Infraestrutura - Campus de São Caetano do Sul

Biblioteca Eng. Álvaro de Souza Lima
A Biblioteca mantém um acervo  de aproximadamente 75.000 títulos, permanentemente atualizado nas áreas de atuação da Instituição, cumprindo o objetivo de suprir os seus corpos docente e discente com a literatura indispensável ao desenvolvimento dos cursos ministrados. Também são adquiridos os periódicos mais relevantes de cada área de conhecimento em que o Instituto Mauá de Tecnologia desenvolve atividades de ensino e pesquisa

O edifício da Biblioteca, em belíssima concepção arquitetônica, situado no centro do Campus, dispõe de detalhes de conforto proporcionado por instalações de ar condicionado, de iluminação e tratamento acústico adequados.
Totalmente informatizada, a Biblioteca dispõe de 15 microcomputadores para consulta ao acervo e 46 microcomputadores para uso exclusivo em pesquisa via Internet. Possui 3 salas para estudos sendo uma para estudo individualizado (116 lugares), uma para estudo em grupos de 4 alunos (100 lugares) e uma para estudo em grupos de 10 e 12 alunos (134 lugares).

Informática
O Centro Universitário possui um Núcleo de Métodos Computacionais que conta com 19 laboratórios de informática, em salas climatizadas e especialmente projetadas para o ensino com o auxílio da computação.

Os laboratórios contam com aproximadamente 570 computadores e neles são encontrados, sempre à disposição dos alunos, os softwares mais utilizados, alguns de uso geral e outros de uso especializado. Todos os computadores instalados nos laboratórios fazem parte de uma Rede Acadêmica componente da Rede MAUAnet, que é a rede de todos os computadores do IMT (Intranet), que interliga todos os computadores nos dois “Campi” (São Paulo e São Caetano do Sul).

Rede MAUAnet
O parque de computadores do IMT, cuja instalação se iniciou em 1971 com a aquisição do histórico computador IBM 1130, vem sendo continuamente reformulado e ampliado.

Atualmente, o IMT possui aproximadamente 1112 computadores em rede, todos interligados à Rede MAUAnet, Intranet do IMT, distribuídos em cinco redes lógicas, sendo duas Redes Acadêmicas (797 computadores), uma Rede de Pesquisa (161 computadores) e duas Redes Administrativas (150 computadores) que estão à disposição da comunidade Mauá, para o atendimento das necessidades de ensino, de apoio didático, de pesquisas e das atividades administrativas.

A Intranet do IMT interliga os dois Campi (São Paulo e São Caetano do Sul) e possibilita amplo acesso aos diversos serviços disponíveis na Internet, que é feito por intermédio de dois links, um da FAPESP e outro da Telefônica.

Laboratórios
As atividades práticas são de fundamental importância para a formação de um engenheiro.

Por isso, o Centro Universitário investiu em modernos equipamentos que integram os 102 laboratórios, instalados em uma área de aproximadamente 9.500m² de construção, voltada para as atividades didáticas e de pesquisa.

Ensaios de Motores, Ensaios Mecânicos, Metrologia, Microondas, Saneamento Básico, Metalografia, Construção de Máquinas, Mecânica de Solos, Planta-Piloto para processamento de alimentos, Biologia e Microbiologia, Biotécnica e Engenharia Bioquímica, Controle e Automação, Processamento de Imagens, Máquinas Elétricas, Ciências Térmicas são alguns dos nossos laboratórios, além dos Laboratórios Integrados de Alimentos, Química e Eletrônica.

Centro de Esportes e Atividades Físicas - CEAF
O Centro Universitário – CEUN, dispõe de um Complexo Esportivo com 13.800m² de área. Integram o CEAF, um campo de futebol com dimensões oficiais, Ginásio de esportes com três quadras, vestiários, lanchonete e uma piscina semiolímpica.

Salas de Estudos
Pequenos grupos de alunos podem se reunir para estudar em salas dimensionadas para esse fim. Nessas salas, são desenvolvidas sessões de “estudo dirigido”, com professores orientadores, como complemento das aulas regulares.

Alimentação
Uma cantina instalada no Campus fornece refeições a um grande número de alunos. O Campus abriga, também, 3 lanchonetes para refeições rápidas.

Estacionamento
O Campus de São Caetano do Sul permite estacionamento para até 1400 veículos, atendendo gratuitamente a alunos, professores e funcionários.

Postos Bancários
No Campus estão instalados dois postos bancários do Santander e quatro caixas eletrônicos: um do BRADESCO, um do ITAÚ e dois do Santander.

Centro Acadêmico
O Centro Acadêmico Escola de Engenharia Mauá (CAEEM), fundado em 30 de agosto de 1962, é o órgão oficial de representação dos alunos da EEM.

Na sede do CAEEM, com aproximadamente 300m2 de área útil, há um Centro de Vivência, local onde os alunos se reúnem para lazer.

Uma sala com aparelho de TV de 52 polegadas e DVD, uma LAN House, denominada "Espaço Trajano de Entretenimento", com 12 computadores ligados em rede e conectados à Internet, uma sala de reprografia e um grande espaço com mesas e cadeiras para jogar, conversar e para o convívio do dia-a-dia.

Associação Atlética Acadêmica Barão de Mauá
Órgão que representa a Escola nos campeonatos esportivos universitários, promove torneios e possibilita ao aluno seu desenvolvimento em diversas modalidades esportivas, com pleno aproveitamento das instalações do complexo esportivo.

Atividades Técnicas e Culturais
Os alunos promovem exposições, espetáculos musicais, feiras tecnológicas e semanas de estudos (como a “Semanas da Engenharia”). O Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia tem apoiado essas atividades, cedendo suas instalações e contribuindo materialmente para sua realização.

Mauá Jr.
É uma empresa constituída e administrada por alunos da Escola de Engenharia Mauá. A Mauá Jr. tem por objetivo prestar serviços técnicos e científicos para a sociedade, estimulando no alunado o aprimoramento profissional e o desenvolvimento do espírito empreendedor.

Coordenadoria de Estágios - CES
Instalada no Campus de São Caetano do Sul, a CES identifica oportunidades de estágios para os alunos e empregos para os formandos e formados. Organiza reuniões das Empresas com alunos e acompanha o processo de contratação.

Compartilhe:

[« voltar] [#topo da página]

Acesse

  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
  • Flickr
  • Blog da Mau
  • infoMAU
  • Chat
  • Rss

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2014 ©