Engenharia Automotiva

No dinâmico setor automotivo, em que as novas tecnologias são rapidamente incorporadas aos produtos, exige-se do profissional constante aperfeiçoamento numa vasta gama de conhecimentos técnicos.

Formatado em quatro módulos semestrais com objetivos específicos, o curso de especialização em Engenharia Automotiva do Instituto Mauá de Tecnologia possibilita ao aluno desenvolver conhecimentos abrangentes e com a profundidade exigida no cenário automotivo globalizado. Capacita o profissional para atuar nas áreas técnica e gerencial, com base numa visão do desenvolvimento dos sistemas veiculares.

Diferencial

Os docentes dos cursos de pós-graduação do Instituto Mauá de Tecnologia possuem sólida formação acadêmica e destacada atuação em empresas-líderes do setor. As aulas são presenciais, em modernos ambientes de aprendizagem que valorizam a aplicação dos fundamentos teóricos em ensaios em laboratórios, específicos para a área automotiva.

Público-Alvo

Engenheiros e tecnólogos que atuam ou pretendem atuar no segmento automotivo.

Ao concluir o programa, o profissional estará capacitado a:

  • atuar efetivamente no desenvolvimento de veículos globais;
  • dominar aspectos técnicos e gerenciais do produto e do processo produtivo;
  • liderar mudanças em produtos e em processos produtivos;
  • antecipar e interpretar tendências tecnológicas e de mercado;
  • gerenciar o relacionamento com clientes e fornecedores.
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Início do Curso
Março de 2019
Horário
Das 19h às 22h30
Dias de aula
Segundas e quartas-feiras

Investimento por Módulo
*Matrícula Mensalidades
5 parcelas de R$ 1.580,00**

R$ 1.580,00

DESCONTOS

Ex-aluno: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno Mauá formado em 2018: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Taxa de Reserva: R$280,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de cartão de débito ou crédito.
Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente a Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

*Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da Reserva
**Valores já atualizados para 2019, sujeitos a correção por índices inflacionários para o período de 2020

Mais Informações

Coordenação

Fernando Malvezzi

Doutor em Engenharia Mecânica pela USP. Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Membro da Comissão Técnica da AEA e do Comitê de Dinâmica Veicular da SAE BRASIL.

Módulos do curso

Dinâmica Veicular e Sistemas de Chassi

Dinâmica Veicular

32 h

Desenvolver os fundamentos de dinâmica longitudinal, lateral e vertical. Simulação do comportamento dinâmico do veículo durante realização de manobras

Projetos e Atividades no LAB de Engenharia Automotiva

12 h

Consolidar conceitos de motores de combustão interna e de sistemas de transmissão por meio de atividades baseadas na metodologia PBL

Sistemas de Freios

32 h

Estudar e dimensionar o sistema de freio e seus componentes, bem como sua integração com o veículo

Sistemas de Suspensão e Direção

32 h

Estudar e analisar o desempenho dos sistemas de suspensão e direção, bem como sua integração com o veículo

Sistemas de Propulsão de Veículos

Atividades Práticas no Laboratório de Engenharia Automotiva

8 h

Aplicar conceitos de análise experimental de tensões e análise modal por meio de atividades em laboratório.

Motores de Combustão Interna I

24 h

Desenvolver os fundamentos dos Motores de Combustão Interna. Estudo de componentes, combustão em motores alternativos, formação de mistura e sistemas de ignição

Motores de Combustão Interna II

24 h

Apresentar os ensaios e curvas características de MCI, bem como novas tecnologias para redução de emissões de poluentes

Projetos e Atividades no LAB de Engenharia Automotiva

12 h

Consolidar conceitos de motores de combustão interna e de sistemas de transmissão por meio de atividades baseadas na metodologia PBL

Sistemas de propulsão de veículos híbridos e elétricos

12 h

Apresentar os fundamentos da propulsão de veículos elétricos e híbridos

Sistemas de Transmissões

24 h

Apresentar os sistemas de transmissão manual e automática e metodologia para dimensionamento de componentes.

Vibração e Acústica em Sistemas de Propulsão

24 h

Apresentar os conceitos básicos de vibrações e acústica, bem como equipamentos para medição e processamento digital de sinais.

Estrutura e Segurança Veicular

Atividades Práticas no Laboratório de Engenharia Automotiva

8 h

Aplicar conceitos de análise experimental de tensões e análise modal por meio de atividades em laboratório.

Design e Arquitetura do Veículo

32 h

Apresentar o desenvolvimento da arquitetura do veículo levando em conta os requisitos de marketing, ergonomia, conforto e integração entre os sistemas.

Qualidade e Confiabilidade

24 h

Apresentar os conceitos da qualidade no projeto, na produção e do produto final. Confiabilidade dos diversos subsistemas do veículo.

Segurança Veicular

24 h

Apresentar os fundamentos da segurança veicular e os ensaios empregados para avaliação da segurança de ocupantes e pedestres.

Simulações e Análise Estrutural

32 h

Apresentar os conceitos básicos empregados no desenvolvimento de estruturas de chassi e carroceria, bem como os avanços recentes e os aspectos práticos de desenvolvimento de estruturas

Corpo Docente

Alexsander Tressino de Carvalho

Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela POLI-USP. Graduado em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos pela FATEC. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em microeletrônica, atuando na área de eletrônica automotiva, sensores e desenvolvimento de equipamentos didáticos automotivos.

