A 33.ª edição da Feira Internacional de Tecnologia para as Indústrias de Alimentos e Bebidas contará com um demonstrador de Manufatura Avançada

São Paulo, abril de 2017 - O Instituto Mauá de Tecnologia, em parceria com a Fispal Tecnologia, e outras empresas desenvolveram um demonstrador de Indústria 4.0. O projeto será apresentado na 33.ª edição da Feira, realizada pela Informa Exhibitions, de 27 a 30 de junho, das 13h às 20h, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Conhecida como a quarta revolução industrial, a Indústria 4.0 baseia-se  em informação e conectividade com o conceito de "Internet das Coisas". Tem como objetivo otimizar e modernizar o processo produtivo, levando à redução de custos, ao pleno atendimento das necessidades dos consumidores, com produtos customizados e individuais, e atingindo o mesmo nível de competitividade em custo de processos de produção em massa.

O Coordenador do curso de Engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia, prof. Antonio Cabral, reforça a importância de mostrar cada vez mais o que é a Indústria 4.0. "A Manufatura Avançada, também conhecida por indústria 4.0, está atualmente no centro do debate mundial sobre produtividade e inovação dos meios de produção", comenta. 

O Simulador

Localizado numa área de 300m², o espaço possibilita que os visitantes se encontrem dentro de uma linha de produção que demonstrará as tecnologias aplicadas aos processos produtivos de um ambiente de manufatura avançada. No espaço, o visitante será convidado a entrar numa viagem histórica, passando por referências e imagens a qual o levará de volta à Indústria 1.0.

"Os convidados terão a oportunidade de passar por uma consultoria exclusiva realizada por nossos especialistas do Instituto Mauá de Tecnologia, interagindo com sistemas para identificar em qual ponto do caminho cada empresa está até chegar à indústria 4.0, algo inevitável de ocorrer", comenta o prof. Antonio Cabral.

Consultoria profissional do Instituto Mauá de Tecnologia

Para os participantes do evento, a Mauá, com a Fispal, selecionará três empresas para elaborar um plano de melhorias de processo e de produto, que visa ao aumento de produtividade e competitividade.

O programa destinado à micro, pequena e média empresas, será dividido em duas fases:

1.ª etapa

Durante os três dias da feira, o Instituto Mauá de Tecnologia terá um ponto de atendimento, no qual as empresas poderão preencher um questionário que será submetido a avaliação técnica pelos profissionais da Mauá.

2.ª etapa

A segunda fase terá início após o evento, no Instituto Mauá de Tecnologia, no Campus de São Caetano do Sul. Será um workshop com as três empresas selecionadas, em que as empresas irão desenvolver atividades práticas com propostas de cronograma de implementação dos projetos de melhorias das plantas.

Nos seis meses seguintes, as três organizações receberão visitas mensais de professores da Mauá, que acompanharão de perto o desenvolvimento dos projetos e proporão ajustes. No final do período, um relatório conclusivo será encaminhado à Informa Exhibitions.

Serviços:

33.ª Fispal Tecnologia - Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas

Data: de 27 a 30 de junho, das 13h às 20h

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo (SP)

www.fispaltecnologia.com.br


Informações para a Imprensa

RMA Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia
Lis Assis (lis.assis@rmacomunicacao.com.br) (11) 2244.5922/ 95043.5811
Francine Vechio (francine.vechio@agenciarma.com.br) (11) 2244.5947