Empreendedorismo Criativo

Objetivo

Abordar o autodesenvolvimento empreendedor e criativo, para que os profissionais tenham atitude e coragem além de uma visão ampla e necessária para se adaptar às transformações do mundo e empreender nesse cenário de negócios disruptivos. A visão do design no empreendedorismo é utilizada como potencializador de novos negócios, além de capacitar o profissional para atuar como líder em processos criativos e de inovação aplicada. Despertar o olhar disruptivo e explorar o conceito de negócio das startups, materializando a ideia com possibilidade, viabilidade, escalabilidade e desejabilidade, mudar o mindset dos executivos e empreendedores para um olhar estratégico e questionador sobre comportamento, mercado e tomada de decisão são os principais objetivos do curso.

Coordenação

Claudia Facca

Doutoranda e Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em Comunicação e Artes e Didática do Ensino Superior pelo Mackenzie. Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto pelo Mackenzie. Designer e pesquisadora.

Disciplinas

Business Networking

16 h

O curso irá abordar o planejamento, para a constituição da rede de relacionamentos, organização dos dados, habilidade para a conquista do público-alvo, adaptação ao perfil de contratação do segmento alvo, estratégias para contatos positivos, técnicas para entrevistas e manutenção da rede. Ter uma boa Rede de Relacionamento, hoje é essencial para qualquer empreendedor. Apesar de ser geralmente associado apenas a eventos que são o pesadelo dos mais tímidos, o Networking pode se tornar uma prática recorrente dentro das empresas para ampliar ao máximo as oportunidades de negócio e para empreendedores para a melhoria da saúde dos seus negócios. Apresentar o Networking, como competência pessoal é essencial e pode ser ensinada por meio de teorias e práticas, que abordam o desenvolvimento de conhecimentos complementares às habilidades humanas e Redes de Relacionamento existentes.

Ecossistema Empreendedor e Startups

16 h

Estimular o aluno a pensar com o conceito de uma startup, ter uma visão mais sistêmica do que é o empreendedorismo, desafiando as crenças convencionais, subvertendo a lógica dominante de fazer as coisas certas, para fazer as coisas melhores. Desenvolver um mindset com foco na percepção das necessidades organizacionais e do planeta, respondendo à estas com soluções relevantes, originais e geradoras de valor

Estratégias de Marketing, Comunicação e Vendas

12 h

Os objetivos do curso são orientar os empreendedores para que escolham seus mercados e segmentos, definindo personas a serem atendidas; traçar uma comunicação orientada à solução de problemas e às experiências que seus negócios proporcionam; utilizar as melhores técnicas do Marketing Digital e Inbound Marketing; formar ações de Vendas focadas na construção de valor e obtenção de clientes realmente qualificados; construir ferramentas de análise dos resultados das destas ações para que seus negócios cresçam continuamente.

Gestão Financeira para Empreendedores

12 h

Conhecer de forma prática os conceitos de gestão financeira para empreendedores e startups, entender os principais modelos de negócio e como eles impactam nos custos e nas receitas, aprender como utilizar os indicadores financeiros no gerenciamento de uma startup, aprender a criar a gestão do relacionamento com investidores, conhecer os tipos financiamento e investimentos disponíveis, aplicar os métodos de avaliação de uma startup, introduzir conceitos de finanças colaborativas, economia compartilhada e nova economia na maximização dos resultados financeiros, aprender a administrar os recursos da empresa através de ações de  planejamento, organização e captação de investimentos, garantindo a saúde dos negócios, desenvolver um controle financeiro eficaz, definindo a margem de lucro ideal para os produtos e serviços, equilibrando despesas, e avaliando o saldo de receitas e ainda criar um planejamento adequado para as próximas rodadas de investimentos.

Inovação em Modelos de Negócios

16 h

Por meio da utilização do "Business Model Generation - Canvas", uma metodologia de gerenciamento estratégico e cultural organizacional, será possível abordar, desenvolver ou aprimorar o modelo de negócio proposto a partir das diretrizes e hipóteses validadas em conexão com os resultados obtidos por ferramentas utilizadas nas disciplinas anteriores, por meio de ferramentas simples e poderosas que auxiliarão na compreensão, desenvolvimento e implementação de novos produtos e serviços. Proposta de valor: Seleção de ideias e hipóteses baseada no usuário quando validadas por sua relevância e percepção.