André de Oliveira

Mestre em Ruído e Vibrações e Engenheiro Mecânico pela universidade Feredal de Santa Catarina. Atualmente é Gerente de Serviços de Engenharia na Siemens Industry Software.

Celso Argachoy

Doutor e Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA. Pós-Graduado em Administração de Empresas. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Trabalhou na área de Desenvolvimento de Produtos da Mercedes-Benz e da MWM-International. Gerente Consultor de Engenharia na indústria de Motores Cummins.

Clayton Barcelos Zabeu

Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Especialista em Gestão Empresarial pela FGV. Graduado em Engenharia Mecânica pela USP. Líder da área de Pesquisa Aplicada de Motores e Sistemas de Potência da Vale Soluções em Energia.

Edson Gustavo Luzetti

Mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp. Engenheiro Mecânico com ênfase em Automobilística pela FEI. Experiência no setor de desenvolvimento de Pneus para competições, Fórmula 1 e GT3. Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli Pneus.

Erick Batista Rodrigues

Mestre em Engenharia de Materiais pela USP. Engenheiro Mecânico com ênfase em Automobilística pela FEI. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento na Pirelli pneus.

Fernando Malvezzi

Doutor em Engenharia Mecânica pela USP. Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Membro da Comissão Técnica da AEA e do Comitê de Dinâmica Veicular da SAE BRASIL.

Gilvan Prada Rossi

Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica com ênfase em Automobilística pela FEI. Atuou no projeto do EMB170 como engenheiro de CAE na Embraer.  Continuou nesta área na General Motors do Brasil, atuando como engenheiro e gerente nas disciplinas de Estrutura, Durabilidade, Aerodinâmica, Térmica, Segurança Veicular e Validação Virtual. Atualmente é o Gerente de Integração de Segurança Veicular da GMB.

Luiz Antonio Bloem da Silveira Junior

Doutorando em Administração na USP. Mestre em Ciências pela USP. MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA. Especialista em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela USP.

Luiz Antonio Negro Martin Lopez

Doutor em Ciências pelo IPEN. Mestre em Engenharia Mecânica pela POLI-USP. Engenheiro Mecânico pela FEI. Especialista em aerodinâmica. Piloto comercial de avião e instrutor de vôo de helicóptero. Atualmente é consultor da IBBX Innovation

Marco Antonio Colosio

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade UMC em 1994, mestrado em Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em tecnologia pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2003) e pós Doutorado pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP. Atualmente é professor do curso de Engenharia dos Materiais do Centro Universitário Fundação Santo André, Professor de pós graduação do Instituto de Tecnologia Mauá; Gerente Técnico da Engenharia de Produtos da GM, membro do conselho CCTM do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, relator de normas NBR de aços da Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede, Diretor da Regional da SAE BRASIL - Society of Engieering Automotive e membro do comitê da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - BRDDRG . Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Automotiva - Gestão de Inovações, atuando principalmente na metalurgia, usinagem, processamento dos materiais e aços avançados.

Mauro Carlos Andreassa

Possui graduação em Bacharel em Física pela PUC de São Paulo. Também possui cursos de pósgraduação lato sensu pela FEA-USP e de Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado. Possui 39 anos de experiência em indústria automobilística na Ford Motor Company Brasil onde hoje exerce a função de gerente de assistência técnica aos fornecedores na América do Sul, já tendo exercido as gerências de Qualidade nas Plantas de Montagem, Motores e Transmissões, Serviços ao Cliente, Seis Sigma, Desenvolvimento de Produto, laboratório metalúrgico e químico.

Rafael Tedim Terra

Mestre em Engenharia Mecânica pela POLI-USP, Graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp. Atua nas definições de arquitetura de componentes de suspensão, avaliação virtual em multicorpos de dinâmica veicular.

Roberto Pereira Ramos

Graduado em Engenharia Mecânica Industrial pela Escola de Engenharia Industrial de São José dos Campos. Trabalhou com simulação de estruturas da aeronave EMB-145 e do VLS (veículo lançador de satélites) brasileiro. Na GMB atuou no desenvolvimento de veículos nas áreas de estruturas, durabilidade, dinâmica do veículo, segurança, térmica e ruído e vibração. Pela GMB participou de projetos globais no Japão, nos Estados Unidos e na Alemanha.

Roger Tadeu Gondim Guilherme

Mestre em Engenharia Automotiva pela USP. Graduado em Engenharia Aeronáutica pelo ITA. Atua há mais de 20 anos em Engenharia do Produto, com temas referentes a projetos e aplicações de motores e transmissões. Atualmente é gerente da área de pré-desenvolvimento de Powertrain na Volkswagen, atuando principalmente em trabalhos visando à melhoria da eficiência energética e redução de emissão de CO2.

Silvia Faria Lombriller

Doutora e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduada em Engenharia Mecânica com Ênfase em Aeronaves pela USP. Atualmente é Supervisora de Desenvolvimento de Freios de Caminhões para a América do Sul na Ford Motor.

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