresarial.

Planejamento Estratégico

36 h

Detectar mudanças no ambiente externo, avaliar a posição competitiva de empresa e responder rapidamente, por meio de estratégias eficazes, às oportunidades e riscos que o mercado apresenta.

Simulação Industrial e de Serviços em Cenário Competitivo (Jogos de Empresas)

40 h

Com os simuladores empresariais SIND e SISERv desenvolver habilidades executivas de administração empresarial dentro de um cenário macroeconômico simulado.

Técnicas de Negociação

24 h

Melhorar a capacidade de administrar conflitos. Melhorar a capacidade de conduzir processos de Negociação. Elaborar estratégias mais eficazes de negociação.

Corpo Docente

Cecilia Carmen Jacinto Andrade

Doutora e Mestre em psicologia sócio-histórica pela PUC/SP, Especialista em Psicologia Organizacional, processos grupais, grafologia e psicodrama. Sócia-diretora, coach, terapeuta e consultora da Cecília Andrade, Coaching & Psicologia Organizacional.

Edson Gonçalves

Especialista pela FGV-SP

Emilio Bocchino Neto

Mestre em Ciências pela USP. Especialização em Gestão de Marketing e Vendas pela FMU. Graduado em Administração de Empresas pelo Mackenzie.

Evandro César Tenca

Mestre em Administração de Empresas pela FGV-SP. Graduado em Administração pela USP.

Gunther Rudzit

Doutor em Ciência Política pela USP. Mestre em National Security por Georgetown University. Mestre em Geografia Humana pela USP. Licenciado e Bacharel em Geografia pela USP.

Hazime Sato

Especialista pela Universidade de Kyoto/Japão. Graduado em Engenharia Elétrica pela USP

Helton Haddad Carneiro da Silva

Doutor, Mestre e Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Atualmente é sócio - da Share Marketing Group.

José Carlos de Souza Filho

Doutor e Mestre em Administração pela USP. Graduado em Economia e Administração pela USP. Graduado em Ciências Contábeis pela USP.

José Carlos Ferrante

Especialista pela New York University. Graduado em Ciencias Economicas pela Fundação Santo André.

José Predebon

Graduado em Sociologia e Propaganda e Marketing. Autor de vários Livros no tema de Inovação e Criatividade.

Leonardo Chwif

Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecâtronica pela USP.

Otto Nogami

Doutorando em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP. Mestre em Economia pelo Mackenzie. Especialista em Finanças pelo IBMEC. Graduado em Ciências Econômicas pela USP. Autor do livro referência ? Princípios da Economia.

Paulo Sérgio Scoleze Ferrer

Mestre em Administração pela UNINOVE. Especialista em Gestão de Projetos pela USP. Graduado em Engenharia Mecanica pela UNIP.

Wilson Motta Miceli

Mestre em Controladoria pela FECAP. Especialista em Finanças pela BM&F e FECAP. Graduado em Engenharia Civil pela Mauá.