Sistema Embalagem

Objetivo

Desenvolver nos alunos as competências para gerenciar sistemas de embalagem com base em indicadores específicos.

Público-Alvo

Profissionais graduados interessados na especialização técnica para atuar nas empresas fabricantes e usuárias de embalagens e nas prestadoras de serviços para o setor.

Coordenação

Antonio Carlos Dantas Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas.

Disciplinas

Compras no Sistema Embalagem

16 h

Estudar os principais modelos de compras de materiais (Kraljic, Monczka, entre outros) e sua aplicação no Sistema Embalagem.

Custos no Sistema Embalagem

20 h

Apresentar e aplicar os principais conceitos para cálculo de custo sistêmico.

Equipamentos para o Sistema Embalagem

20 h

Estudar os principais equipamentos utilizados no Sistema Embalagem, a eficiência da linha de envase (OEE), as interações entre máquinas e materiais de embalagem e apresentar metodologia de compra de equipamentos.

Lean & Kaizen no Sistema Embalagem

20 h

Apresentar e aplicar os principais conceitos de Produção Enxuta (Lean Production) e Melhoria Contínua (Kaizen) no Sistema Embalagem.

Logística no Sistema Embalagem

12 h

Apresentar os principais conceitos da logística no Sistema Embalagem, com o foco na movimentação interna dos insumos

Produção Mais Limpa (P+L) no Sistema Embalagem

12 h

Apresentar e aplicar os principais conceitos de Produção mais Limpa (P+L) no Sistema Embalagem.

Sistema Embalagem

20 h

Definições, funções e terminologia utilizados no Sistema Embalagem. A embalagem como um complexo sistema que engloba materiais, acessórios, equipamentos, recursos humanos e ambientais. Monitoramento do sistema pela ferramenta o Diagnóstico do Sistema Embalagem que orienta o levantamento de todas as informações fundamentais para a correta tomada de decisões com base no indicador custo sistêmico. Novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.

Corpo Docente

Antonio Carlos Dantas Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas.

Nicolas Isidoro Oliva

Pós Graduado em Liderança pela IAE Business School-Buenos Aires. MBA em Logística e Supply Chain pela FGV. MBA em Direção de Empresas pela Universidade Del Cema UCEMA-Buenos Aires. Engenheiro Industrial pela Universidade Nacional de La Plata-Buenos Aires.

Norberto Giuntini

Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela FECAP. Especialista em Controladoria pela FGV. Graduado em Economia pelo Mackenzie e em Ciências Contábeis pela UNIP. Experiência nas áreas de Auditoria e Controladoria em empresas de grande porte.

Rossana Ribeiro do Prado Raffaelli

Doutoranda em Psicologia da Saúde na UMESP. Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Graduada em Administração pela Mauá. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Vivian Borges

Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Mauá. Especialista em Cosmetologia pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Graduada em Engenharia Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Atualmente é Microempresária.

>