Legislação e Direito para Empreendedores

12 h

Apresentar um panorama geral das questões jurídicas que interessam ao ambiente das startups, capacitando o empreendedor a tomar melhores decisões em todas as etapas do processo criativo da empresa no planejamento e gestão do seu negócio. Promover a visualização da concepção, desenvolvimento e implantação de uma startup, envolvendo todo o processo jurídico, desde a constituição da empresa até a sua manutenção. Realizar análises de viabilidade jurídica do projeto, do custo-direito, impactos trabalhistas, ambientais e tributários, noções de direito empresarial, contratual e societário são ferramentas necessárias a um empreendimento deste tipo

Mentoring

16 h

Mentoria com profissionais experientes em diversos campos que irão guiar o empreendedor em necessidades específicas, em muitas fases do processo de startup – da validação de mercado ao lançamento e à condução da empresa, passando pelo planejamento (business planning). Orientações práticas de como melhorar o negócio e posicionar a startup no mercado e indicação de fontes de conhecimento e contatos que podem ajudar na formação e no desenvolvimento pessoal e profissional do empreendedor e do novo negócio.

Técnicas de Apresentação - Pitch

20 h

O curso aborda o autoconhecimento empreendedor personalizado, que ajuda empreendedores a criarem o melhor formato de Pitch partindo do zero. Você vai aprender as melhores ferramentas e técnicas para afiar seu discurso e chamar atenção de Investidores, Parceiros Estratégicos, Sponsors e Clientes para o crescimento exponencial de seu negócio.

Ementa: Conceito Geral. Tipos de Apresentação de Pitch (Pitch Elevator, Pitch Deck, Pitch Corporate). Não erre no Pitch. Ciclos do Pitch. Vídeo Pitch para Investidores e Sponsors. Como preparar seu Pitch - Canvas. Pós Pitch. Vídeos Case/Atividade/Avaliação

Corpo Docente

Benicio José de Oliveira Filho

MBA em Gestão estratégica e econômica em negócios pela FGV. Formado em Eletrônica e Graduado em Teologia pela PUC SP. Atua no mercado há mais de 20 anos na área de tecnologia. CEO e fundador da empresa Ravel Tecnologia.

Claudia Facca

Doutoranda e Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em Comunicação e Artes e Didática do Ensino Superior pelo Mackenzie. Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto pelo Mackenzie. Designer e pesquisadora.

Deborah Alquimim

Graduação em Comunicação Social com especialização em Relações Públicas. Atua como Networker, Mentora, Palestrante, Facilitadora, Cool Hunter e Influencer Digital. É membro da The Academy for Future Science com sede nos EUA, onde é estudante e pesquisadora da Metafísica. Fundadora do Circuito Networking, uma rede de negócios e apoio para o Autodesenvolvimento Empreendedor.

Hugo Santos

Graduado em Marketing e Técnico em Eletrônica. Formado pela Crescimentum no programa Líderes do Futuro, em Alta Performance em Comunicação pela SBPNL e em Solution Selling  pela Microsoft (MBS). Especialista em Vendas de Soluções e Inbound Marketing em atividades comerciais em mercados técnicos como automação industrial e tecnologia da informação.

João Paulo A. Tavares Soares

Pós-graduado em Direito e relações do trabalho pela Faculdade de Direito São Bernardo. MBA em Direito Empresarial pela USCS. Sócio. Graduado em Direito e Jornalismo pela UMESP. Advogado da Polo Advogados Associados.

Marcos Batista

Especialização em Economia Criativa e Cidades Criativas pela FGV. Especialização em Engenharia de Produto pela São Judas. Graduado em Design. Experiência no desenvolvimento e na criação de produtos para empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos e mercados. Diretor de Design thinking e co-idealizador do Curso de Educação Executiva. Consultor credenciado pelo SEBRAE nas áreas de inovação, design, empreendedorismo e startup.

Marcos Túlio Rodrigues Ramos

MBA em Finanças e Relações com Investidores. MBA em Controladoria e Gestão de Custos. Especialista em Crédito e Serviços Financeiros. Graduado em Economia. Profissional certificado ANBIMA e FEBRABAN. Fundador da empresa RR Crédito Investimentos e Financiamentos.

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