"O uso da eletrônica embarcada, utilizando processadores digitais, está cada vez mais presente no dia a dia da sociedade contemporânea. Dentre as diversas aplicações possíveis ressalta-se sua utilização em equipamentos da linha branca (eletrodomésticos), na linha marrom (eletroeletrônicos focados no entretenimento), sistemas automotivos, sistemas de aplicação médica e dispositivos móveis. A adequada utilização de técnicas e paradigmas, que ampliam a competência para o desenvolvimento de projetos nesta área, é de grande valor no mercado de trabalho atual."

Informações

Público Alvo

Profissionais graduados desenvolvedores de software e firmware para dispositivos eletrônicos em geral ou que atuam no desenvolvimento de sistemas eletrônicos com processamento digital, por exemplo, em fábricas de equipamentos industriais e de consumo e fábricas de equipamentos eletro-eletrônicos móveis.

Pré-requisitos: Graduação, conhecimentos gerais de sistemas com processadores digitais (microcontroladores), programação (linguagem "C") e sistemas operacionais (Linux).

Introdução

Sistemas Embarcados são sistemas digitais (HW e SW) desenvolvidos para aplicações específicas, apresentando, frequentemente, restrições de processamento em tempo real. Novas soluções tecnológicas vem utilizando, cada vez com maior frequência,  desse conceito. Estas soluções são amplamente encontradas nas áreas: automotiva, espacial, industrial, médica e de entretenimento. Dispositivos como GPS (Global Positioning System), módulos eletrônicos de injeção de combustível, controladores de processo e dispositivos móveis são exemplos de sistemas embarcados. A forte integração entre hardware e software, de maneira a satisfazer os requisitos especificados para seu desempenho, é característica marcante nestes sistemas. Além de utilizar soluções de hardware com microprocessadores, microcontroladores e tecnologias de lógica programável (FPGAs, CPLDs); o software de controle com capacidade multitarefa é requisito bastante comum em tais sistemas.

Diferencial

A estrutura do curso, de forma objetiva e bastante enxuta, é voltada para as atuais necessidades do mercado, contemplando diversos aspectos relevantes para o desenvolvimento de produtos com Sistemas Eletrônicos Embarcados. Além de abordar conceitos teóricos, o curso faz amplo uso de atividades em laboratório, onde o aluno terá contato com várias das ferramentas de desenvolvimento existentes. O corpo docente é formado por profissionais de alto nível acadêmico e com reconhecida experiência profissional na área.

Ao concluir o programa, o profissional estará capacitado a:

  • Modelar aplicações que façam uso de sistemas embarcados;
  • Dominar os fundamentos de sistemas de tempo real;
  • Projetar e implementar sistemas usando lógica programável e RTOS (sistemas operacionais de tempo real);
  • Analisar sistemas embarcados sob o ponto de vista de design de produto;
  • Avaliar de maneira básica, sob a ótica da susceptibilidade eletromagnética, o desempenho de sistemas embarcados.

Formatação do programa

Carga horária de 210 horas

Inscrições abertas

Local: São Caetano do Sul

Início do Curso:
setembro de 2016
Duração do Curso:
10 meses
Horário:
das 19h às 22h30
Dias de aula:
segundas e quartas-feiras

Campus de São Caetano do Sul - Praça Mauá, 01 - Veja mais sobre o campus

QUERO MAIS INFORMAÇÕES

Ou Preencha a ficha de inscrição

Investimento

MATRÍCULA

MENSALIDADES

10 parcelas* de R$ 1.370,00

R$1.370,00

DESCONTOS

  • Ex-aluno: 10%
  • Grupos (2 ou mais alunos): 10%
  • Associados da AEXAM(ex-alunos): 15%

Grupos podem ser em cursos e campi diferentes

  • Será considerado o valor de grupo enquanto os integrantes estiverem cursando no mesmo período

 *As parcelas restantes serão cobradas mensalmente a partir do mês de início do curso

Secretaria de cursos:

Campus São Caetano do Sul

  • Telefone: (11) 4239-3401, de segunda a sexta-feira, das 11h às 22h
  • Email: posgraduacao@maua.br
  • Bloco G -  sala G 07 - Praça Mauá, 01 - São Caetano do Sul - CEP 09580-900

Compartilhe