Materiais de Embalagem: Tipos e Aplicações

Objetivo

Apresentar os principais materiais utilizados na fabricação de embalagem e sua utilização nos principais segmentos: alimentos, cosméticos, farmacêuticos e limpeza doméstica.

Público-Alvo

Profissionais graduados interessados na especialização técnica para atuar nas empresas fabricantes e usuárias de embalagens e nas prestadoras de serviços para o setor.

Coordenação

Antonio Carlos Dantas Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas.

Disciplinas

Embalagem para Alimentos

16 h

Estudar a deterioração de alimentos como base para o projeto de embalagem, com o foco nos principais tipos de alimentos e na proteção requerida por eles.

Celulósicos

16 h

Estudar os tipos, fabricação e principais propriedades e aplicações do papel, do cartão e do papelão ondulado. As aulas são ministradas no Campus São Caetano do Sul e no SENAI Theobaldo de Nigris.

Embalagem para Cosméticos

16 h

Estudar as principais características dos cosméticos – aplicações, deterioração e atratividade para o consumidor - como base para o projeto de embalagem.

Embalagem para Produtos Farmacêuticos

16 h

Estudar as principais características dos produtos farmacêuticos – aplicações e deterioração - como base para o projeto de embalagem.

Embalagem para Produtos de Limpeza Doméstica

16 h

Estudar as principais características dos produtos de limpeza doméstica - aplicações e deterioração - como base para o projeto de embalagem.

Aço e alumínio

12 h

Estudar os principais tipos de embalagens de aço e alumínio, os processos de fabricação e de revestimento interno (vernizes), propriedades e aplicações.

Polímeros

16 h

Apresentar a estrutura e as principais propriedades físicas, químicas e reológicas de polímeros.  Estudar os processos de transformação de termoplásticos: filmes flexíveis e planos, embalagens rígidas e semirrígidas.

Vidros

12 h

Estudar os principais tipos, processos de fabricação, propriedades e aplicações de vidro. Aula ministrada na Wheaton Vidros.

Corpo Docente

Antonio Carlos Dantas Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas.

Aparecido Roberley Borghi

Mestre em Administração pelo IMES, Especialista em Administração Indl pela USP, e em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela FSA, Graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC.

Edison Toporcov

Engenheiro Mecânico, Foi Diretor Industrial Wheaton Brasil Vidros, Experiência em indústria vidreira. Atua como Consultor Técnico.

Elcio de Sousa

Graduado pela Universidade de Florianópolis e pela Universidade de Guarulhos. Experiência como Supervisor na área de Embalagens. Diretor na Escola SENAI.

Julio Cesar Legramanti Neves

Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Santa Cecilia. Pós-graduado em Administração Industrial pela USP. Consultor em Inovação e em Desenvolvimento de Embalagem. Professor do SENAI.

Luis Fernando Dagnoni Cassinelli

Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. É conselheiro em Exercício da Associação Nacional  de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Conselho Superior de Inovação e Competitividade – Fiesp (Conic). Na FAPESP, é Coordenação de Área - Pesquisa para Inovação PPP 1.

Paulo Eduardo do Rio Vieira Pereira

Graduado em Engenharia Civil pela FAAP, Pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP. Sócio Diretor e Executivo de Novos Negócios da Prodesign - Agência de Design de Embalagem.

>