Segurança dos Alimentos

Objetivo

Capacitar profissionais no uso da ferramenta HACCP e no entendimento e aplicação de normas de gestão de qualidade e segurança de alimentos nas indústrias da cadeia produtiva de alimentos.

Público-Alvo

Profissionais que desejam adquirir, atualizar e / ou aprimorar conhecimentos necessários para a implantação e manutenção do sistema de gestão da qualidade e segurança de alimentos nas indústrias da cadeia produtiva de alimentos.

Coordenação

Juliane Rigobello

Engenheira de Alimentos pela Mauá. Especialista em Segurança de Alimentos. ATP e Representante da BRC Global Standards (UK) no Brasil.Consultora, auditora e instrutora para normas de certificação internacional.Gestora da empresa de consultoria Qualité

Disciplinas

Certificação em Qualidade e Segurança de Alimentos

32 h

Apresentar e destacar a importância de normas internacionais de certificação de qualidade e segurança de alimentos relacionadas às indústrias de alimentos e indústrias de embalagens. Descrever papel e responsabilidades de auditores e integrar conceitos para condução de auditorias internas.

Fundamentos da Segurança de Alimentos

24 h

Introdução aos conceitos e tendências relacionados à segurança dos alimentos na cadeia produtiva de alimentos. Integrar conhecimento sobre perigos e contaminantes relacionados à segurança de alimentos, existentes nas diversas fases dos processos produtivos de alimentos (ex. perigos físicos, químicos e biológicos).

Gestão da Segurança na Indústria de Alimentos

36 h

Apresentar os conceitos e capacitar alunos para uso da ferramenta APPCC(HACCP), baseado nos princípios do código de prática da Comissão do Codex Alimentarius 'Recommended International Code of Practice General Principles of Food Hygiene' - CAC/RCP 01 - 1969, rev.04.

Apresentar os conceitos relacionados a alimentos alergênicos e controles envolvidos na contaminação cruzada.

Destacar a importância do gerenciamento e defesa contra atos de contaminações intencionais relacionadas à motivações ideológicas, contaminação economicamente motivada ou outras formas de ataques maliciosos à indústrias de alimentos, bebidas e à sua cadeia de abastecimento.

Integrar conceitos para entendimento e aplicação de rastreabilidade e para gerenciamento de incidentes e crises (ex. Recall) na cadeia produtiva de alimentos, incluindo medidas de controles aplicáveis.

Apresentar e destacar a importância do conceito da implementação da cultura de segurança de alimentos nas organizações.

Programas de Pré-Requisitos - Boas Práticas (Agrícolas, Fabricação, Estocagem e Distribuição)

28 h

Apresentar os conceitos de boas práticas envolvidos em cada etapa da cadeia produtiva de alimentos e capacitar alunos para a aplicação destes conceitos na prática. Esta disciplina abordará as boas práticas no campo, na indústria de ração, na indústria de alimentos, na indústria de embalagem e nas áreas de distribuição e transporte de alimentos.

Corpo Docente

Carlos Alberto Ribeiro

Graduado em Engenharia de Alimentos pela Fundação Educacional de Barretos, Especialista em Administração Industrial- USP, Prestador de serviços em auditorias e treinamentos, Consultor proprietário, na Qualifood Consultoria em Alimentos - Ribeirão Preto.

Cynthia Jurkiewicz Kunigk

Graduada em Engenharia Química pela Mauá. Mestre em Engenharia Química pela USP. Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP. Experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Microbiologia de Alimentos.

Fernando Ubarana

Engenheiro de alimentos pela UNICAMP. Especialista em Qualidade e Produtividade pela USP. Experiência Nacional e Internacional em Segurança de Alimentos. Consultor na implementação de Sistemas Gestão. Expert em HACCP para América Latina na Nestlé.

Juliane Rigobello

Engenheira de Alimentos pela Mauá. Especialista em Segurança de Alimentos. ATP e Representante da BRC Global Standards (UK) no Brasil.Consultora, auditora e instrutora para normas de certificação internacional.Gestora da empresa de consultoria Qualité

Juliani Kitakawa

Graduada em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. MBA Gestão Estratégica e Econômica de Negócios - FGV, Mestre em Tecnologia de Alimentos - UNICAMP. Auditora e Coordenadora em sistema de gestão da qualidade e segurança de alimentos.

Laurent Jacques Berthier

Graduado em Engenharia Agronômica, pela CREUPI Espirito Santo, Pós Graduado em Gestão Ambiental-SENAC, Mestre em Pós Colheita em Produtos Agricolas pela UNICAMP. Pesquisador no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) Campinas.

Vanessa dos Santos Vieira

Graduada em Engenharia de Alimentos pela Mauá. Doutora em Ciência dos Alimentos-USP Experiência em implantação de Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos. Consultoria, treinamento e auditoria em normas de Qualidade e Segurança de Alimentos.

>