Espaço será altamente tecnológico e inovador, proporcionando uma sinergia entre diferentes áreas

São Paulo, fevereiro de 2018 - O Instituto Mauá de Tecnologia vem investindo constantemente no aprimoramento e modernização da infraestrutura de seu Campus de São Caetano do Sul para continuar proporcionando um ecossistema de inovação a serviço da formação de profissionais que são referências no mercado de trabalho. O intuito da ação é levar para o dia a dia de seus alunos e comunidade o contato direto com o que existe de mais atual no mercado. Por isso, entre as novas instalações para 2018, está um ambiente altamente moderno e pioneiro na região do Grande ABC, o laboratório Fab Lab Mauá.

O espaço é inspirado na cultura maker, que ajuda as pessoas a pensarem "fora da caixa" e a atuarem com a "mão na massa" na solução de problemas. Desde 2013, o Instituto Mauá de Tecnologia está investindo nesse "conceito" que ganha cada vez mais destaque no mundo e, por isso, criou um ambiente que integra recursos das áreas de Engenharia, Administração e Design e é propício para a experiência prática e inovação, com uma série de equipamentos de última geração.

"A ideia é que esse espaço seja um laboratório de experimentação e inovação, onde os alunos possam exercer sua criatividade e desenvolver suas ideias para realizar projetos reais e factíveis. Com o apoio de profissionais e monitores, para difundir o alcance do FabLab, teremos já em 2018 projetos envolvendo a comunidade em diversos públicos e segmentos, tornando acessível essa tecnologia e disseminando o movimento maker", comenta a coordenadora de Design do Instituto Mauá de Tecnologia, professora Claudia Facca.

Dinâmica do Espaço

Envolvido num novo ambiente de laboratórios num total de mais de 900m², laboratórios anexos de Computação Avançada, Criação Digital, Modelagem em Clay e diversos materiais - metais, polímeros e compósitos - formam a base para o desenvolvimento de todo o ciclo de criação, gerando suporte efetivo para uma área integrada, em que os alunos de Engenharia, Design e Administração e dos programas de pós-graduação do Instituto Mauá de Tecnologia poderão, de forma colaborativa,  trabalhar com modernas impressoras 3D, cortadora a laser, CNCs de grandes dimensões, entre outros equipamentos, que permitirão a fabricação de objetos que podem fazer parte de sistemas e dispositivos maiores ou até mesmo de um protótipo de veículo.  O laboratório incentivará os alunos a serem criativos e inovadores na execução dos experimentos.

"Com o surgimento dos Fab Labs, iniciou-se um movimento de aumento do acesso aos meios de fabricação, aspecto essencial para a proliferação da cultura maker. Pensando nisso, projetamos um espaço altamente tecnológico que fará a sinergia das áreas existentes e que estimulará os alunos a incorporarem a filosofia do ambiente para o melhor crescimento profissional", diz o engenheiro responsável pelo Fab Lab Mauá, Rodrigo Nicola.

Para mais informações, acesse: http://maua.br/

Informações para a Imprensa

RMA Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia
Lis Assis (lis.assis@rmacomunicacao.com.br) (11) 2244.5922/ 95043.5811
Francine Vechio (francine.vechio@agenciarma.com.br) (11) 2244.5947