Engenharia de Embalagem

O SISTEMA EMBALAGEM é o conjunto de operações, materiais e acessórios utilizados na indústria com a finalidade de conter, proteger e conservar os diversos produtos e transportá-los aos pontos de venda ou utilização. Otimizar o custo sistêmico, inovar, criar e gerenciar o conhecimento, fortalecer tecnicamente o humanware (recursos humanos), respeitar a ética e minimizar impactos ambientais são os fatores críticos de sucesso da sua gestão. Conjugar esses verbos permanentemente é a função de todos os profissionais que atuam nesse campo. "EMBALAGEM É SISTEMA": expressão que melhor define o Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Embalagem do Instituto Mauá de Tecnologia. Estruturado em três semestres (subsistemas) Gestão do Sistema Embalagem, Materiais e Utilização de Embalagem e Projetos de Sistema Embalagem, oferece para cada um deles um grupo de disciplinas específicas desenhadas para estender a visão.

Diferencial

O curso se diferencia pelo seu corpo docente, caracterizado pela equilibrada mescla das experiências industriais e acadêmicas acumuladas ao longo de sua vida profissional. Essa vivência desenvolveu nos docentes a visão sistêmica e interdisciplinar para projetar e gerenciar sistemas embalagem para os mais variados produtos. O intercâmbio internacional com a Michigan State University - The School of Packaging - é oportunidade única oferecida aos alunos. É possível cursar disciplinas, participar de projetos oferecidos por aquela instituição ou desenvolver o mestrado.

Objetivo

Capacitar profissionais para:

  • Projetar e gerenciar Sistemas Embalagem para os vários tipos de produtos, utilizando adequadamente os indicadores custo sistêmico e humanware;
  • Especificar materiais, equipamentos e acessórios para o Sistema Embalagem.

 

Público-alvo

Profissionais graduados interessados na especialização técnica para atuar nas empresas fabricantes e usuárias de embalagens e nas prestadoras de serviços para o setor.

Coordenação

Antonio Carlos Dantas Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas.

Módulos do curso

Materiais de Embalagem: Tipos e Aplicações

Embalagem para Alimentos

16 h

Estudar a deterioração de alimentos como base para o projeto de embalagem, com o foco nos principais tipos de alimentos e na proteção requerida por eles.

Celulósicos

16 h

Estudar os tipos, fabricação e principais propriedades e aplicações do papel, do cartão e do papelão ondulado. As aulas são ministradas no Campus São Caetano do Sul e no SENAI Theobaldo de Nigris.

Embalagem para Cosméticos

16 h

Estudar as principais características dos cosméticos – aplicações, deterioração e atratividade para o consumidor - como base para o projeto de embalagem.

Embalagem para Produtos Farmacêuticos

16 h

Estudar as principais características dos produtos farmacêuticos – aplicações e deterioração - como base para o projeto de embalagem.

Embalagem para Produtos de Limpeza Doméstica

16 h

Estudar as principais características dos produtos de limpeza doméstica - aplicações e deterioração - como base para o projeto de embalagem.

Aço e alumínio

12 h

Estudar os principais tipos de embalagens de aço e alumínio, os processos de fabricação e de revestimento interno (vernizes), propriedades e aplicações.

Polímeros

16 h

Apresentar a estrutura e as principais propriedades físicas, químicas e reológicas de polímeros.  Estudar os processos de transformação de termoplásticos: filmes flexíveis e planos, embalagens rígidas e semirrígidas.

Vidros

12 h

Estudar os principais tipos, processos de fabricação, propriedades e aplicações de vidro. Aula ministrada na Wheaton Vidros.

Projetos de Sistema Embalagem

Design de Embalagem

24 h

Desenvolver um projeto de embalagem com base no desejo dos consumidores, sem deixar de considerar as estimativas de custo, que serão abordadas na disciplina Projeto de Sistema Embalagem.

Ecodesign do Projeto de Sistema Embalagem

24 h

Aplicar a ferramenta Ecodesing (Design for Environment) no projeto de sistemas de embalagem.

Projetos de Caixas de Papelão Ondulado

16 h

Desenvolvimento de caixas de embarque de papelão ondulado tendo como base o desempenho durante o transporte e estocagem. Aulas ministradas na ABPO - Associação Brasileira de Papelão Ondulado.

Projetos de Sistemas de Embalagem

32 h

Desenvolver projeto técnico, econômico e financeiro de um sistema embalagem a partir de um briefing. Responder as questões básicas: o que os consumidores desejam? Como o produto se deteriora? Qual é o custo sistêmico da solução proposta? Estimar a vida-de-prateleira com base na permeabilidade das embalagens - a gases e ao vapor de água.

