Controle, Automação e Robótica Voltados para Ensino e Pesquisa

Grupo de Pesquisa: Aplicações de Controle, Automação e Robótica Voltados para Ensino e Pesquisa Incluindo Projetos em Tecnologia Assistiva.

Local: Laboratório de Controle e Automação (H-243).

Professores pesquisadores:

Profa. Dra. Alessandra Dutra Coelho (alessandra.coelho@maua.br) - Interlocutor
Prof. Msc. Eduardo Nadaleto da Matta (eduardonadaleto@maua.br)
Prof. Dr. João Carlos Lopes Fernandes (jlopesf@maua.br)
Prof. Msc. Marcelo Marques Gomes (marcelo.gomes@maua.br)
Prof. Dr. Wânderson de Oliveira Assis (wanderson.assis@maua)

Professores colaboradores:

Prof. Dr. Guilherme Wolf Lebrão (guinet@maua.br)
Prof. Dr. Léo Kunigk (kunigk@maua.br)
Prof. Msc. Murilo Zanini de Carvalho (murilo.eletronica.mecatronica@gmail.com)
Prof. Dr. Rubens Gedraite (rgedraite@feq.ufu.br) Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Descrição: As atividades realizadas pelo grupo de pesquisa têm como objetivo: desenvolver projetos que: proporcionem às pessoas com deficiência ou idosos maior independência, qualidade de vida e inclusão social; permitam a avaliação de novas técnicas e estratégias de controle e automação voltadas para aplicações industriais; e permitam o desenvolvimento de novos experimentos práticos e ferramentas de ensino e pesquisa, incluindo a utilização de laboratórios remotos no ensino à distância. As principais áreas envolvidas nas pesquisas são controle de processos, engenharia biomédica, eletrônica embarcada, inteligência artificial, programação, materiais e mecânica. Os projetos desenvolvidos incluem: controle e automação de processos, sistemas de aquisição de dados em tempo real para medição de sinais de sensores, acionamento de motores para controle de movimentação de exoesqueletos, robôs e veículos elétricos, desenvolvimento de sistemas de captura, segmentação e processamento de imagens e seu emprego na identificação de padrões, automação de processos e controle de movimentação de robôs, e desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis.

Principal linha de pesquisa: Desenvolvimento de aplicações de controle, eletrônica e robótica em tecnologia assistiva.

Principais projetos de pesquisa: Projeto e construção de um exoesqueleto robótico para paraplégicos; Estudo de ferramenta tradutora da linguagem de sinais (LIBRAS) visando uma comunicação mais ampla do deficiente auditivo; Desenvolvimento de ferramentas para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Desenvolvimento de laboratórios remotos para pesquisa e ensino de Engenharia (WebLab de controle de posição e velocidade; WebLab de controle de temperatura e nível; WebLab de controle de movimentação de robô móvel; WebLab de monitoramento de estação meteorológica; WebLab de controle de temperatura de um forno). Contribuição para a automação do processo de perfuração de poços de petróleo. Sistemas de visão computacional empregados na identificação em competições de futebol de robôs. Sistema de navegação para veículos elétricos autônomos.