Materiais e Processos da Indústria Automotiva

Objetivo

A complexidade geométrica e condições de exposição ambiental em determinados componentes automotivos geram a necessidade de fabricar peças utilizando-se materiais e processos específicos. Atualmente, além deste clássico cenário soma-se a necessidade ecológica para diminuição de massa e a inserção do processo produtivo na economia circular. Assim, o profissional que atua na área de Materiais Automotivos deve possuir conhecimentos para a adequada seleção de materiais para cada região onde o veículo será utilizado, além dos aspectos de controle do processo para obtenção de produtos com a rígida qualidade automotiva.

Público-Alvo

Engenheiros graduados, tecnólogos e técnicos que desejam adquirir, atualizar e/ou aprimorar conhecimentos necessários para a atuação na área de materiais da indústria automotiva.

Mais Informações

Início do Curso
Agosto de 2019
Horário
Das 19h às 22h30
Dias de aula
Segundas e quartas-feiras

Investimento
*Matrícula Mensalidades
5 parcelas de R$ 1.580,00**

Até 24 de maio R$ 1.380,00
Até 26 de junho R$ 1.440,00
Após 26 de junho R$ 1.580,00

DESCONTOS

Ex-aluno: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno Mauá formado em 2018: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Taxa de Reserva: R$280,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de cartão de débito ou crédito.
Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente a Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

*Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da Reserva
**Valores já atualizados para 2019, sujeitos a correção por índices inflacionários para o período de 2020

Coordenação

Susana Marraccini Giampietri Lebrão

Pós-doutorado pela UMESP. Doutora em Engenharia Metalúrgica pela USP-SP. Mestre em Engenharia Metalúrgica pela USP. Graduada em Engenharia Metalúrgica pela Mauá. Professora Titular e Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Ciência e Engenharia de Materiais do Instituto Mauá de Tecnologia Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Corrosão, atuando principalmente em aços inoxidáveis.

Disciplinas

Componentes estampados e trefilados para Carroceria e Chassis

20 h

Introdução histórica; mapeamento dos componentes da carroceria e chassis com foco principal em estampados e trefilados; principais ligas utilizadas; processos de estamparia; critérios para seleção e especificação de materiais; defeitos de fabricação; comportamento mecânico e propriedades físicas e químicas; caracterização microestrutural e reciclabilidade.

Componentes fundidos para Powertrain

20 h

Introdução histórica; Mapeamento dos componentes fundidos; Principais ligas utilizadas; Processos de Fundição; Critérios para Seleção e Especificação de Materiais; Sanidade interna e Métodos de Detecção; Defeitos de Fabricação e Análise Preventiva; Comportamento Mecânico e Propriedades Termo-Físicas; Caracterização Microestrutural; Reciclabilidade.

Corrosão e tratamentos de superfície

28 h

Polarização, cinética, curvas de polarização. Passivação, pintura, e revestimentos metálicos. Proteção anódica e catódica. Corrosão galvânica, aeração diferencial, corrosão intergranular, por pite, seletiva e por corrente de fuga. Corrosão associada a efeitos mecânicos.

Polímeros e compósitos

20 h

Polímeros de engenharia. Propriedades dos polímeros, polímeros na indústria automobilística, Processamento de polímeros. Elastômeros, Ensaios em polímeros. Compósitos. Compósitos e projetos, Processamento de compósitos. Novos materiais

Soldagem e uniões

32 h

Processo de soldagem GMAW (mig/mag) em ligas de Alumínio automobilistico, Aço inoxidável, Aço de alta resistência ( HSLA-high strength low alloy, DP- Dual phase,BF- Bainitico Ferritico), Aco de ultra alta resistência ( CP- complex, MS- martensitico, PHS- press hardening steel, TWIP- twinning inducing plasticity steel, TRIP- plasticidade inducida or transformacao) ; Reparo por soldagem em materiais automobilísticos; Processo de soldagem por resistência ( projecao, solda ponto, Alta frequência, Drawn arc welding) ; Processo de soldagem â laser ( solda "overlap", "fillet", "tailor welding", "remote laser welding"); Processo de união mecânica ( "clinch" e "self piercing"); Brazagem na industria automobilística; Teste e avaliação de qualidade em soldagem e uniões em processo manual e robótico. Processo de uniões por adesivo ( adesivo estrutural, anti flotter, selante)  em veiculos automotivos.

Corpo Docente

Edison Marcelo Serbino

Doutor em Ciências na área de Engenharia de Materiais pela USP. Mestre em Engenharia. Engenheiro Metalurgista pela Mauá. Atualmente é Consultor da Volkswagen do Brasil. Possui 30 anos de experiência profissional em indústrias metalúrgicas, centros de pesquisa e instituições de ensino superior, com especialização em análise de falhas em componentes metálicos.

Edith Marie Malateaux de Souza

Doutora pela USP. Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Mauá Bacharel e Licenciada em Química pela Faculdade de São Bernardo do Campo. Ampla atuação na área Acadêmica como professora universitária, em cursos de Graduação e Pós Graduação, e orientadora de pesquisas nas áreas de processos químicos e bioquímicos, materiais poliméricos, meio ambiente e educação.

Guilherme Wolf Lebrão

Doutor em Materiais pelo Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares - IPEN - USP. Mestre em Materiais pelo Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares - IPEN - USP. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Mauá.

José Agustín Castillo Lara

Mestre em PEMM pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica. Atuando principalmente nos seguintes temas: MIG Sinérgico, 6063-T6, Tubos de liga de Alumínio.

Marco Antonio Colosio

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade UMC em 1994, mestrado em Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em tecnologia pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2003) e pós Doutorado pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP. Atualmente é professor do curso de Engenharia dos Materiais do Centro Universitário Fundação Santo André, Professor de pós graduação do Instituto de Tecnologia Mauá; Gerente Técnico da Engenharia de Produtos da GM, membro do conselho CCTM do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, relator de normas NBR de aços da Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede, Diretor da Regional da SAE BRASIL - Society of Engieering Automotive e membro do comitê da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - BRDDRG . Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Automotiva - Gestão de Inovações, atuando principalmente na metalurgia, usinagem, processamento dos materiais e aços avançados.

Susana Marraccini Giampietri Lebrão

Pós-doutorado pela UMESP. Doutora em Engenharia Metalúrgica pela USP-SP. Mestre em Engenharia Metalúrgica pela USP. Graduada em Engenharia Metalúrgica pela Mauá. Professora Titular e Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Ciência e Engenharia de Materiais do Instituto Mauá de Tecnologia Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Corrosão, atuando principalmente em aços inoxidáveis.

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