Técnicas de Impressão

24 h

Apresentar as técnicas de impressão de materiais de embalagem – Aulas ministradas no SENAI Theobaldo de Nigris

Sistema Embalagem

Compras no Sistema Embalagem

16 h

Estudar os principais modelos de compras de materiais (Kraljic, Monczka, entre outros) e sua aplicação no Sistema Embalagem.

Custos no Sistema Embalagem

20 h

Apresentar e aplicar os principais conceitos para cálculo de custo sistêmico.

Equipamentos para o Sistema Embalagem

20 h

Estudar os principais equipamentos utilizados no Sistema Embalagem, a eficiência da linha de envase (OEE), as interações entre máquinas e materiais de embalagem e apresentar metodologia de compra de equipamentos.

Lean & Kaizen no Sistema Embalagem

20 h

Apresentar e aplicar os principais conceitos de Produção Enxuta (Lean Production) e Melhoria Contínua (Kaizen) no Sistema Embalagem.

Logística no Sistema Embalagem

12 h

Apresentar os principais conceitos da logística no Sistema Embalagem, com o foco na movimentação interna dos insumos

Produção Mais Limpa (P+L) no Sistema Embalagem

12 h

Apresentar e aplicar os principais conceitos de Produção mais Limpa (P+L) no Sistema Embalagem.

Sistema Embalagem

20 h

Definições, funções e terminologia utilizados no Sistema Embalagem. A embalagem como um complexo sistema que engloba materiais, acessórios, equipamentos, recursos humanos e ambientais. Monitoramento do sistema pela ferramenta o Diagnóstico do Sistema Embalagem que orienta o levantamento de todas as informações fundamentais para a correta tomada de decisões com base no indicador custo sistêmico. Novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.

Corpo Docente

Antonio Carlos Dantas Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas.

Aparecido Roberley Borghi

Mestre em Administração pelo IMES, Especialista em Administração Indl pela USP, e em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela FSA, Graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC.

Edison Toporcov

Engenheiro Mecânico, Foi Diretor Industrial Wheaton Brasil Vidros, Experiência em indústria vidreira. Atua como Consultor Técnico.

Elcio de Sousa

Graduado pela Universidade de Florianópolis e pela Universidade de Guarulhos. Experiência como Supervisor na área de Embalagens. Diretor na Escola SENAI.

Fabien Albert Brones

Doutor em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da USP.  Mestre em ciências ambientais pela Ecole Nationale Superieure des Mines, Paris. Engenheiro Agrônomo pela INA-PG, Paris. Gerente Científico de Impacto Ambiental e Ecodesign na Natura.

Fabio Mestriner

Especialista em Design e Inteligência de embalagem, atualmente dedicado a projetos exclusivos na área de embalagem e a produção de livros didáticos neste tema. Diretor da Fabio Mestriner Design & Inteligência de Embalagem Ltda.

Juarez Pereira

Químico formado pela Escola Técnica da Faculdade Oswaldo Cruz e Estudos de Estatística pela USP. Grande experiência na indústria de papelão ondulado tendo atuado nas áreas de desenvolvimento de produtos, controle de qualidade e setores relacionados a fabricação de clichês e formas corte-vinco. É Assessor Técnico da Associação Brasileira Do Papelão Ondulado (ABPO).

Julio Cesar Legramanti Neves

Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Santa Cecilia. Pós-graduado em Administração Industrial pela USP. Consultor em Inovação e em Desenvolvimento de Embalagem. Professor do SENAI.

Luis Fernando Dagnoni Cassinelli

Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. É conselheiro em Exercício da Associação Nacional  de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Conselho Superior de Inovação e Competitividade – Fiesp (Conic). Na FAPESP, é Coordenação de Área - Pesquisa para Inovação PPP 1.

Nicolas Isidoro Oliva

Pós Graduado em Liderança pela IAE Business School-Buenos Aires. MBA em Logística e Supply Chain pela FGV. MBA em Direção de Empresas pela Universidade Del Cema UCEMA-Buenos Aires. Engenheiro Industrial pela Universidade Nacional de La Plata-Buenos Aires.

Norberto Giuntini

Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela FECAP. Especialista em Controladoria pela FGV. Graduado em Economia pelo Mackenzie e em Ciências Contábeis pela UNIP. Experiência nas áreas de Auditoria e Controladoria em empresas de grande porte.

Paulo Eduardo do Rio Vieira Pereira

Graduado em Engenharia Civil pela FAAP, Pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP. Sócio Diretor e Executivo de Novos Negócios da Prodesign - Agência de Design de Embalagem.

Rossana Ribeiro do Prado Raffaelli

Doutoranda em Psicologia da Saúde na UMESP. Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Graduada em Administração pela Mauá. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Vivian Borges

Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Mauá. Especialista em Cosmetologia pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Graduada em Engenharia Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Atualmente é Microempresária.

>